Análise – Lenovo Legion Slim 7 16IRH8

Análise – Lenovo Legion Slim 7 16IRH8

293 Visualizações
0

Há umas semanas, chegou-me às mãos mais um portátil para teste. Desta vez foi o Lenovo Legion Slim 7 16IRH8.

Este portátil Gaming, tem sido o meu companheiro de trabalho e de jogo e agora chegou a altura de dizer o que achei.

Para começar deixo aqui as especificações do mesmo:

  • Processador Core i9-13900H
  • Windows 11 Pro
  • Gráfica NVIDIA GeForce RTX 4070 8GB DDR6
  • 32GB DDR5-5200
  • SSD M.2 1TB
  • Ecrã 16”
  • Camara FHD 1080p
  • Altifalantes estéreo, 2 W x2, áudio da HARMAN, otimizado com Nahimic Audio, amplificador inteligente (AMP)
  • Bateria 99.9 Wh de carregamento rápido

Os computadores portáteis para jogos são normalmente barulhentos, tanto em termos de ruído como de estética; pode ser difícil encontrar um equipamento para jogos de elevado desempenho sem uma marca agressiva e detalhes RGB berrantes. A Lenovo optou pelo caminho oposto quando concebeu o Legion Slim 7.

Este portátil para jogos de 16 polegadas, pesa perto de 2kg, superando assim vários equipamentos para jogos com ecrãs mais pequenos de 15,6 polegadas. O seu peso reduzido deve-se provavelmente ao seu chassis de alumínio anodizado, que é frio ao toque e não é um íman de impressões digitais como eu esperava.

É claro que estão disponíveis computadores portáteis ainda mais finos e leves, mas será difícil encontrar um com um desempenho de jogo comparável. O Lenovo cabe facilmente na maioria das mochilas e o seu carregador de 230 watts, embora não seja de todo pequeno, é suficientemente pequeno para ser guardado num compartimento separado. O Slim 7 é definitivamente um companheiro de deslocação mais fácil do que alguns concorrentes, até mesmo perante o meu Dell.

Design

O Legion Slim 7 16″ de 13ª geração é um portátil para jogos mais fino da Lenovo. Foi concebido para satisfazer as exigências dos jogadores que executam títulos AAA, ao mesmo tempo que oferece um fator de forma discreto para o trabalho diário ou a criação de conteúdos. Este portátil está disponível nas cores Storm Grey (cor do dispositivo de teste) ou Glacier White, a sua construção totalmente em alumínio torna-o robusto, mas fino e leve.

A parte inferior do Slim 7 apresenta uma enorme variedade de aberturas de ventilação que ajudam a manter o sistema fresco sob a pressão de jogos intensos. Duas ventoinhas em cada extremidade atuam como entradas de ar, com mais ventilação ao longo da parte de trás do chassis para exaustão.

Colocar a entrada de ar por baixo do portátil é uma forma segura de acumular pó onde quer que esteja a jogar.

A moldura estreita do ecrã e não tátil não deslumbrou no teste de cobertura de cor, mas continua a ser um local impressionante para ver filmes e jogos. Um entalhe por cima da câmara Web ajuda a abrir a tampa, que se mantém bem fechada graças a um pequeno íman. Apesar de ser necessário um pouco de força para abrir, garante que a tampa não se abre acidentalmente durante o transporte, o que é tranquilizador, uma vez que o painel é suficientemente fino para apresentar uma flexão percetível.

Lenovo Legion Slim 7 16IRH8 ecra

Desempenho

No que toca ao desempenho, este portátil vem equipado com um poderoso processador Intel Core i9 de 13ª geração, gráfica NVIDIA RTX 4070, 32GB de RAM DDR5-5200 e um SSD de 1TB. Para o manter a funcionar de forma eficiente, a tecnologia Legion ColdFront 5.0 da Lenovo utiliza novas pás de ventoinha com um design melhorado do tubo de calor. Tal como todos os outros portáteis Legion que chegaram ao mercado este ano, o Legion Slim 7 utiliza o AI Engine+ proprietário da Lenovo, que é um chip de IA incorporado para otimizar jogos e aplicações. Por último, as suas opções de ecrã PureSight para jogos garantem tempos de resposta rápidos para jogos e cores precisas para a criação de conteúdos.
Testei-o em vários jogos, como Need For Speed, Call of Duty, Mortal Kombat 11, FIFA 23 e posso dizer que tanto a nível de grafismo e de desempenho, nunca me deixou mal. Mas atenção, se tiveres a opção de poupança de bateria ativada, os jogos vão perder bastante no desempenho.

O único problema é o aquecimento, tanto por baixo como na parte do teclado, convém teres uma boa base de refrigeração para ajudar na dissipação do calor.

Ecrã

O Lenovo Slim 7 vem com um ecrã de 16 polegadas, que proporciona o equilíbrio perfeito entre tamanho e desempenho, com um rácio de16:10, calibração de fábrica Pantone X-Rite e uma gama dinâmica elevada. Conta com uma taxa de atualização de até 240 Hz, uma gama de cores DCI-P3 até 100% e uma resolução de 3,2 K.

A câmara Web situa-se na parte superior do ecrã e pode ser configurada com uma webcam FHD, o que pode ser útil para os utilizadores do YouTube e do Twitch que fazem transmissões em direto. Na parte lateral direita do dispositivo, os utilizadores podem encontrar um interrutor e-shutter para desligar a webcam.

