A popularidade e o interesse pela IA generativa cresceram de forma espantosa nos últimos seis meses. De acordo com a Stocklytics.com, as pesquisas globais do Google sobre a palavra-chave “IA generativa” registaram um aumento de 90%, passando de 52 pontos de índice para 99 pontos.
“As capacidades multifacetadas da IA generativa para criar conteúdos escritos cativantes e designs visualmente impressionantes tiveram um impacto profundo na geração atual, impulsionando a sua crescente popularidade e aceitação generalizada”, disse a analista financeira da Stocklytic, Edith Reads
Pesquisa global do Google sobre IA generativa
Em 2023, o índice de pesquisa do Google para “IA generativa” tinha descido para 52 pontos, abaixo de um pico de 99 pontos no início de junho do mesmo ano. No entanto, em 2024 assistiu-se a um ressurgimento do interesse, com um boom particularmente pronunciado nas pesquisas por “IA generativa” entre meados de fevereiro e o início de março, atingindo um pico de 100 pontos de índice na semana que terminou a 3 de março.
Este interesse acrescido tem persistido, com a pesquisa global no Google por “IA generativa” a registar 99% em 23 de junho, sublinhando o fascínio contínuo por esta tecnologia.
O aumento das pesquisas por IA generativa está intimamente ligado à popularidade do modelo de chatbot da OpenAI, o ChatGPT, que continua a ser uma IA generativa líder a nível mundial.
Atualmente, a maioria dos utilizadores utiliza chatbots para colmatar lacunas de conhecimento e fazer brainstorming. A partir de 2023, mais de 50% dos utilizadores utilizaram tecnologia de IA generativa para responder a perguntas e sessões de brainstorming.
Além disso, mais de 30% dos utilizadores utilizaram a IA generativa para criar fotografias, música e vídeos, sublinhando o interesse crescente na capacidade dos chatbots para criar conteúdos de vídeo e imagens. A codificação e a escrita de letras foram os casos de utilização menos influentes, com apenas 18% dos utilizadores a utilizarem a IA generativa nestas tarefas.
Porque é que a IA generativa está a ganhar popularidade?
O lançamento do ChatGPT realçou o potencial transformador da inteligência artificial (IA). Ao contrário das aplicações de IA tradicionais que analisam ou classificam dados existentes, a IA generativa pode criar novos conteúdos, abrangendo texto, imagens, áudio, dados sintéticos e muito mais. A sua capacidade para compor música, gerar imagens e criar conteúdos escritos convincentes demonstrou versatilidade e utilidade, atraindo um público dedicado.
Além disso, a IA generativa aumenta a produtividade e a criatividade das empresas que a utilizam. Cerca de 65% dos utilizadores afirmam que as suas organizações utilizam regularmente a IA geradora em pelo menos uma função empresarial, contra um terço no ano passado. A capacidade da IA geradora para aumentar a produtividade e ajudar nas vendas de marketing torna-a relevante para as organizações empresariais atuais.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.