A inteligência artificial (IA) surgiu como uma força transformadora, apresentando soluções com o potencial de remodelar vários sectores. De facto, no último ano, registou-se um aumento excecional do desejo de tecnologia a nível global.
Especificamente, os dados recolhidos pela Finbold indicam que o interesse global na palavra-chave “Como usar a IA” no Google Trends disparou 507% entre agosto de 2022 e agosto de 2023. Na semana que terminou em 30 de julho de 2023, a palavra-chave obteve uma pontuação de popularidade de 85, contrastando com o valor de 14 observado na semana que terminou em 14 de agosto de 2022. Nomeadamente, o pico de popularidade de 100 foi atingido durante a semana de 11 de junho de 2023.
No contexto da proeminência regional, Singapura ocupa o primeiro lugar com uma pontuação de popularidade de 100, seguida pela Nigéria com 96. Entretanto, a China ocupa a terceira posição com uma pontuação de 92. O quarto lugar é ocupado por Myanmar, com uma pontuação de popularidade de 86, enquanto o Gana garantiu a quinta posição com uma pontuação de 78.
Outros países de topo que demonstram interesse na IA incluem o Líbano (66), o Paquistão (63), a Etiópia (61), a Austrália (60) e o Quénia (60).
Potencial de crescimento da IA
O relatório de investigação destacou o fator básico da procura de IA. De acordo com o relatório de investigação:
“O principal atrativo da IA reside na sua escalabilidade, oferecendo um potencial praticamente ilimitado. Algoritmos melhorados, maior poder computacional e uma grande quantidade de dados convergiram para permitir que os sistemas de IA evoluam de novidades para ferramentas sofisticadas que podem potencialmente resolver problemas complexos, otimizar processos e melhorar a tomada de decisões”.
De um modo geral, o rápido aumento da procura de IA traz consigo desafios como preocupações éticas sobre conteúdos tendenciosos, perda de emprego e utilização responsável. A capacidade da sociedade para lidar com estas questões irá moldar a forma como os potenciais benefícios da IA são realizados à medida que esta evolui.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.