Teclado

O Lenovo Legion Slim 7 vem equipado com um enorme painel tátil em Mylar, teclado numérico e teclas de seta de tamanho integral, este teclado tem batimentos de teclas fluidos e rapidíssimos para todas as necessidades criativas e de gaming. Com um tamanho de 1,5 mm para uma pressão suave, iluminação RGB opcional por tecla com o software de iluminação Legion Spectrum interno. O touchpad também é suave e reativo, mas forma-se um pequeno espaço ao longo da extremidade inferior quando se clica. A Lenovo descreve o teclado como sendo resistente a derrames, mas esta lacuna pode levar os utilizadores a porem isso à prova e acabar por correr mal.

Lenovo Legion Slim 7 16IRH8 teclado jpg

Bateria

O Legion Slim 7 está equipado com uma grande bateria de 99,9 Watt-hora, que é fornecida de série em todas as configurações. Além disso, a mais recente tecnologia Super Rapid Charge permite-te recuperar 70% da carga da bateria com apenas um carregamento de 30 minutos. O Legion Slim 7i também pode ser carregado com um carregador USB-C (até 135 W) através da porta no lado esquerdo do dispositivo.
Apesar de tudo e para um portátil deste calibre, acho que a bateria poderia durar mais tempo, pois 3h45 min é pouco. Se ativares o modo poupança de bateria, já chega a durar perto de 6h.

Portas de entrada e conectores

Alguns aspetos do design fazem com que o Slim 7 seja definitivamente um portátil para jogos. Tal como os outros Legions, tem uma saliência na traseira para acomodar a refrigeração extensiva necessária, bem como algumas das portas.

As ligações ao longo da extremidade traseira incluem o conetor de alimentação, três portas USB 3.2 Gen 2 Tipo A (uma sempre ligada para carregar dispositivos portáteis) e uma saída de vídeo HDMI que suporta vídeo 8K a 60Hz. O flanco direito contém um interruptor de privacidade da webcam e uma ranhura para cartões SD. Finalmente, o lado esquerdo oferece duas portas USB 3.2 Gen 2 Type-C com DisplayPort e fornecimento de energia e uma entrada para auscultadores de 3,5 mm.

Embora este seja um conjunto de portas bastante impressionante para um portátil fino, alguns jogadores poderão lamentar a falta de uma porta Ethernet.

Lenovo Legion Slim 7 16IRH8 portas jpg

Software

O Lenovo Legion Slim 7, vem acompanhado por algum software como o Lenovo AI Engine+, o Lenovo Vantage e o Legion ColdFront 5.0.

Lenovo AI Engine+

O Lenovo Legion AI Engine+ é um sistema de hardware, software, firmware e suporte de controladores que identifica de forma inteligente quando um jogo é iniciado e optimiza o desempenho do sistema para proporcionar os mais elevados FPS. O Legion Slim 7 está equipado com o chip LA2-Q AI da Lenovo, que alimenta uma ferramenta de aprendizagem automática baseada em software que monitoriza as taxas de fotogramas nos jogos e ajusta as ventoinhas do sistema e a distribuição de energia para obter o melhor desempenho possível. O AI Engine pode ser ativado na aplicação Lenovo Vantage.

Lenovo Vantage

O software Lenovo Vantage contém todas as nossas definições e personalizações. Podemos personalizar cada definição a nosso gosto. Ver os sinais vitais do sistema, ajustar os perfis térmicos, otimizar as aplicações, obter atualizações críticas do sistema e muito mais. Sob as opções do Legion Edge, verás algumas definições rápidas convenientes e úteis.

Legion ColdFront 5.0

O novo Legion ColdFront 5.0 utiliza software juntamente com o hardware mais recente da Intel e da NVIDIA para criar uma máquina termicamente mais eficiente, mais silenciosa e mais fresca.
O ColdFront 5.0 utiliza uma ventoinha dupla e um tubo de calor híbrido que puxa o ar mais frio para o sistema, a partir de cima do teclado e das tampas inferiores, e empurra o ar quente para fora dos lados e da parte de trás do sistema.

O Legion Slim 7 tira partido de uma funcionalidade de combustão dupla, o que significa que o sistema pode levar a CPU e a GPU simultaneamente a níveis de potência mais elevados para taxas de fotogramas consistentes (até 135 watts de TDP).

A peça final do puzzle são os modos térmicos – o que permite aos utilizadores premir Fn + Q para passar do modo de desempenho (tensão elevada da CPU, velocidades elevadas da ventoinha) para o modo silencioso (tensão mais baixa da CPU, velocidade mais baixa da ventoinha, melhor bateria) e modo equilibrado (gestão automática diária).

Veredicto:

A série Lenovo Legion é uma poderosa linha de computadores portáteis para jogos, alguns dos quais rivalizam com a potência dos computadores de secretária. Para quem gosta de portabilidade e de jogar em qualquer lugar, tem aqui uma boa opção de compra.

 

 

9.5

Nota final

Pros
  • Fino para um portátil gaming
  • Aspeto minimalista e moderno
  • Teclado de tamanho normal com touchpad grande
  • Leitor de cartões SD e interrutor de segurança da câmara Web
Cons
  • Bateria poderia durar mais
  • Aquece bastante
Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.