A nova exposição de Charlotte Mei celebra a sua herança da Ásia Oriental e desafia os protagonistas predominantemente masculinos e eurocêntricos do género de fantasia

A nova exposição de Charlotte Mei celebra a sua herança da Ásia Oriental e desafia os protagonistas predominantemente masculinos e eurocêntricos do género de fantasia

23 Visualizações
0

Em 2024, a NOW Gallery, a galeria da Península de Greenwich conhecida por defender talentos em início de carreira antes de qualquer outra pessoa nos domínios da moda, design, arte e fotografia, celebrará o seu 10º aniversário – um marco significativo que será marcado por algumas exposições verdadeiramente memoráveis. O lançamento do programa de aniversário, é a Future Space Commission da NOW Gallery, LIke A Melody: Myths, Memories and Fantasy, da artista e ilustradora britânico-chinesa em ascensão Charlotte Mei.

Aberta ao público e de entrada livre até 2 de junho de 2024, Like A Melody verá Charlotte Mei transformar a NOW Gallery num reino de outro mundo através de pinturas, figuras gigantes e esculturas de artefactos antigos de um universo paralelo. Baseando-se fortemente nos mundos da fantasia, mitologia e anime, Mei explora o poder do escapismo como forma de processar os desafios que a vida nos coloca, ao mesmo tempo que explora a nossa própria identidade.

Em Like A Melody, Mei convida os visitantes a tornarem-se as personagens principais do seu mundo etéreo e a fazerem a sua própria viagem de herói, descobrindo o seu sentido de objetivo e significado no mundo que os rodeia. Pinturas em grande escala, em várias telas, no estilo expressivo e pastoral caraterístico de Mei, criarão um cenário expansivo que absorverá o espetador, enquanto figuras de ação maiores do que a vida farão referência às bonecas e aos brinquedos que muitos de nós adorávamos e nos quais nos projetávamos em criança quando queríamos ter acesso à coragem, à força e à aventura.

Expostos em caixas, estarão artefactos “escavados”, como roupa interior de cota de malha, que joga com noções de defesa, armadura, feminilidade e suavidade, e subverte a iconografia historicamente dominada pelos homens do género de fantasia, reimaginando-a através de uma lente feminina. Enquanto artista feminina, britânico-chinesa e fã de fantasia desde sempre, Mei cresceu com histórias cujos protagonistas eram predominantemente masculinos e eurocêntricos. Like A Melody é a sua recontagem da narrativa de fantasia de uma forma que é representativa do seu próprio contexto cultural.

Charlotte Mei afirma: “Desde a minha infância, e até hoje, as histórias de fantasia, os filmes e os videojogos teceram propósito e poesia na forma como vejo o mundo.’Like a Melody’ é um tributo à preciosidade da fantasia e do mito”.

Kaia Charles, curadora da NOW Gallery e da Greenwich Peninsula, afirma: “A NOW Gallery está entusiasmada por apresentar o universo fantástico de Mei. Esperamos que inspire o espetador a explorar a voz criativa única da artista e a construir o seu próprio conto de fadas moderno.”

Charlotte Mei é uma artista e ilustradora que vive em Londres. Like A Melody segue-se ao sucesso da banda desenhada pintada por Mei, Pipette and Dudley’s Charming Dog Adventure, e de uma revista de 40 páginas sobre O Senhor dos Anéis, com pinturas, desenhos e elementos inspirados na criação de Tolkien, lançada com o seu colega ilustrador Chris Harnan. As suas ilustrações extremamente populares foram encomendadas por marcas como Hermès, Nike, Rimowa, Lulu Guinness, Beams Japan e The New York Times, e as suas obras de arte foram expostas em Londres, Hong Kong, Berlim, Tóquio e muito mais.

 

Charlotte Mei

Charlotte Mei

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.