A ASUS Anuncia a IA Omnipresente. Possibilidades incríveis. Estratégia de IA, PCs Copilot+ e Soluções para Criadores no evento de lançamento Always Incredible da Computex 2024

A ASUS Anuncia a IA Omnipresente. Possibilidades incríveis. Estratégia de IA, PCs Copilot+ e Soluções para Criadores no evento de lançamento Always Incredible da Computex 2024

30 Visualizações
0

A ASUS apresentou hoje a sua mais recente gama de inovações tecnológicas e demonstrou o seu compromisso com a IA no evento de lançamento Always Incredible para a Computex 2024. O evento apresentou as mais recentes inovações suportadas por IA da empresa, com foco nos PCs Copilot+ lançados em todo o seu portfólio de produtos, desde a IA quotidiana até à IA avançada. Estes PCs são uma nova categoria de computação que permite capacidades avançadas de IA com um NPU IA de 45+ TOPS. O Co-CEO da ASUS, Samson Hu, também aproveitou a ocasião para apresentar a IA Omnipresente da empresa. Possibilidades incríveis. A estratégia de IA da empresa. A estratégia implica tornar a IA acessível em todo o lado para todos e criar possibilidades infinitas desde a Cloud até ao limite, e em todo o lado.

No evento, o Co-CEO da ASUS, Samson Hu, sublinhou a intenção da empresa de liderar a revolução da IA: “Para garantir o nosso sucesso, criámos a nossa abrangente IA Omnipresente. Possibilidades incríveis. Estratégia de IA, que foi concebida para integrar a IA em todos os aspetos do nosso negócio, ao mesmo tempo que mantemos o nosso compromisso com a sustentabilidade.” E continuou: “A ASUS está a ajudar a liderar o caminho para tornar a IA acessível em todos os lugares para todos e garantir que todos possam lucrar com as possibilidades garantidas pela IA.”

O destaque do evento foi o Zenbook S 16, um portátil OLED superfino e ultraleve com um chassis premium que apresenta o exclusivo Ceraluminum, um material híbrido de cerâmica de alta tecnologia numa gama de cores inspiradas na natureza. Apesar do seu design ultrafino, também proporciona uma enorme evolução na performance com o mais recente processador AMD Ryzen AI da próxima geração. Outro destaque do evento são as mais recentes soluções para criadores do portfólio ASUS ProArt, complementando o foco nos avanços da IA, incluindo portáteis, monitores e periféricos. Os novos portáteis ProArt foram concebidos para permitir que os utilizadores criem de forma mais inteligente, mais rápida e em qualquer lugar. O design robusto, mas leve, permite aos utilizadores libertar a criatividade onde quer que a história de vida os leve. As aplicações de IA exclusivas da ASUS, como o StoryCube, MuseTree e ProArt Creator Hub ajudam a melhorar os fluxos de trabalho criativos potenciados por IA para facilitar o processo criativo. O portátil ProArt P16 clamshell e o ProArt PX13 conversível vêm com um processador AMD Ryzen AI da Próxima Geração e gráficos até NVIDIA GeForce RTX 4070. O NPU eficiente pode lidar com até 50 TOPS, enquanto a poderosa gráfica RTX pode fornecer até 321 TOPS para tarefas de IA de criação mais exigentes. O ProArt PZ13 é um portátil destacável com classificação IP52 e testado a nível militar, movido pelo mais recente processador Snapdragon da série X com IA, tornando a criatividade acessível a todos, em qualquer lugar.

A ASUS também revelou o ASUS TUF A16 e o TUF A14, dois portáteis gaming elegantes com um AMD Ryzen AI da Próxima Geração e GPUs NVIDIA GeForce RTX da série 40. Com ecrãs G-SYNC com elevadas velocidades de atualização, áudio Dolby Atmos e conetividade avançada, estes portáteis foram concebidos para jogos envolventes e contínuos em movimento.

Além disso, a ASUS revelou o Zenbook S 14 e o ExpertBook P5 à margem do evento. O ExpertBook P5 foi concebido para profissionais e pequenos escritórios. Os dois portáteis são movidos por processadores Intel Core Ultra, o SoC topo de gama da Intel para a próxima geração de PCs com IA.

