A escultura TCLGreen foi distinguida com prestigiado Prémio Red Dot Design

A escultura TCLGreen foi distinguida com prestigiado Prémio Red Dot Design

16 Visualizações
0

A TCL, empresa líder global em tecnologia inteligente, anuncia que a sua inovadora instalação de arte sustentável, #TCLGreen, criada em colaboração com o artista de renome mundial Kevin Chu, ganhou o reconhecido prémio Red Dot Design Award para o Brands and Communication Design 2023.

“Estamos muito orgulhosos em ser reconhecidos numa das maiores competições de design a nível mundial pelo nosso bom trabalho e criatividade”, afirmou Tiago Abreu, Diretor do Design Innovation Center, X-Lab da TCL “.  E acrescenta: “a escultura TCLGreen é a combinação perfeita entre a arte e a tecnologia. Simboliza o crescimento e a valorização de todos os recursos do nosso planeta e a instalação demonstra o nosso compromisso em colaborar para um mundo mais sustentável”.

Feita com mais de 1000 placas de circuitos eletrónicos reciclados fornecidos pela TCL, a escultura TCLGreen inspira-se em folhas de relva e ilustra o principal desafio da reciclagem destes produtos. Funde, ao mesmo tempo, elementos de arte sustentável, interativa, meta versa e inteligência artificial de forma a apresentar uma experiência imersiva.

Embora a #TCLGreen tenha sido lançada oficialmente em 2022, a sustentabilidade é, há muito, uma prioridade da TCL. Além de implementar materiais de embalagem leves, livres de poluição, renováveis e sustentáveis, a marca garante que “o design de cada produto é o mais ecológico possível através de esforços diligentes de I&D – alcançando maior praticidade, durabilidade e eficiência para proteger o ambiente e ajudar os consumidores a poupar”.

Em termos de fabrico, a TCL assumiu compromissos significativos para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, bem como o consumo de água, energia e gás natural até 2025. No seu Livro Branco sobre a Neutralidade do Carbono, publicado em julho de 2023, também declarou oficialmente os objetivos em atingir o pico das emissões de dióxido de carbono antes de 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Por ser um projeto premiado, a instalação artística TCLGreen será apresentada ao público no Web Red Dot e noutras exposições presenciais, demonstrando a criatividade da TCL.

Ainda no início deste ano, a escultura levou para casa o Golden A’ Design Award como o único vencedor na categoria de Economia Circular e Design Regenerativo e, na IFA 2023, em setembro, a obra de arte foi exibida como parte de uma exposição multissensorial que combina vídeo, som e luz.

O Red Dot Design Award é uma competição anual internacional de design de produto e industrial, marca e comunicação, bem como conceitos de design, no qual o selo de qualidade Red Dot é concedido aos vencedores.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.