Análise – Aloft (Acesso Antecipado)

Análise – Aloft (Acesso Antecipado)

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Aloft, foi o mais recente título que joguei e que te vou falar um pouco através de uma análise. Relembro que, o jogo está em Acesso antecipado e que com futuras atualizações irá ficar diferente, por isso, esta análise é baseada na minha experiência atual do jogo.

Situado entre as nuvens, Aloft oferece um toque sereno e aventureiro único no género de sobrevivência. Combina a emoção da exploração e da construção de comunidades com um ambiente acolhedor e criativo, tornando-o um jogo de destaque para os jogadores que procuram uma experiência de sobrevivência mais descontraída.

Começando com uma simples ilha que pode ser transformada numa nave personalizada, irás navegar por vastos céus para explorar novas ilhas, cada uma com os seus próprios ecossistemas e desafios. A jogabilidade é profundamente envolvente, exigindo-te que navegues através de tempestades de vento para desbloquear novos biomas e recolher recursos. O objetivo final é monumental: alcançar e curar o Leviatã, uma enorme criatura voadora corrompida por uma praga que se espalha.

Embora Aloft dê ênfase à exploração e ao aconchego, não foge ao combate e terás de enfrentar criaturas corrompidas e nós para curar as ilhas e o Leviatã. O jogo equilibra a sua essência pacífica com estes desafios emocionantes, assegurando que a jogabilidade permanece variada e envolvente. A criação de antídotos e a utilização de movimentos estratégicos de combate acrescentam profundidade aos encontros, proporcionando um desafio satisfatório à exploração pacífica.

O jogo destaca-se pela sua capacidade multijogador, permitindo que até oito jogadores unam forças. Os jogadores podem trazer as suas ilhas personalizadas para os jogos dos amigos, promovendo uma aventura partilhada e a construção de uma comunidade. Esta funcionalidade não só aumenta o atrativo social do jogo, como também a sua capacidade de reprodução, uma vez que os jogadores colaboram na criação de aldeias no céu.

Em Aloft, a criatividade não tem limites. Os jogadores podem conceber e personalizar ilhas e naves espaciais, dedicar-se à jardinagem, à criação de animais e à criação extensiva com mais de 600 peças de construção. As ferramentas Sketchbook e Field Guide permitem restaurar ecossistemas e catalogar novos objetos de construção e decoração descobertos nas ruínas. O editor de ilhas do jogo expande ainda mais as possibilidades criativas, permitindo aos jogadores conceber ilhas de raiz e partilhá-las com a comunidade.

Como disse no inicio, o Aloft está em acesso antecipado, mas mesmo assim, mostra-se muito promissor, apesar de alguns problemas ocasionais de estabilidade, incluindo algumas falhas. Estes são pequenos contratempos num jogo que, de resto, é muito agradável. Os jogadores devem lembrar-se que o jogo ainda está em desenvolvimento, com mais funcionalidades e otimizações a caminho.

Aloft é uma lufada de ar fresco no género de sobrevivência, oferecendo uma mistura de criatividade calma e desafios cativantes. A sua rica experiência multijogador, combinada com uma extensa personalização e tarefas de conservação ambiental, torna-o uma excelente escolha para os jogadores que procuram perder-se num vasto e belo mundo celeste.

7.5

Nota Final

Overall rating

Pros
  • Exploração inovadora: A mobilidade entre ilhas flutuantes é única e bem executada.
  • Estilo visual marcante: Atmosfera leve e relaxante com gráficos estilizados.
  • Modo cooperativo: Divertido para jogar com amigos, aumentando o apelo social.
  • Construção criativa: A possibilidade de mover a base adiciona estratégia.
Cons
  • Repetitividade: Falta de variedade em biomas e missões pode tornar o jogo monótono.
  • Profundidade limitada: Mecânicas de sobrevivência e combate poderiam ser mais elaboradas.
  • Problemas técnicos: Bugs e falta de otimização em máquinas mais simples.
  • Conteúdo insuficiente: O jogo ainda carece de mais recursos e desafios para manter o interesse a longo prazo.
Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

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