A ASUS também destacou os seus esforços na indústria de servidores e no seu negócio de mini-PCs, alinhando-se com a sua estratégia AI Omnipresente. Possibilidades incríveis. estratégia. As suas Soluções para Datacenters oferecem uma gama abrangente, incluindo servidores alimentados por IA, como o ESC AI POD com NVIDIA GB200 NVL72 em escala de bastidor, fornecendo Inferência de Triliões de Parâmetros em tempo real. Os servidores habilitados para Grace Hopper e Grace Blackwell Supership da ASUS MGX podem atingir o rendimento máximo para tarefas de IA. Para além do hardware, a ASUS fornece soluções de software e serviços personalizados em todo o mundo para levar as empresas ao próximo nível. Falando sobre o ASUS NUC, desenvolvido em colaboração com a Intel, a ASUS sublinhou a forma como colocou as capacidades de IA na vanguarda da sua estratégia NUC. Toda a série ASUS AI NUC 2024 é habilitada para IA, atendendo a uma gama de utilizadores ampla, provando ser ideal para diversas aplicações de negócios e necessidades de computação devido à dimensão física reduzida.

Samson Hu foi acompanhado no evento por oradores da Microsoft, AMD e NVIDIA, que enfatizaram as suas contribuições para a mudança para uma nova era de IA.

“Estou entusiasmado por me juntar à ASUS na Computex, enquanto esta lança a sua próxima vaga de PCs Copilot+. Os PCs Copilot+ são os PCs Windows mais rápidos e inteligentes alguma vez construídos, e com o lançamento da empresa dos seus novos PCs Copilot+ para consumidores, criadores e profissionais, estamos mais uma vez a elevar a fasquia da computação, oferecendo experiências que não são apenas intuitivas mas também transformadoras,” afirmou Mark Linton, VP Device Partner Sales da Microsoft Corp.

“A AMD e a ASUS têm uma profunda parceria de co-engenharia que se estende por várias décadas. Na Computex, anunciámos o próximo passo na nossa jornada em conjunto, revelando todos os novos PCs de IA de próxima geração, com os nossos processadores AMD Ryzen AI de terceira geração com o NPU mais poderoso do mundo com 50 TOPS, o CPU mais poderoso do mundo com a arquitetura Zen 5 de próxima geração e o primeira NPU de ponto flutuante em bloco do mundo, duplicando a performance de aplicações de 16 bits.” Jack Huynh, vice-presidente sénior e diretor-geral do Grupo de Computação e Gráficos da AMD, afirmou. “Juntos, estamos realmente a criar uma nova categoria de PCs que são mais finos, mais leves e mais rápidos do que nunca e dão vida a experiências de IA transformadoras e de próxima geração.”

“Os criadores e os jogadores exigem a melhor performance de IA para executar as suas aplicações”, disse Jason Paul, Vice-Presidente de IA para Jogos e Criação de Conteúdos da NVIDIA. “Trabalhámos com a ASUS para equipar o portátil ProArt 16 com até 321 AI TOPS de performance para impulsionar significativamente mais de 500 aplicações e jogos criativos acelerados por IA RTX.”

O Zenbook S 16, o ProArt P16 e o PX13, todos equipados com o processador AMD Ryzen AI da próxima geração, ficam disponíveis para pré-encomenda em breve em Portugal.

Uma nova e abrangente estratégia de IA: IA Omnipresente. Possibilidades incríveis.

A ASUS está a liderar a revolução da IA com uma estratégia inovadora que abrange todas as facetas do seu negócio. Com base numa vasta experiência e em parcerias formidáveis com gigantes da indústria como a AMD, NVIDIA, Microsoft, Intel e Qualcomm, a ASUS está preparada para liderar o ataque a esta nova era. A estratégia AI Omnipresente. Possibilidades incríveis. apresentada por Samson Hu durante o evento é uma abordagem abrangente que visa integrar perfeitamente a IA em todos os aspetos das operações, mantendo o compromisso com a sustentabilidade. Esta estratégia abrange serviços de Cloud e supercomputação, dispositivos de topo, LLMs e aplicações inteligentes, para democratizar a acessibilidade da IA em todo o mundo.

