Ano novo, novos hábitos: como os smartwatches podem ser um verdadeiro aliado

Ano novo, novos hábitos: como os smartwatches podem ser um verdadeiro aliado

39 Visualizações
0

Mais de metade da população europeia não está satisfeita com a sua saúde física, revelou o Huawei European Health Survey 2023, um estudo promovido pela Huawei. Entre os utilizadores de smartwatches, 88% concordam que a utilização de funcionalidades de monitorização do seu dispositivo inteligente melhorou a sua saúde física geral. A pensar no novo ano, a Huawei explica de que forma os smartwatches podem ter um impacto positivo na saúde e bem-estar dos utilizadores e como podem ajudar a atingir novos objetivos em 2024.

A maioria dos inquiridos (87%) considera que a monitorização regular dos indicadores de saúde é um fator essencial para manter o bem-estar geral. Valorizam a personalização dos planos de acordo com as necessidades individuais, a melhoria da qualidade de vida, a consistência das rotinas e o incentivo de medidas preventivas. Smartwatches como o HUAWEI Watch GT 4 revelam-se um verdadeiro aliado na adoção de estilo de vida mais saudável em várias vertentes.

Praticar exercício físico regular

91% dos europeus têm como objetivo melhorar pelo menos um aspeto do seu estilo de vida, sendo o exercício físico diário uma das prioridades (34%). Contudo, mais 70% da população admite precisar de motivação adicional ou perder frequentemente a motivação para implementar hábitos de vida mais saudáveis. Após a utilização regular de um smartwatch, 47% confirma ter aumentado a frequência do exercício físico e 41% prolongou a duração do mesmo.

O HUAWEI Watch GT 4 está equipado com uma série de funcionalidades inteligentes, concebidas para ajudar o utilizador a superar os seus recordes de fitness. Através de avaliações e sugestões desportivas profissionais, o utilizador recebe orientações com base científica para se exercitar de forma mais eficiente. Esta abordagem ajuda-o a maximizar o seu potencial, a melhorar o seu desempenho e a entender melhor os efeitos de cada exercício.

Adotar uma dieta mais saudável

A alimentação saudável é uma das maiores preocupações (35%), mas nem sempre a adotação de novos hábitos alimentares é fácil. Para ajudar o utilizador a manter o foco e alcançar os seus objetivos, a Huawei desenvolveu a aplicação Stay Fit, exclusiva do HUAWEI Watch GT 4, que tem como objetivo ajudar o utilizador a gerir a ingestão de calorias, o consumo de calorias em cada atividade ou em repouso, assim como o défice calórico – tudo adaptado às necessidades do corpo do utilizador.

Graças ao uso regular de dispositivos inteligentes e às recomendações fornecidas, 28% dos europeus conseguiram fazer alterações positivas na dieta e adotaram um estilo de vida mais ativo e saudável.

Monitorizar a saúde e bem-estar

Além da monitorização regular da saúde e bem-estar, os smartwatches contribuem para a deteção precoce de potenciais problemas de saúde, promovendo uma intervenção médica atempada. Segundo o estudo, mais de 74% dos inquiridos procuraram aconselhamento médico após receberem alertas do smartwatch para indicadores de saúde anormais e 63% visitaram o seu médico para uma análise mais detalhada.

No que toca a monitorização destes parâmetros, o HUAWEI Watch GT 4 destaca-se também pela gestão de ciclo menstrual. Esta funcionalidade analisa e estuda, de forma inteligente, os indicadores fisiológicos das utilizadoras, como o ritmo cardíaco durante o sono, a temperatura corporal, o ritmo respiratório e muito mais, para prever os ciclos menstruais. Esta tecnologia pode beneficiar muitas pessoas, permitindo-lhes fazer alterações ao seu estilo de vida em alturas cruciais do mês.

Incorporar melhores hábitos de sono

Um sono de qualidade é fundamental para um bem-estar geral e os smartwatches são a ferramenta ideal para ajudar os utilizadores a compreenderem e melhorarem os seus hábitos de sono. Segundo o estudo, 82% dos europeus manifestaram interesse em monitorizar a qualidade e quantidade de horas de sono, sendo que 35% apresenta distúrbios de sono.

Ao analisar a duração, os ciclos e as interrupções do sono, estes dispositivos fornecem informações valiosas que permitem aos utilizadores fazerem ajustes no seu estilo de vida, de forma a otimizar o sono e, consequentemente, promover um melhor bem-estar físico e mental. Mais de um terço da população (39%), assume ter melhorado os hábitos de sono com a ajuda de um smartwatch e 62% mantém a monitorização regular dos parâmetros de sono.

Gerir os níveis de stress

De uma forma geral, a atual rotina dos europeus contribui para níveis de stress elevados, sendo que 82% pretendem melhorar a gestão do mesmo. Através dos dados da variabilidade da frequência cardíaca, os smartwatches conseguem medir os níveis de stress e fornecer exercícios de respiração assistidos e sugestões de atividades de relaxamento. A incorporação destas funcionalidades na rotina ajuda a criar resistência aos fatores de stress e promove um estado mental mais saudável.

Estudo sobre o impacto dos smartwatches na saúde e bem-estar

O Huawei European Health Survey 2023, estudo promovido pela Huawei e conduzido pela Ipsos, procurou apurar a diferença entre os hábitos de saúde dos utilizadores de smartwatches e dos não utilizadores e qual o seu impacto na saúde e bem-estar geral. As conclusões demonstram que o uso regular de smartwatches melhorou os comportamentos de saúde e, por conseguinte, os utilizadores têm uma maior noção dos indicadores de saúde, monitorizam-nos mais regularmente e fazem mais alterações em prol da sua saúde.

Em 2023, 87% dos utilizadores de smartwatches adotaram novos comportamentos saudáveis com base nas informações do seu dispositivo, com uma média de duas alterações por utilizador. O objetivo da Huawei, para 2024, é continuar a promover a literacia em saúde e bem-estar e ajudar os utilizadores a atingirem os seus objetivos.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.