Análise – Monitor Gaming Philips Momentum 329M1RV

75 visualizações
0

Nas últimas semanas tive o privilégio de testar o Monitor Gaming da Philips, o Momentum 329M1RV.

O Momentum 329M1RV junta-se aos 559M1RYV e 279M1RV como parte da gama de monitores Philips Designed for Xbox. Como seria de esperar para um ecrã com essa referência, o 329M1RV vem com uma série de características concebidas para tirar o máximo proveito da Xbox Series X, incluindo definições de imagem personalizadas (com etiqueta Xbox).

Posso dizer que tive a sorte de usar este monitor por mais de um mês tanto para trabalho como para jogar, o que me deu tempo suficiente para descobrir várias coisas para se gostar e muito pouco em termos de reclamações.

Embora o design básico não tenha mudado, a qualidade geral da imagem é um grande avanço em relação aos modelos do ano passado, com cobertura de gama muito melhorada e um aumento significativo no brilho. As opções de conectividade também foram melhoradas, com uma enorme quantidade de portas que devem agradar até aos utilizadores mais exigentes como podes ver na imagem seguinte.

Momentum 329M1RV conectividade

Quando liguei o monitor pela primeira vez, fiz algumas experiências para encontrar a melhor combinação de configurações para tirar o máximo proveito do 329M1RV. Felizmente, a calibração pronta para uso é decente e deve ser adequada para a maioria dos utilizadores. Se preferires uma imagem mais vívida e saturada, isso pode ser facilmente obtido.

Para os criadores de conteúdo, o monitor responde bem à calibração e pode ser levado a altos níveis de precisão adequados para trabalhos críticos de cores, no entanto, a cobertura do AdobeRGB não está bem à altura dos níveis dos monitores topo de gama, pelo que esta não seria a minha primeira escolha para utilizar num ambiente profissional. No entanto, este é um monitor de gaming, e para isso, é excelente!

O que vem na caixa?

O Momentum 329M1RV da Philips vem bem embalado, sendo a maior parte da embalagem interna feita de cartão. O suporte pesado vem em duas peças e utiliza um parafuso que não necessita de ferramentas para as juntar, com um simples encaixe para unir o monitor ao suporte.

Dentro da caixa está o monitor, suporte, cabo de alimentação, e um cabo compatível HDMI 2.1 de alta velocidade, cabo DisplayPort, e cabo USB-C.

Considerando que o Momentum 329M1RV suporta KVM com comutador automático, fiquei surpreendido por não haver nenhum cabo USB-B para USB-A incluído. Claro que podes adquirir um a bom preço nos retalhistas online, por isso não é realmente preocupante, mas recomendaria que arranjasses um se gostas de ligar vários dispositivos ao teu monitor.

Design e construção:

O Momentum 329M1RV tem um estilo muito subtil, tendo mais em comum com as televisões modernas do que a maioria dos monitores de jogos. Poderia ser visto como um pouco simples, mas a excelente qualidade de construção confere-lhe, em vez disso, uma sensação mais contida e premium.

A maior parte da traseira é de plástico liso de textura preta mate rodeado pelos LEDs Ambilight, com uma secção triangular brilhante a partir do topo do painel. Não é tão excêntrico como muitos monitores de jogos, mas para quem usa o monitor sempre junto à parede ou mesmo fixo na mesma, não irá fazer grande diferença.

Philips Momentum 329M1RV rear

Apoiando o monitor, o suporte volumoso e pesado é excecionalmente robusto. A maior parte do suporte é de metal, com o conjunto a pesar cerca de três quilos. Os ângulos afiados e o acabamento cinzento gunmetal dão ao Momentum 329M1RV uma estética muito elegante.

Para quem tem pouco espaço na secretária provavelmente o suporte irá atrapalhar um pouco, pois sobressai cerca de 10cm em relação ao monitor. Felizmente, o Momentum 329M1RV é compatível com a montagem VESA, pelo que podes usar um braço de monitor ou um suporte de terceiros se precisares de poupar algum espaço.

Philips Momentum 329M1RV side

Existe uma gama completa de ajustes ergonómicos: A altura pode ser ajustada em 130mm, inclinada em -5°/+15°, e giratória +/-20°. Embora não haja recortes para a gestão dos cabos, existe um clip na parte de trás do suporte para prender os cabos.

O joystick que controla as várias funções e menus e serve para ligar/desligar o monitor é colocado na parte de trás, do lado direito do monitor. Gostei do facto de ser quase silencioso na sua utilização, e só faz realmente barulho quando se clica nele. A navegação através da IU é rápida e intuitiva, com menus dispostos de forma sensata e resposta instantânea do joystick. Aqui o único problema é que, se és daqueles que gosta de colocar o monitor fixo na parede terás dificuldade em aceder ao joystick.

O 329M1RV também tem o Philips Ambiglow que funciona extremamente bem. É um conceito tão simples, mas que faz uma enorme diferença para a imersão de jogos e filmes.

Para além de seguir a ação no ecrã, o Ambiglow pode também pulsar juntamente com a tua música, ser ajustado a uma cor estática à tua escolha para fornecer iluminação tendenciosa, ou pode exibir também alguns outros efeitos de mudança de cor.