No centro da estratégia estão as soluções empresariais, nomeadamente os robustos servidores de IA que servem de espinha dorsal aos processos de formação e inferência. Aproveitando o poder de computação e o suporte de melhoria do modelo LLM, a ASUS facilita o desenvolvimento de diversas aplicações, desde os cuidados de saúde inteligentes, passando pelo fabrico inteligente, até ao retalho inteligente e muito mais. A colaboração estreita com a subsidiária da ASUS, Taiwan Web Services (TWS), um dos principais fornecedores de serviços na Cloud, permite à ASUS oferecer soluções completas que englobam hardware, software e capacidade de computação, fornecendo soluções de topo abrangentes no mercado. O negócio de servidores também serve como um elemento fundamental para soluções de entrada no mercado, permitindo a computação inteligente em vários sectores. Além disso, a ASUS fornece AIHPC as a service, soluções de IA generativa e o AI Foundry Service (AFS), permitindo que as empresas criem LLMs personalizados, adaptadas às suas necessidades e objectivos específicos.

A ASUS não está apenas a abraçar a revolução da IA, quer ser uma força motriz motivada pelo objetivo e pela inovação. O seu compromisso em fornecer soluções de topo nos mercados empresariais e de consumo sublinha a sua visão de se tornar um verdadeiro fornecedor de soluções totais, proporcionando experiências de IA transformadoras às pessoas em todo o mundo.

 

A era da computação pessoal assistida por IA chegou

No evento, o destaque foi claramente para o aparecimento dos PCs com IA. A ASUS tornou-se a primeira empresa a apresentar uma linha completa de PCs Copilot+, que são os PCs Windows mais rápidos e inteligentes de sempre. Estes PCs são uma nova categoria de computação possibilitada por um Windows completamente reimaginado e concebido para IA. No centro destes PCs estão NPUs com mais de 40 TOPS, e proporcionam novas e excitantes experiências de produtividade, criatividade e comunicação.  A ASUS trabalhou em estreita colaboração com parceiros como a AMD, Intel, Microsoft, NVIDIA e Qualcomm para ser a primeira empresa a oferecer uma experiência de IA premium em todo o seu portfólio de produtos. desde a IA quotidiana à IA avançada, incluindo soluções premium, para criadores e mainstream.

Estes dispositivos integram a inteligência artificial no hardware e no software, revolucionando a performance e as experiências do utilizador. A capacidade dos PCs com IA para processar dados diretamente no dispositivo distingue-os dos PCs tradicionais, melhorando a privacidade e a segurança. Ao minimizar a dependência de serviços baseados na Cloud, as informações sensíveis ficam protegidas de potenciais violações. Este processamento local não só protege os dados pessoais, como também permite respostas mais rápidas e funcionalidade offline, mesmo em áreas com fraca ligação à Internet. Os PCs com IA representam uma nova era em que a privacidade, a eficiência e a performance convergem, remodelando o panorama da computação. Com as novas funcionalidades de IA da Microsoft, como o Recall e o Cocreator no Microsoft Paint, os dispositivos estão destinados a revolucionar completamente a forma como as pessoas utilizam os PCs. As novas funcionalidades de IA chegarão com o ASUS Vivobook S 15 a 18 de junho, com os restantes modelos a receberem uma atualização gratuita para as experiências Copilot+ PC a ser disponibilizada em breve.

Do lado do produto, a ASUS está a capacitar os utilizadores através da introdução de funcionalidades de software inovadoras concebidas para revolucionar a experiência digital dos utilizadores, com especial ênfase nas soluções para criadores. A primeira destas aplicações, StoryCube, é uma biblioteca multimédia de IA única, preparada para transformar a forma como os utilizadores organizam e acedem às suas fotografias e vídeos. Com o StoryCube, navegar pela biblioteca digital torna-se fácil, uma vez que os algoritmos de IA categorizam e gerem os ativos de forma inteligente, facilitando a sua recuperação.

A segunda aplicação, MuseTree, é a derradeira ferramenta de IA generativa, destinada a libertar a criatividade como nunca antes. Com o MuseTree, a criação de imagens cativantes torna-se um processo simples, uma vez que o poder da IA gera imagens fantásticas adaptadas às preferências individuais do utilizador. Para artistas experientes ou aspirantes a criadores, o MuseTree abre um mundo de possibilidades para a criação de conteúdos visualmente deslumbrantes.

Naturalmente, a segurança será garantida com estes novos dispositivos de topo. Os PCs com IA da ASUS incluem definições de privacidade avançadas e inteligentes com o Adaptive Lock e outras funcionalidades de privacidade com IA. O Adaptive Lock monitoriza a presença do utilizador através de uma câmara ASUS AiSense IR e bloqueia o PC quando o utilizador se afasta, desbloqueando-o quando regressa. Além disso, os portáteis terão Adaptive Dimming, que escurece automaticamente o ecrã quando o utilizador se afasta do PC, salvaguardando a privacidade e otimizando a eficiência energética. Com estas características focadas na privacidade, os PCs da ASUS AI oferecem uma experiência de computação mais segura e fiável para os utilizadores preocupados em proteger os seus dados.

