Apenas 11% dos CIOs completou a implementação de IA.  Desafios de dados e de segurança travam a adoção

Apenas 11% dos CIOs completou a implementação de IA. Desafios de dados e de segurança travam a adoção

14 visualizações
0

Para 84% dos CIOs a Inteligência Artificial (IA) será tão significativa para as empresas como foi o aparecimento da internet. No entanto, apenas 11% afirma ter implementado completamente a tecnologia, citando uma série de desafios técnicos e organizacionais, com destaque para a segurança e para a infraestrutura de dados, que devem primeiro ser superados.

Estes dados são resultado de um novo inquérito da Salesforce, CRM de Inteligência Artificial,  a 150 CIOs de empresas com 1.000 ou mais colaboradores, oferecendo uma perspetiva sobre o estado atual da IA nas empresas, assim como os obstáculos que devem ser abordados e superadores à medida que as empresas desenvolvem as suas estratégias de IA.

As principais conclusões incluem:

  • Os CIOs sentem pressão para serem especialistas em IA. Mais de metade (61%) dos CIOs sente que é esperado que saibam mais sobre IA do que realmente sabem, e os seus pares de outras empresas são a sua principal fonte de informação.
  • Os CIOs concordam que a IA é uma tecnologia revolucionária, mas são cautelosos. A larga maioria (84%) dos CIOs acredita que a IA será tão significativa para os negócios como foi a internet, mas 67% está a adotar uma abordagem mais cautelosa em comparação com outras tecnologias.
  • O foco da TI está nas iniciativas de dados, antes de apostar na IA. Os CIOs reportam gastar uma média de 20% dos seus orçamentos em infraestrutura e gestão de dados, em comparação com 5% em IA. As maiores preocupações dos CIOs em relação à IA são as ameaças à segurança ou privacidade e a falta de dados fiáveis.
  • Os parceiros de negócios devem reavaliar os seus prazos para a IA. Dois terços dos CIOS (66%) acredita que irá ver retorno do investimento (ROI) em IA, mas 68% considera que os seus parceiros de negócio têm expectativas irrealistas sobre quando é que esse ROI será alcançado.
  • Os CIOs veem um desfasamento entre departamentos no que toca à IA. Embora funções como o atendimento ao cliente sejam vistas como tendo mais casos de uso de IA, são também percecionadas como as que estão menos preparadas para a tecnologia.

“A IA generativa é uma das tecnologias mais transformadoras deste século”, diz Juan Perez, CIO da Salesforce. “Esta investigação faculta uma visão das bases que os CIOs de vários setores e geografias estão a estabelecer para a implementação de uma IA verdadeiramente transformadora.”

A implementação de IA está atrasada em relação às expectativas dos stakeholders, introduzindo riscos

A utilização de IA está a aumentar rapidamente no local de trabalho, à medida que os stakeholders empresariais veem oportunidades de aumentar a eficiência. De facto, 77% dos CIOs afirma ter um bom ou excelente apoio executivo no que diz respeito ao valor da IA. No entanto, os CIOs estão preocupados com a urgência dos seus parceiros de negócio, com 68% a acreditar que existem expectativas irreais sobre quando será visto, por exemplo, o retorno do investimento.

Muitos líderes empresariais nas áreas de vendas, marketing, serviço e e-commerce consideram que já implementaram totalmente a tecnologia nos seus fluxos de trabalho. Há evidências de que grande parte desta adoção não foi sancionada, o que introduz riscos significativos de segurança, já que os trabalhadores podem enviar dados sensíveis através de modelos de IA não protegidos.

Por outro lado, apenas 11% dos CIOs — com o seu maior conhecimento técnico e visão mais abrangente da organização — afirma ter implementado completamente a IA, o que representa uma diferença de 18 a 38 pontos percentuais em relação aos seus colegas das áreas de negócio.

“A adoção de ferramentas de IA generativa por parte dos trabalhadores está a inaugurar uma nova era de ‘IA sombra’, o que sublinha a urgência de implementar ferramentas fiáveis,” explica Juan Perez.

Os CIOs abordam os dados e a segurança como uma preparação para a IA

O ritmo lento de implementação de estratégias e ferramentas de IA sancionadas a nível empresarial pode ser atribuído ao foco no trabalho preparatório que os CIOs precisam de abordar primeiro.

Dada a natureza transformadora da IA, 67% dos CIOs afirma estar a adotar uma abordagem mais calculada no que respeita à sua implementação, em comparação com outras tecnologias. Embora existam muitos obstáculos a considerar, os relacionados com segurança e dados são os mais comuns.

Enquanto as preocupações com a segurança podem ser resolvidas através da escolha de fornecedores com infraestruturas de segurança robustas e salvaguardas éticas e de credibilidade, garantir que os dados que sustentam a IA sejam recentes, de elevada qualidade e acessíveis é um desafio particularmente exigente, mencionado por vários entrevistados de diferentes setores.

Reconhecendo que precisam de organizar os seus dados antes de poderem abraçar completamente a IA, os CIOs estão atualmente a alocar, em média, quatro vezes mais orçamento para iniciativas de dados.

“As iniciativas de dados não são novas, mas encontram-se num nível sem precedentes de urgência e priorização,” explica Perez. “Praticamente todas as empresas com que falo estão a redirecionar recursos para garantir que os seus dados sejam integrados, acessíveis e relevantes.”

Ainda assim, os CIOs sentem incerteza sobre quanto devem alocar para a IA nestes primeiros dias da tecnologia. Apenas 47% está confiante de que alocou a quantia certa do orçamento para iniciativas de IA.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.