Análise – Bonkies

3 visualizações
0

Bonkies, é um jogo de puzzles sobre cooperação e construção no espaço que promete entregar essa experiência de uma forma muito criativa.

O jogo traz uma fórmula divertida onde o jogador precisa usar a cabeça para superar os mais diversos tipos de puzzles apresentados em cada nível, seja a solo ou no modo cooperativo.

Cada nível apresenta um espaço vazio, no qual vais precisar preencher com formatos específicos. O jogo entrega várias peças em formatos diferentes, no qual será necessário empilhares dentro desse espaço vazio até conseguires replicar a forma.

É uma premissa bem simples, mas o jogo consegue mantê-la divertida por muito tempo ao apresentar diversas variações de desafios. Seja a usar peças de vidro que não podem ser batidas senão acabam por partir ou a necessidade de construir uma base embaixo do espaço vazio para conseguires completá-lo.

A nível de jogabilidade, ao início pode ser um pouco complicado controlar o braço robótico e agarrar as peças, mas com o tempo vais conseguir dominar os movimentos e concluir os desafios mais rapidamente.

Sempre que termines o nível dentro do tempo estipulado, receberás uma banana, a qual serve para desbloquear personagens e níveis extras. Um incentivo simples, mas que pode levar alguns jogadores a melhorar o tempo nos em níveis anteriores.

Apesar de poderes jogar sozinho, Bonkies foi planeado na sua essência como um jogo cooperativo, e é aqui que o título realmente brilha. Neste modo podes convidar até três amigos para te ajudar, tornando tudo ainda mais divertido. Porém a comunicação é de extrema importância para que haja coordenação, caso contrário o caos vai reinar.

Os vários desafios que vão surgindo, como criar uma base para que os outros jogadores possam posicionar as peças em cima dela ou carregarem uma peça pesada em conjunto irão incentivar os jogadores a trabalharem sempre em equipa, mas basta um errar e pode complicar as coisas.

No entanto, esse foco na cooperação acaba por prejudicar um pouco a experiência para aqueles que desejam jogar sozinhos. Os níveis mais difíceis podem tornar-se frustrantes se não tiveres alguém para te ajudar. E para piorar, o jogo não conta com opção de jogar online, apenas conta com modo cooperativo local.

Apesar de se apresentar como um party-game, dificilmente encaixa nesse género de jogo.

Bunkies conta com um alto nível de dificuldade, mesmo jogando com amigos. Como já referi atrás, a comunicação é tudo, e o erro de um jogador pode custar muito para todos.

Recentemente, o jogo recebeu uma nova atualização. Essa atualização concentra-se num Chill Mode, que modifica aspetos do jogo que alguns jogadores acham um pouco desafiadores. O novo modo permite que os jogadores demorem o tempo que necessitarem com as suas construções e empurra ainda mais as restrições de tempo necessárias. Também torna certos blocos mais leves e fáceis de manobrar, além de fazer com que os blocos

Bonkies é uma experiência cooperativa incrível. Caso tenhas a oportunidade de jogar com amigos, irás ter uma experiência única e divertida. Se gostas de um bom desafio, este jogo com certeza vai te manter ocupado por bastante tempo.

hotel Produtora: Studio Gauntletcontrol Género: Puzzle, Party-Game
settings Editora: Crunching Koalasplayers Jogadores: 1-4
cross platform Plataformas: Switch, PC, PS4, Xbox Onecalendar Data de lançamento: 29 de janeiro de 2021

 

8.0

Author's rating

Nota final

Gostamos
  • Puzzles desafiantes
  • Modo cooperativo bastante divertido
  • Variedade de níveis
Não gostamos
  • Alguns níveis podes ser frustrantes se jogados a solo
  • Falta modo online
  • Não é realmente um party-game
Sobre o autor

Fernando Costa

É o fundador da InforGames. Começou a ter interesse pelos videojogos através do Spectrum +2 128k. Gosta de jogos de Estratégia, Corridas e Luta. Apesar de já ter jogado em várias consolas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição!

O teu endereço de email não será revelado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.