Já há algum tempo que não fazia analises aos jogos, e desta vez trago-te a análise a Kingdom Rush 5: Alliance. Vê o que achei!
Para quem não conhece, Kingdom Rush 5: Alliance é um jogo de defesa de torre com tema de fantasia e a mais recente adição do Ironhide Game Studio à sua longa série Kingdom Rush.
Os jogos Kingdom Rush sempre foram bastante diretos na sua narrativa: Estás na defesa de um lado e tentas impedir o ataque de outro. Kingdom Rush 5: Alliance é a mesma coisa, mas com uma pequena reviravolta. Durante a última grande batalha, Vez’nan conseguiu encontrar o Rei Denas num portal para lugares desconhecidos.
Leais ao seu rei, os campeões e as forças do reino de Linirea partiram para resgatar o seu rei. Durante a expedição, deparam-se com uma nova ameaça e conhecem o próprio Vez’nan, que lhes propõe uma aliança com o seu Exército das Trevas. Ele acredita que uma ameaça muito maior está a surgir e só com os esforços combinados dos dois lados é que podem ter esperança de ripostar. Com o bem e o mal agora sob o teu controlo, abre-se um novo campo de estratégia.
Quanto mais longa for uma série, mais difícil pode ser mantê-la atualizada e atrativa. Msa isso não aconteceu com Kingdom Rush 5: Alliance, que foi melhorado, mantendo tudo o resto que tornou a série ótima. Como tal, os visuais estilizados e o tom cómico regressam ao mesmo tempo que melhoram o seu nível geral de qualidade. Os ambientes são muito mais vibrantes e vivos, com as torres a terem mais pormenor e nitidez. Como os heróis são agora padrão, as animações e os designs das unidades são mais dinâmicos e suaves, o que é ótimo, tendo em conta a frequência com que os enviamos para a batalha.
O conceito de aliança parece ser uma progressão natural para a série e tem como objetivo combinar a sensação de controlar os bons e os maus. Para além de os heróis e as torres terem um aspeto suficientemente distinto para que se possa distinguir as suas origens à primeira vista, também se tem uma ideia das suas forças e estratégias gerais.
Por exemplo, as forças de Linirean têm preferência por habilidades defensivas e de apoio positivo, enquanto o Exército das Trevas prefere habilidades ofensivas e de apoio negativo. Os Linireanos tentam afetar o campo e as outras unidades, enquanto os campeões do Exército das Trevas se concentram em aumentar as suas estatísticas para poderem durar mais tempo e causar mais danos. O jogo foi concebido de forma a misturar as torres e as forças de ambos os lados para descobrir as partes melhores e mais úteis de cada um.
Agora, vamos ao desafio, que persiste mesmo depois de todo este tempo. A série Kingdom Rush não é o que se pode chamar de fácil, tendo sempre tentado ter uma dificuldade equilibrada. Apesar de as primeiras missões serem pouco ameaçadoras, apresentam números e tipos de inimigos suficientes para ensinar rapidamente o tipo de desafios que se podem esperar.
Começa-se a ver que nenhuma torre é a solução e é preciso estar preparado para fazer sacrifícios num instante para enfrentar os grupos inimigos. Estás sempre a examinar as estradas e a tentar tirar o máximo partido das posições limitadas das torres para poderes acumular uma boa reserva de recursos. Tens de decidir que torres são mais permanentes do que outras e se vale a pena construir novas, melhorar as que já tens ou decidir que habilidades comprar.
Além disso, a presença de atualizações permanentes e de itens utilizáveis dá-te mais opções e aumenta o valor de repetição. Se um nível não correu muito bem, guarda-o para mais tarde, para que possas voltar a ele quando estiveres mais forte e destruíres todos os seus desafios.
Apesar de Kingdom Rush 5: Alliance ter uma base sólida baseada nos seus antecessores, alguns problemas surgiram. O mais notável é o aumento das compras no jogo ( e isso nota-se nas queixas dos jogadores). Os jogos anteriores davam a opção de desbloquear novos heróis e torres através da progressão e da obtenção de estrelas/medalhas ao completar os níveis de forma eficiente.
Ganharás pontos de melhoria, pedras preciosas e experiência de herói simplesmente jogando, mas um grande número de torres e heróis interessantes estarão bloqueados através de um acesso pago. Uma vez que o jogo é relativamente curto em comparação com os outros jogos, terás desbloqueado a maior parte do jogo base mais cedo do que esperavas.
E embora o aspeto da repetição seja esperado e um ponto a favor do jogo, também funciona contra ele em termos de experiência do jogador. Como em qualquer bom puzzle ou cenário de batalha, deveria ser possível obter uma pontuação perfeita à primeira tentativa. Este jogo não é assim e espera que o jogador volte quando tiver mais torres, heróis e melhoramentos para impedir as ameaças que representaram um problema demasiado grande da primeira vez.
Kingdom Rush 5: Alliance é a mais recente entrada na série Kingdom Rush que te leva de volta à defesa de torres para combater uma ameaça de outro mundo com o bem e o mal a trabalharem em conjunto. O visual e o humor permanecem sólidos, com melhorias visíveis aqui e ali, níveis de dificuldade equilibrados e muitas razões para jogar cada nível mais do que uma vez.
Kingdom Rush 5: Alliance vale cada cêntimo, quer o compres no PC por €19.50 euros ou no telemóvel por €7 euros se for iOS ou €8.49 euros no Android. Oferece um tesouro de conteúdo e jogabilidade, proporcionando estilo e satisfação estratégica. Com a estimada história da série Kingdom Rush, podes ter a certeza de que estás a pagar por qualidade. Embora possa ser necessário gastar um pouco mais no telemóvel para desbloquear todos os heróis, o jogo continua a ser muito agradável e jogável sem eles.