A produtora de jogos sueca 10 Chambers estreou o primeiro trailer de jogabilidade do seu próximo jogo Den of Wolves durante os The Game Awards 2024. O jogo é liderado pelo diretor criativo Ulf Andersson, criador dos jogos de assalto aclamados pela crítica Payday: THE HEIST e PAYDAY 2. O trailer começou com uma imagem arrebatadora do horizonte dominado pelas empresas de Midway City, onde arranha-céus enormes com os logótipos de empresas poderosas perfuram as nuvens, preparando o cenário para este novo e ambicioso jogo de assalto cooperativo. Depois salta diretamente para o jogo de assalto.
Den of Wolves é um jogo de tiro na primeira pessoa cooperativo para 4 jogadores que evolui o género de assalto, combinando a tradicional jogabilidade de infiltração com um elemento único de hacking neural.
“Mesmo que eu tenha a minha história com PAYDAY: The Heist e PAYDAY 2, isso foi há mais de dez anos, por isso evoluí como criador e criativo. Den of Wolves vem tanto do nosso último jogo, GTFO, como dos tempos de PAYDAY. Vamos elevar o que um jogo de assalto pode ser – o que um assalto pode ser. Não se pode roubar tantos bancos”, diz Ulf Andersson, Diretor Criativo da 10 Chambers.
O jogo passa-se em Midway City, uma zona franca empresarial criada em 2035 através do Projeto HOPLON. Construída no remoto Atol de Midway, no Oceano Pacífico, a cidade foi criada para responder aos devastadores ataques cibernéticos conduzidos por IA que quase colapsaram a economia global no início da década de 2030. O que começou como uma zona empresarial de alta segurança concebida para proteger infraestruturas financeiras e tecnológicas críticas evoluiu para uma metrópole distópica onde as empresas operam com poder ilimitado e supervisão mínima.
“Apesar de Den of Wolves não ser um jogo de mundo aberto, dedicámos muito tempo e recursos à construção do mundo à tua volta. Com tudo, desde a história profunda sobre o porquê de estarmos onde estamos, até às marcas e empresas que constroem a cidade – cada uma com as suas histórias independentes”, diz Oscar J-T Holm, cofundador da 10 Chambers. “Mesmo que não sejas fã de seguir a tradição do jogo, acreditamos que o simples facto de saberes que existem estas histórias à tua volta cria um propósito poderoso para jogar.”
Os jogadores irão explorar vários distritos de Midway City, cada um com o seu próprio carácter e interesses corporativos. O primeiro distrito disponível no lançamento será o Promise District, controlado pela poderosa corporação USTMAN SACS. O Promise District apresenta um design vertical dramático em que o estatuto social determina a altitude – desde os luxuosos níveis superiores reservados às elites empresariais até aos bairros de lata em deterioração. Neste ambiente de extrema desigualdade e controlo corporativo, os jogadores devem navegar por sistemas de vigilância avançados e forças de segurança corruptas para executar os seus assaltos.
No final do trailer, é revelada uma data de lançamento – pelo menos parte dela.
“A data de lançamento enigmática no trailer é a nossa homenagem aos jogos FPS clássicos, em que os criadores eram corajosos e lançavam o jogo quando estava pronto. Na atual indústria de lançamentos apressados, queremos ser transparentes sobre os desafios do desenvolvimento de jogos. O jogo será lançado no Steam Early Access – quando estiver pronto”, afirma Robin Björkell, Diretor de Comunicação da 10 Chambers.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.