A procura de ChatGPT no Google atinge um recorde a nível mundial

A procura de ChatGPT no Google atinge um recorde a nível mundial

32 Visualizações
0

A procura de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa continua a aumentar, com várias plataformas a esforçarem-se por satisfazer o crescente apetite por modelos de aprendizagem automática orientados para a resolução de diversas tarefas. O ChatGPT da OpenAI surgiu como um pioneiro neste domínio, registando consistentemente uma procura sustentada pelas suas capacidades inovadoras.

Especificamente, os dados recolhidos pela Finbold revelam um aumento substancial nas pesquisas globais do Google para o termo “ChatGPT”, atingindo um pico de popularidade de 100 a 5 de novembro. Ao longo de 2023, a popularidade registou um aumento impressionante de 400%, começando com uma pontuação de 20 em 1 de janeiro. Em particular, na semana que terminou a 27 de novembro de 2022, o termo registou uma pontuação de popularidade de 1, alinhando-se com o período de lançamento da ferramenta de IA generativa. Portanto, nos últimos 12 meses, a procura de ChatGPT no Google registou um aumento astronómico de 9.900%.

No que respeita à repartição por país, a 15 de novembro, a China lidera com uma pontuação máxima de 100, seguida das Filipinas e do Nepal, que ocupam conjuntamente a segunda posição, com 32. Singapura partilha o terceiro lugar com o Sri Lanka, ambos registando uma pontuação de 31.

Outros países que lideram a procura incluem o Paquistão (29), o Quénia (25), o Líbano (25), a Tunísia (24) e Marrocos (23).

Fatores determinantes da procura de ChatGPT

A investigação explorou os fatores subjacentes ao crescimento e às implicações da procura. De acordo com o relatório da investigação:

“Vale a pena notar que o ChatGPT surgiu como uma das aplicações Web de crescimento mais rápido, espelhado pelo aumento da procura. Esta procura está ligada a vários elementos, que vão desde a funcionalidade até à vantagem de ser pioneira em relação aos seus homólogos de IA. O aumento notável sublinha a eficácia da ferramenta na assistência a diversas tarefas para várias indústrias, juntamente com um fascínio generalizado por máquinas semelhantes às humanas. A procura sustentada também dissipou as especulações de que o sucesso anterior da ferramenta se iria desvanecer.”

De um modo geral, a evolução e a popularidade do ChatGPT são aspetos intrigantes a monitorizar, especialmente tendo em conta que a ferramenta criou espaço para uma maior concorrência entre os principais intervenientes tecnológicos. Este cenário competitivo influenciará a quota de mercado do ChatGPT, a menos que a empresa inove para manter a sua atual base de utilizadores.

Podes ler o artigo completo aqui.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.