 

Um compromisso firme com a sustentabilidade

Durante o evento, a sustentabilidade foi subtilmente integrada nos procedimentos, refletindo a abordagem holística da empresa aos princípios ambientais, sociais e de governação (ESG). O seu firme compromisso para com a sustentabilidade é evidente nos seus esforços contínuos para proporcionar valor duradouro e experiências de utilização inigualáveis. Esta dedicação tem sido aclamada internacionalmente, com a ASUS a ser reconhecida como Líder Climático na região Ásia-Pacífico pelo Financial Times pela segunda vez consecutiva e listada entre as 25 principais empresas no Índice Clean200 da Corporate Knights 2024. Com o seu compromisso de utilizar 100% de energia renovável nas suas operações globais até 2035 e o objetivo de atingir o zero líquido até 2050, a ASUS sublinhou que está firme na sua crença num futuro melhor tanto para a tecnologia como para o planeta. O Carbon Disclosure Project (CDP) classificou a ASUS como estando no Nível de Liderança no seu Relatório de Alterações Climáticas de 2023 e na Classificação de Envolvimento de Fornecedores. Com produtos como o portátil ASUS ZenBook S 13 neutro em carbono, a ASUS provou que o seu compromisso com a sustentabilidade não se reflete apenas na ação climática, mas também em produtos ecológicos.

 

IA incrível trazida para soluções de Produtos Incríveis

 Portáteis com IA para um futuro mais inteligente

Na Unidade de Consumo da ASUS, o foco foi claramente nos PCs com IA, com vários PCs Copilot+ e novas soluções preparadas para IA nas séries ProArt, Zenbook e Vivobook. A série ProArt destaca-se como uma pedra angular para os criadores, oferecendo portáteis potentes e leves, ideais para profissionais e entusiastas. Este ano assistimos à introdução de modelos atualizados como o portátil ProArt P16 clamshell, o ProArt PX13 conversível e o ProArt PZ13 destacável, com processadores topo de gama com AMD Ryzen AI da Próxima Geração para o P16 e o PX13, e o mais recente processador Qualcomm Snapdragon com IA para o PZ13. O ProArt P16 e o PX13 vêm também com gráficos NVIDIA GeForce RTX 4070 que suportam mais de 300 TOPS de poder de processamento de IA. Estes dispositivos combinam durabilidade de classe militar com designs elegantes e funcionalidades envolventes, como ecrãs OLED até 4K e áudio Dolby Atmos, com o objetivo de transformar a criatividade com ferramentas inovadoras como o StoryCube e o MuseTree.

Entretanto, o Zenbook S 16 estreou-se como um portátil leve de 1.5 kg com um perfil de 1.1 cm, NPU até 50 TOPS, material híbrido cerâmico de alta tecnologia Ceraluminum e funcionalidades de privacidade avançadas. Há também planos para um Zenbook S 14 de 14” equipado com os processadores Intel Core Ultra da próxima geração, previstos para o 2º semestre de 2024. Por último, o ASUS Vivobook S 15 representa o futuro dos PCs portáteis com IA, sendo pioneiro na tecnologia ASUS AI PC com um motor de IA até 45 TOPS para uma performance inigualável em movimento.

A Unidade de Gaming da ASUS revelou o TUF A16 e o TUF A14, dois portáteis gaming elegantes e carregados de potência. O TUF A16 (FA608) possui um processador AMD Ryzen AI da Próxima Geração e opções para GPUs GeForce RTX 4070, 4060 ou 4050, oferecendo uma jogabilidade suave no seu ecrã 2.5K de 16” 165 Hz. A RAM LPDDR5X 7500 MT/s e o armazenamento com um SSD PCIe 4.0 até 2 TB garantem uma capacidade de resposta extremamente rápida. O TUF A14 (FA401) inclui um processador AMD Ryzen AI da Próxima Geração e GPUs GeForce RTX 4060 ou 4050 para imagens deslumbrantes no seu ecrã IPS 2.5K de 14”. Ambos os portáteis oferecem áudio Dolby Atmos, conetividade avançada e designs leves, perfeitos para jogos em movimento.