Conetividade e Resoluções Suportadas:

O Momentum 329M1RV tem um conjunto excecional de opções de conectividade: 3x HDMI 2.1, USB-C e DisplayPort 1.4 estão disponíveis para ligar os teus ecrãs, com uma porta USB-B a montante para ligar o hub USB 3.2 ao teu PC, 4x portas USB-A (incluindo duas portas de carga rápida B.C 1.2), e uma saída de áudio de 3,5mm.

O Momentum 329M1RV suporta as seguintes resoluções otimizadas:

HDMI 2.1: 3840*2160 @ 144Hz

DisplayPort: 3840*2160 @ 144Hz

USB-C: 3840*2160 @ 120Hz

Qualidade de imagem:

O Momentum 329M1RV foi concebido para jogos de consola topo de gama. Tem um excelente painel IPS, com uma taxa de atualização máxima de 144Hz quando ligado através de DisplayPort ou HDMI 2.1. Também obtém suporte para Taxa de Atualização Variável (VRR), desempenho HDR decente, Baixa Latência Automática, e cores de gama bastante vívidas.

IMG 20220327 161029 0

Existem predefinições adicionais para pouca luz azul, assistir filmes, algumas predefinições de jogos e um modo sRGB. Podem ser úteis em certos cenários, mas eu prefiro uma imagem natural para todo o tipo de uso. O modo sRGB provavelmente dececionará qualquer um que precise usar ou prefira essa configuração, pois só funciona com 100% de brilho (alterar o brilho no modo sRGB muda para 6500K).

Brilho, contraste e cor:

O Philips Momentum 329M1RV tem um excelente pico de brilho de 621 cd/m², o que torna o monitor fácil de ver numa sala com bastante iluminação. Infelizmente, com brilho total, isso aumenta o nível de preto para 0,61 cd/m², o que dá às cenas escuras um tom cinza, embora não afete negativamente o nível de detalhe visível nas áreas escuras. A taxa de contraste de 1020:1 é média para um ecrã IPS. Com o brilho otimizado em 200 cd/m², o nível de preto foi reduzido para 0,22, o que é muito melhor e adequado para visualização em salas escuras ou com pouca iluminação, embora o contraste seja reduzido para 910:1.

Os ângulos de visão são excelentes; o 329M1RV mantém a saturação e clareza da cor mesmo em ângulos extremamente largos. A uniformidade da luminosidade e a precisão da cor são também consistentes em todo o ecrã, com desvios impercetíveis nos cantos que requerem equipamento de medição para detetar.

O Monitor Philips 329M1RV já se encontra à venda em Portugal e o preço varia entre os €1046 euros e os €1121 euros, dependendo da loja.

Conclusão:

O Philips Momentum 329M1RV é um excelente monitor para jogos de consola quer na Xbox Series X (e PS5), bem como jogos de PC de última geração (convém que se tem uma boa gráfica para tirar proveito). Os proprietários da Xbox Series S ou mesmo da Xbox One X ainda obterão alguns dos benefícios dos recursos avançados.

Se estás a pensar trocar de monitor, definitivamente vale a pena investir no 329M1RV, não só para o presente como para o futuro.

O 329M1RV é um fantástico monitor multiusos. Se utilizas vários dispositivos, vais adorar a variedade de opções de conectividade e os recursos KVM. É suficientemente brilhante e vívido para ser apreciado em todas as condições de iluminação, e a precisão das cores é muito boa. A capacidade de resposta também é excelente e funciona muito bem para jogos rápidos.

No entanto, há algumas áreas que poderiam ser melhoradas: O contraste é meramente médio, e os níveis elevados de preto em pleno brilho mancham a experiência quando se vêm cenas muito escuras em jogos ou filmes. As configurações base são utilizáveis, mas é preciso um pouco de teste para obter a imagem correta.

No geral, adorei usar o Momentum 329M1RV da Philips. Se estiveres à procura de um monitor maior para a tua consola ou jogos de PC, esta é uma ótima escolha. Apesar dos pequenos inconvenientes em contraste e níveis de preto, estes são mais do que ofuscados pelo soberbo desempenho em termos de cor e jogos. O tempo que utilizei o monitor fiquei bastante impressionado com o quão perspicaz e imersivo é. Qualquer pessoa que escolha este monitor ficará certamente feliz com a sua compra.

Agradecemos à Philips, pela cedência do monitor Philips Momentum 329M1RV para teste.

9.0

Recomendado

Nota final

Gostamos
  • • Ecrã brilhante e vivido
  • • Ótimo para jogos e filmes
  • • Várias opções de conectividade
  • • Ambiglow nos quatro lados
  • • Boa qualidade de som
Não gostamos
  • • Contraste médio
  • • Baixo nível de pretos
  • • O joystick colocado atrás
Sobre o autor

Fernando Costa

É o fundador da InforGames. Começou a ter interesse pelos videojogos através do Spectrum +2 128k. Gosta de jogos de Estratégia, Corridas e Luta. Apesar de já ter jogado em várias consolas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição!

O teu endereço de email não será revelado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.