A Nordcurrent, empresa de desenvolvimento de jogos e editora, anunciou uma parceria de licenciamento com a cadeia global de restaurantes TGI Fridays, trazendo o icónico restaurante para fora da cozinha e para os 10 milhões de utilizadores ativos mensais no seu jogo móvel de simulação de cozinha “Cooking Fever”.
A parceria, lançada oficialmente esta semana, incluirá um restaurante TGI Fridays jogável com quase 100 elementos de marca, incluindo menu, interior, utensílios de cozinha e exterior. A colaboração continuará ao longo de 2024, com a realização de várias atividades, concursos e promoções cruzadas, tanto para os jogadores de Cooking Fever como para os visitantes do TGI Fridays. Durante as duas primeiras semanas após o lançamento, o restaurante TGI Fridays em Cooking Fever foi visitado mais de 4 milhões de vezes.
Cooking Fever tem mais de 400 milhões de descargas em todo o mundo e é um dos jogos de simulação de restaurantes mais populares. De acordo com Victoria Trofimova, CEO da Nordcurrent, as parcerias de licenciamento são uma excelente forma de os restaurantes do mundo real alargarem a sua experiência ao domínio digital. Trofimova antecipa os múltiplos benefícios da parceria com o TGI Fridays.
“Valorizamos a oportunidade de apresentar uma marca de restaurante adorada, presente em mais de 60 países, aos entusiastas dos jogos e reforçar a notoriedade da marca TGI Friday’s. Além disso, a colaboração vai reforçar a posição de ‘Cooking Fever’ como um jogo líder na indústria dos jogos de simulação, estabelecendo novos padrões para experiências de jogo com temas culinários.”
“Esta é a primeira vez que o TGI Fridays estabelece uma parceria com uma empresa de videojogos. A colaboração entre a Nordcurrent e o TGI Fridays estende a nossa marca ao domínio digital, oferecendo uma representação virtual meticulosamente elaborada do nosso restaurante icónico. A TGI prevê uma parceria mutuamente benéfica que expande o nosso alcance, aumenta o reconhecimento da marca e contribui para o sucesso contínuo da nossa cadeia global de restaurantes”, afirmou Kathleen Schloth, SVP & Chief Supply Chain Officer da TGI Fridays.
Com a indústria dos jogos móveis a crescer cerca de 5% a 10% por ano, os acordos de licenciamento abriram canais valiosos para as marcas alcançarem e interagirem com o público de uma nova forma. Além disso, o acesso aos jogos e o tempo passado a jogar estão a aumentar, especialmente entre os grupos etários mais velhos, o que reforça o seu apelo como canal de comunicação alternativo eficaz. Em comparação com a televisão e as redes sociais, os jogos proporcionam uma experiência mais interativa, o que também sugere um impacto mais forte na sensibilização dos consumidores e um maior interesse pela marca.
Trofimova conclui que comer e tomar refeições sempre foi uma atividade social complementada por rituais, papéis, instrumentos e regras que acompanharam a evolução da humanidade. Por conseguinte, é bastante natural que os restaurantes e as marcas de produtos alimentares experimentem alargar as suas experiências de consumo a ambientes virtuais interativos, quando estes se estão a tornar parte da vida quotidiana.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.