 

Evolução do trabalho com os novos PCs com IA da próxima geração

Também foi apresentado no evento o ExpertBook P5, o primeiro PC ASUS Next Era AI concebido para o trabalho. O dispositivo foi concebido para “prosumers”, escritórios em casa e empresários. O seu lançamento demonstra o compromisso da ASUS em trazer a tecnologia mais recente a todos os profissionais para alimentar o seu sucesso. Equipado com processadores Intel Core Ultra e com mais de 100 TOPS na plataforma, o ExpertBook P5 integra capacidades avançadas de IA, tais como AI Meeting, AI Assistant e AI Creativity, simplificando significativamente tarefas complexas e melhorando a eficiência e o trabalho em equipa. Protegido por uma BIOS de nível empresarial e durabilidade de classe militar, e apoiado por uma garantia de três anos, o ExpertBook P5 garante uma performance fiável em qualquer ambiente empresarial. O seu corpo em alumínio fabricado com precisão e o ecrã de 14” 16:10 2.5K combinam durabilidade com um design elegante e moderno, proporcionando estilo e substância para suportar os rigores diários.

 

Soluções de ecrã que redefinem as expectativas

O ProArt Display 5K PA27JCV é um monitor profissional 5K High-PPI de 27”, com uma impressionante resolução de 5120×2880 e um ecrã de 218 High-PPI. Com uma gama de cores 99% DCI-P3 e 100% sRGB, garante uma reprodução de cores realista, perfeita para trabalhos de nível profissional. Com a Tecnologia LuxPixel, a Verificação Calman e opções de conetividade extensas, oferece uma precisão de cor excecional e uma integração perfeita. As soluções ASUS LightSync adaptam-se às mudanças das condições ambientais, enquanto as opções de design ergonómico aumentam o conforto do utilizador. Adicionalmente, a ASUS apresentou o ProArt Display PA32KCX, o primeiro monitor profissional 8K Mini LED do mundo com um calibrador incorporado, prometendo experiências visuais inigualáveis.

 

Soluções de servidor no centro da nova estratégia de IA

Como força motriz da estratégia AI Omnipresente. Possibilidades Incríveis., a unidade de Soluções para Datacenters colocou o seu foco no ASUS ESC AI POD. Com uma NVIDIA GB200, B100, B200 e GH200, as soluções de servidor de IA da ASUS lideram a inovação, nomeadamente com o ESC AI POD com NVIDIA GB200 NVL72 na escala de bastidor, a solução de bastidor mais potente do mundo para inferência e treino em tempo real de triliões de parâmetros. A ASUS alavanca os servidores com MGX e Grace Hopper e Grace Blackwell Supership para obter o máximo rendimento em todas as tarefas da geração da IA. Oferecendo serviços end-to-end em computação híbrida e edge, a ASUS garante o sucesso dos clientes globais com soluções de software, verificação de sistemas, implementação remota e soluções de Datacenters personalizados, ostentando benchmarks e recordes notáveis em SPEC CPU e MLPerf.

 

AI NUC: redefinindo a versatilidade e a inovação

A marca ASUS NUC significa um compromisso com a excelência tecnológica, redefinindo a performance e a experiência do utilizador através de um design inovador. No evento, o ASUS AI NUC de 2024 apresentou orgulhosamente uma gama abrangente de produtos NUC com IA, incluindo o NUC 14 Pro, o NUC 14 Pro+, o ROG NUC, lançado no início deste ano, e o recém-lançado NUC 14 Performance. Estas soluções de topo com formato pequeno e mini-PC destinam-se a uma vasta gama de utilizadores, desde consumidores em geral a consumidores profissionais de topo, jogadores e até aplicações industriais. Com capacidades de IA avançadas, toda a série ASUS AI NUC satisfaz as diversas necessidades dos utilizadores, tornando-a a escolha ideal para aplicações de IA. Apresentando a mais recente adição à linha ASUS NUC, o NUC 14 Performance, um kit de mini PC compacto e inteligente. Construído sobre a base sólida herdada do Intel NUC, estabelece um novo padrão de performance e experiência do utilizador. Equipado com processadores até Intel Core Ultra 9 e gráficos até NVIDIA GeForce RTX 4070, o NUC 14 Performance destaca-se pela produtividade e conetividade. Oferece opções de personalização incomparáveis para novos criadores de negócios de IA, incluindo criadores de conteúdo e profissionais, tornando-o a melhor escolha em computação compacta.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.