A Lenovo fecha outro ano recorde – Atingindo o marco de receita de US$ 70 mil milhões e alcançando US$ 2 mil milhões em lucro líquido

9 Visualizações
0

O Grupo Lenovo anunciou hoje resultados fiscais anuais recorde para o Grupo, com máximos históricos tanto para lucros como receitas. O lucro líquido anual atingiu o marco de US$ 2 mil milhões, um aumento de 72% ano a ano, com a receita a crescer em US$ 10 mil milhões pelo segundo ano consecutivo para mais de US$ 71 mil milhões. Todos os principais grupos de negócios foram lucrativos durante todo o ano fiscal – com forte impulso de crescimento nos negócios mobile, infraestrutura e soluções e serviços.

A Lenovo superou com sucesso os desafios macroambientais e demonstrou agilidade e resiliência ao navegar por um setor e indústria que enfrentou escassez de fornecimento, interrupções ligadas à pandemia, incertezas geopolíticas e inflação mais alta, entregando um ano recorde.

A tendência de transformação digital e inteligente continua a acelerar, apresentando ao Grupo fortes oportunidades de crescimento. Mais de 50% das empresas têm agora a digitalização como parte da sua estratégia corporativa, contra pouco mais de um terço há dois anos. O modelo de trabalho híbrido é uma mudança de longo prazo que continuará a gerar forte procura não apenas por equipamentos inteligentes e infraestrutura de data center, mas também por soluções orientadas a cenários, como colaboração inteligente, casa inteligente e escritório inteligente.

A Lenovo continuou a fortalecer a sua competitividade para impulsionar o crescimento lucrativo sustentável. Fez já um forte progresso para dobrar os investimentos em I&D em três anos a partir do ano fiscal de 2021/2022, um aumento de 43% ano a ano em US$ 2 mil milhões. E continuará a cumprir as suas metas e compromissos ESG. A empresa está confiante de que, alavancando a sua estratégia clara, competindo com a sua vantagem competitiva única de modelo global-local e o equilíbrio certo entre inovação e eficiência, poderá superar quaisquer desafios para capturar oportunidades.

O Conselho de Administração da Lenovo declarou um dividendo final de 3,8 cêntimos de dólar dos EUA ou 30 cêntimos de HK por ação para o ano fiscal encerrado a 31 de março de 2022.

Destaques Financeiros:      

  Ano Fiscal 21/22

US$ milhões

Ano Fiscal 20/21

US$ milhões

Alteração

 

  4º trimestre 21/22

US$ milhões

4º trimestre 20/21

US$ milhões

Alteração

 

Receitas do Grupo 71,618 60,742 18% 16,694 15,630 7%
Rendimento antes de impostos 2,768 1,774 56% 520 380 37%
Resultado Líquido (lucro atribuível aos acionistas) 2,030 1,178 72% 412 260 58%
   
Ganhos básicos por ação (cêntimos dos EUA) 17.45 9.54 7.91 3.52 2.19 1.33

 Citação do Presidente e CEO – Yuanqing Yang:

“Ainda que o ano passado tenha sido desafiador para o mundo, com a transformação digital e inteligente global acelerada, a Lenovo apresentou um ano recorde de lucros e receitas”, disse Yuanqing Yang, Presidente e CEO da Lenovo. “Todos os nossos principais negócios agora são rentáveis para o ano inteiro, e os nossos novos motores de crescimento – SSG, ISG e Mobile – demonstram um forte impulso. Vamos aproveitar esta oportunidade, dobrar o nosso investimento em I&D, impulsionar a transformação liderada por serviços, atingir as nossas metas ESG e permanecer flexíveis e resilientes para levar toda a empresa até novos patamares”.

Grupo de Soluções e Serviços (SSG): proporcionar um crescimento forte e margens elevadas – impulsionando uma maior rentabilidade global para o Grupo

Oportunidades:

O mercado de serviços de TI de biliões de dólares continua a expandir. Com o modelo de trabalho híbrido, a procura por serviços digitais no local de trabalho deverá atingir US$ 93 mil milhões até 2025. Da mesma forma, investigações demonstram que mais de 90% dos CIOs estão dispostos a considerar a adoção de ofertas as-a-service.

Performance do Ano Fiscal 21/22:

  • No ano passado, a SSG apresentou alta lucratividade e crescimento, com a receita atingindo um recorde histórico de US$ 5,4 mil milhões, um aumento de quase 30% em relação ao período homólogo. A margem operacional foi de 22%.
    • Houve um forte crescimento de dois dígitos em todos os segmentos, em particular para serviços geridos, onde a receita cresceu mais de 60% ano a ano, com forte crescimento do negócio TruScale as-a-service. Os serviços de projeto e soluções viram a receita crescer 28% ano a ano, já que as soluções verticais mais que dobraram em relação ao ano anterior.
    • A receita de serviços geridos e serviços de projetos e soluções representa agora quase metade dos negócios da SSG.

Crescimento Sustentável:

  • A SSG continuou a investir em ferramentas de software, plataformas e soluções verticais repetíveis com o próprio IP da Lenovo, concentrando-se principalmente em aprofundar os recursos de soluções verticais nos principais setores de manufatura, retalho, saúde, educação e cidades inteligentes.
    • O TruScale as-a-service continuou a expandir para incluir soluções de ambiente de trabalho digital mais amplas, e a empresa desenvolveu soluções híbridas de cloud.
    • A exploração adicional das soluções Metaverso continuam a ser o foco.


