A LLYC confirma o crescimento de receitas e do EBITDA em 2023

A LLYC confirma o crescimento de receitas e do EBITDA em 2023

27 Visualizações
0

Os resultados auditados da LLYC em 2023 confirmam os números avançados em janeiro. As receitas operacionais da consultora de Corporate Affairs e Marketing aumentaram 14% no ano passado, para os 83,1 milhões de euros, e as receitas totais subiram 13%, para os 101,4 milhões de euros. O EBITDA recorrente alcançou os 18,5 milhões de euros, o que significa uma melhoria de 15% em relação a 2022. A combinação de crescimento orgânico e inorgânico permitiu superar os objetivos estabelecidos no orçamento. No período de 2020-2023, a LLYC multiplicou por 2,1 as receitas operacionais e por 2,2 o EBITDA. O benefício líquido da empresa  ascendeu a 9,2 milhões de euros no ano passado, o que representa um aumento de 24%.

Uma gestão adequada dos custos e da estrutura permitiu à LLYC alcançar uma margem EBITDA de 22%. A empresa conseguiu manter esta elevada rentabilidade, face às reduções de margens sofridas pelos concorrentes. Este crescimento também foi alcançado com uma sólida geração de caixa. A empresa encerrou 2023 com 10,7 milhões de euros em caixa e uma dívida líquida de 0,8 milhões de euros. Esta boa posição financeira, com um baixo nível de endividamento, permite à empresa fazer face a futuras aquisições em mercados-chave através de empréstimos bancários em condições muito favoráveis.

“Apesar da incerteza que caracterizou o ano de 2023, que teve um impacto significativo em todas as economias do mundo, os resultados que apresentámos são realmente bons. Refletem uma evolução sólida e sustentada da empresa que nos coloca numa posição privilegiada para prosseguirmos a nossa rota de crescimento e investimento, e assim continuarmos a atingir os objetivos definidos no nosso plano estratégico de 2023/2025. Demonstrámos a nossa capacidade para superar novos desafios e alcançar com audácia os objetivos a que nos propusemos”, afirma Alejandro Romero, Sócio e CEO Global da LLYC.

A distribuição dos resultados por unidade de negócio em 2023 foi a seguinte: a Europa representa 33% das receitas operacionais e 37,7% do EBITDA; a Deep Digital (34,5% e 28%), a América Latina (24,1% e 23,5%) e os EUA (8,4% e 10,8%). A LLYC é já uma empresa de serviços de marketing. Em 2023, quase metade das receitas são provenientes desta área.

A inovação é fundamental

A contribuição dos serviços de Deep Digital tem sido fundamental para os resultados da LLYC.  As receitas desta unidade de negócio registaram um crescimento de 21% em 2023. Já representa 34,5% das receitas operacionais e 28% do EBITDA recorrente da empresa. Para impulsionar ainda mais a transformação da sua oferta com inteligência artificial, a consultora investiu 1,3 milhões de euros no ano passado (mais 62% do que em 2022) em I+D+i. Em 2023, as receitas produzidas graças aos trabalhos de inovação representaram 11,4% do total de Deep Digital.

O investimento da LLYC em inovação permitiu, entre outros desenvolvimentos próprios, a criação de um modelo de IA próprio para medir a reputação que supera em 20 pontos de accuracy as principais referências do mercado, segundo a Universidade Complutense de Madrid, e que já permitiu analisar mais de 850 milhões de mensagens. Além disso, a LLYC lançou o AIgent, uma solução de inteligência artificial generativa especializada em manter conversas sobre um determinado campo do conhecimento.

Compromisso ESG

A LLYC registou avanços significativos em matéria de ESG em 2023. Foi avaliada por dois fornecedores de ratings ESG, Clarity Ai e Refinitiv, com classificações que colocam a empresa na liderança da categoria de empresas comparáveis e acima dos seus pares.

A Clarity Ai atribui atualmente à LLYC um scoring de 76 pontos em 100, com uma clara posição de liderança em relação ao seu setor e a empresas comparáveis. A análise destaca a qualidade da informação fornecida pela LLYC aos mercados e o seu bom desempenho sustentável, especialmente na área da gestão corporativa, onde a LLYC recebe uma pontuação de 93 pontos em 100.

No caso da Refinitiv, o rating obtido pela empresa em relação a 2022 foi “B” no ESG Score total, com um scoring de 61 pontos em 100. Na desagregação, a LLYC destaca-se em aspetos ambientais, como a utilização de recursos; aspetos sociais, como políticas laborais, direitos humanos e relações com a comunidade; e gestão corporativa na relação com os seus acionistas e investidores, com classificações de A-. A LLYC obteve também a classificação mais elevada (A+) na perspetiva do risco de reputação associado a controvérsias ESG. A consultora está em 38.º lugar de 183 no ranking mundial de empresas avaliadas com uma perspetiva ESG pela Refinitiv na categoria Media & Publishing.

Mais talento e prémios

2023 foi mais um ano de investimento em talento e de avanços no sentido de nos tornarmos uma empresa mais diversificada, inclusiva, equitativa e multidisciplinar. No final do ano passado, o quadro de pessoal totalizava 1181 profissionais, o que representa um aumento de 5% em relação a 2022. 14% do pessoal (169 pessoas) foram promovidos para cargos de maior responsabilidade (66% são mulheres) e, graças ao programa Challengers, que promove o talento jovem, a rotação indesejada diminuiu 3%. A LLYC conta atualmente com cerca de 100 engenheiros e outros tantos criativos.

A LLYC foi reconhecida como BEST AGENCY TO WORK FOR 2023, de acordo com a SCOPEN. Além disso, recebeu a certificação Great Place to Work em 12 das suas operações, o que a torna num excelente local para trabalhar a nível global.

Em 2023, a LLYC obteve um total de 78 prémios e reconhecimentos em concursos nacionais e internacionais como El Sol, The One Show, CLIO Awards, FIAP ou c de c.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.