Análise – ASUS ROG Phone 5

47 visualizações
0

Pela primeira vez, temos para análise um smartphone, o ASUS ROG Phone 5, um smartphone virado para o gaming que foi lançado em março de 2021.

A ASUS lançou várias versões do ROG Phone 5 e nós nas últimas semanas tivemos o privilégio de testar o ROG Phone 5 – 12GB/256GB Phantom Black.

Para começar, vamos falar sobre o que vem na caixa quando a abrires:

  • Smartphone (lógico);
  • Carregador 65W
  • Cabo USB-C
  • Manual do utilizador
  • Uma capa de plástico rígido
  • Agulha para abrir a gaveta do cartão SIM
  • Autocolantes com o logo da ASUS ROG

o que vem na

Por falar na caixa, podemos dizer que tem um visual interessante, onde podemos usar o smartphone para interagir com AKIRA através da realidade aumentada.

Design:

O ASUS ROG Phone 5 apresenta um visual bastante apelativo. Ao pegar no Smartphone nota-se que é ligeiramente pesado (239g) o que pode não agradar a alguns utilizadores e grande (173.0mm de comprimento, 77.0mm de largura e 9,90mm de espessura). No painel traseiro de vidro com Gorilla Glass 3, encontramos o logo da ROG com LEDs RGB e uma moldura onde alberga a câmara tripla.

O logo pode ser personalizado para qualquer cor e nível de intensidade de brilho. Há oito efeitos de animações, assim como é possível configurar para que ele reaja às chamadas ou notificações recebidas. Também é possível sincronizar o LED com músicas e jogos

No painel frontal temos um ecrã AMOLED com Gorilla Glass Victus de 6.78 polegadas com uma ligeira moldura na base e no topo, onde esconde a câmara frontal e as colunas.

Na lateral direita temos os botões do power e do volume e os air triggers 5 nas extremidades.  Na lateral esquerda temos a porta USB-C, uma conexão proprietária que serve para conectar os acessórios como o AeroActive Cooler 5 e a slot para o cartão SIM. Na parte debaixo podemos encontrar uma ficha para os auscultadores de 3.5mm e outra porta USB-C.

Ecrã

O ROG Phone 5 vem com um ecrã AMOLED de topo de 144 Hz/1 ms protegido pelo vidro mais resistente de sempre Corning Gorilla Glass Victus, com taxa de amostragem tátil de 300Hz – construído pela Samsung – proporcionando uma experiência gaming super-suave, com uma latência tátil ultrabaixa de 24.3ms. O nível de brilho é bom o que garante boa visibilidade fora de casa.

Som

O sistema de áudio GameFX do ROG Phone 5 incorpora dois altifalantes simétricos de 7 ímanes para efeitos de som estéreo equilibrados. Sem dúvida um dos melhores sistemas de som que já vimos, com uma ótima qualidade tanto a jogar como a ouvir música.

Dispõe de uma ficha para auscultadores de 3.5mm, e um DAC ESS de classe Hi-Fi para processamento de áudio sem perdas.

Desempenho

O ASUS ROG Phone 5 vem equipado com Snapdragon 888 e permite fazer overclock para extrair o máximo de desempenho com o Modo X ativado.

O Modo X tem múltiplos perfis de sistema para proporcionar ainda mais definições de performance e ferramentas de afinação de performance, para que possas adaptar instantaneamente o ROG Phone 5 ao que pretendes.

No teste do AnTuTu obteve 826657 pontos.

teste antutu

Bateria

A bateria de 6000 mAh dentro do ROG Phone 5 vem com um carregador HyperCharge de 65W, para que possas obter o suficiente para utilização diária com uma carga curta. A bateria é dividida em dois, com uma PCB no centro.

Com este novo carregador consegues carregar o smartphone em menos de 1h.

Asus ROG Phone Dual cell battery

Câmaras

O ROG Phone 5 dispõe na traseira três câmaras, a principal grande angular Sony IMX686 de 64 MP, uma câmara secundária de 13 MP, e uma câmara de 5 MP para macro.

Na frente vem com uma câmara de 24 MP para selfies.

As câmaras nunca foram o grande forte dos Smartphones Gaming e apesar de durante o dia ter uma boa imagem com bom equilibro de cores, durante a noite já teve alguma dificuldade em apresentar boa imagem.

Se optares por fazeres vídeos, o ROG Phone 5 é capaz de gravar até 8K a 30 fps com a câmara principal, mas se quiseres ter a melhor estabilização e fluidez é melhor reduzires a resolução para 4K, sendo também possível gravar nesta resolução com a ultra-wide.

O modo de Vídeo Profissional bem como as funções de Zoom Livre, Filtro de Vento e Foco Acústico irão dar um toque de qualidade aos teus vídeos.

Jogos:

Jogamos COD Mobile, NFS no Limits e Horizon Chase e digamos de passagem que todos apresentaram um excelente desempenho, rápidos a abrir e a começar a jogar sem qualquer perca de framerate, ótima qualidade de imagem e som.

Resumindo: O ASUS ROG Phone 5 surpreendeu pela positiva, tanto a nível de desempenho como na qualidade de som, é sem dúvida um Smartphone que vai agradar a muitos Gamers por este mundo fora. Para quem procura um smartphone virado para a fotografia, este não será a melhor opção.

Se não te importas de desembolsar algo a rondar os €799 euros (a opção mais barata), então tens aqui uma excelente opção para jogares!!

O ASUS ROG Phone 5 foi cedido gentilmente para análise pela ASUS Portugal.

9.5

Recomendado

Nota final

Gostamos
  • Desempenho
  • Ecrã AMOLED 144 Hz
  • Som
  • Air triggers fazem diferença nos jogos
  • Bateria de 6000 mHa
  • Carrega rápido
Não gostamos
  • Peso e tamanho pode não agradar a todos
  • A câmara
Sobre o autor

Sara Fernandes

A Sara também faz parte da fundação da InforGames. Começou a jogar videojogos com o irmão. Gosta de jogos de Puzzles e simulação.

O teu endereço de email não será revelado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.