Grupo de Soluções de Infraestruturas (ISG): alcançar a rentabilidade com um lucro recorde

Oportunidades:

A ISG continuou a beneficiar da atualização da infraestrutura de TIC, onde só o mercado de data center deve atingir US$ 183 mil milhões até 2025, a infraestrutura Edge deverá ultrapassar US$ 41 mil milhões e o mercado híbrido de cloud ultrapassará US$ 120 mil milhões. Com a criação de dados prevista para duplicar até 2025, as oportunidades de processamento e armazenamento de dados continuarão a crescer.

Performance do Ano Fiscal 21/22:

  • O ISG atingiu um marco importante, tornando-se lucrativo durante todo o ano, com receita recorde de US$ 7 mil milhões, mais de 13% ano a ano.
    • Todas as partes dos negócios de alto valor, como armazenamento, software, serviços e HPC, estabelecem registos de receita individuais.

Crescimento Sustentável:

  • A ISG continuou a crescer no mercado, aprimorando os seus recursos de armazenamento completo que abrangem os segmentos de Fornecedores de Serviços em Nuvem/Cloud (CSP) e Pequenas e Médias Empresas (SMB).
    • Os investimentos em recursos internos de projeto e fabricação continuarão, enquanto se expandem para áreas de rápido crescimento, como serviços edge e cloud.
    • A ISG diferencia-se ainda mais ao utilizar tecnologia verde, como o sistema Neptune Liquid Cooling.

Grupo de Dispositivos Inteligentes (IDG): recorde de receita, crescimento rentável

Oportunidades:

O mercado de dispositivos inteligentes continua a beneficiar do novo normal do trabalho híbrido. Embora a procura por PCs de consumo possa diminuir no curto prazo, a procura comercial continua forte. Espera-se que as entregas de endpoints de IoT atinjam US$ 2,3 mil milhões em 2025, e o mercado de colaboração inteligente deverá ultrapassar US$ 80 mil milhões até 2025.

Performance do Ano Fiscal 21/22:

  • A receita ultrapassou US$ 60 mil milhões pela primeira vez, um aumento de 18% ano a ano, e a lucratividade melhorou em quase US$ 1 milhar de milhão ano a ano.
    • Os PCs mantiveram a primeira posição, pois todos os segmentos premium apresentaram crescimento de receita anual de mais de 30%.
    • A receita de smartphones superou o mercado em 30 pontos, enquanto duplicou o lucro operacional para mais de US$ 360 milhões, um recorde desde a aquisição da Motorola Mobility.
  • A expansão além dos PCs continua e agora mais de 18% da receita do IDG vem de outros dispositivos inteligentes, computação/IoT incorporada e soluções baseadas em cenários.

Crescimento Sustentável:

  • A Lenovo continua a sua estratégia de investimento em inovação, principalmente em segmentos premium, para estender a sua posição de liderança em PCs, mantendo a lucratividade líder do setor.
    • A expansão adicional em smartphones, tablets, computação integrada/IoT e soluções baseadas em cenários, como Smart Collaboration, Smart Home e Smart Office, continuam a fornecer novos mecanismos de crescimento.


Desempenho do 4º trimestre

No quarto trimestre, apesar da interrupção no fornecimento e na produção devido aos surtos de COVID-19 na China, a Lenovo ainda encerrou o último trimestre do ano com bons resultados. O lucro líquido do quarto trimestre alcançou uma melhoria anual de mais de 50% e a receita cresceu quase 7% ano a ano para US$ 16,7 mil milhões, com todos os três grupos de negócios contribuindo para o crescimento lucrativo da empresa. A receita de SSG cresceu 28% e melhorou sua margem operacional em mais de 1 ponto ano a ano. O ISG manteve sua rentabilidade no segundo trimestre. A IDG melhorou a sua margem operacional relativamente ao ano anterior pelo 18º trimestre consecutivo.


Destaques operacionais e investimentos para o futuro

Investimento em I&D – A Lenovo recentemente estabeleceu a sua visão ousada para o próximo ano, que inclui a contratação de 12.000 profissionais de I&D em todo o mundo nos próximos três anos como parte do seu compromisso em duplicar o investimento nesta área. No ano passado, o investimento em I&D cresceu 43% ano a ano, atingindo um recorde histórico superior a US$ 2 mil milhões. O número de funcionários em I&D cresceu 48% ano a ano, ultrapassando 15.000, com um em cada cinco funcionários trabalhando agora na área. Os investimentos são focados na nova arquitetura de TI, ou inteligência de client-edge-cloud-network, e são equilibrados para otimizar entre retorno de curto, médio e longo prazo.

Compromissos ESG – Depois de superar as metas estabelecidas para a redução de emissões de 2020 com um ano de antecedência, a Lenovo comprometeu-se com a visão de atingir net-Zero até 2050 e está a trabalhar com a Science Based Target Initiative para estabelecer metas que apoiem essa visão. A Lenovo relata sobre tópicos de sustentabilidade desde 2008, incluindo no delineamento do seu trabalho e metas a atingir, sempre para contribuir para a mitigação das alterações climáticas, economia circular e materiais sustentáveis. Além da visão net-zero, a Lenovo comprometeu-se a impactar positivamente 15 milhões de vidas por meio de programas filantrópicos e parcerias até 2025. O lado filantrópico da empresa, a Lenovo Foundation, fornece tecnologia mais inteligente para todos, capacitando comunidades sub-representadas com acesso à tecnologia e eduçaão STEM.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.