ASUS revela motherboards e placas gráficas BTF com ligações ocultas

ASUS revela motherboards e placas gráficas BTF com ligações ocultas

30 Visualizações
0

A ASUS anunciou os ecossistemas ROG BTF e TUF Gaming BTF White, cada uma concebida para esconder cabos para que os construtores possam obter uma estética limpa e organizada, com PCs construídos para uma grande variedade de cenários. Esta inovação é realizada através de um conector PCIe de alta potência, em placas gráficas compatíveis com a slot de alta potência para placas gráficas nas motherboards BTF.

BTF vs. Advanced BTF

O ecossistema ASUS dos componentes BTF dá aos utilizadores muitas opções quando estão a planear uma construção com ligações ocultas. Com a combinação de um chassis BTF e uma motherboard BTF como a TUF Gaming B760M-BTF WiFi D4, os utilizadores podem esconder todos os cabos que se ligam diretamente à motherboard, incluindo os cabos que lhe fornecem energia, ligam a unidades SATA de 2.5”, a ventoinhas da caixa, e aos botões do painel frontal e portas de I/O.

No entanto, esses não são todos os cabos de um PC moderno equipado com uma placa gráfica potente. Os GPUs requerem frequentemente mais energia do que a ranhura PCIe x16 pode fornecer, pelo que exigem que os utilizadores liguem um cabo de alimentação PCIe. Para os utilizadores que preferem esconder também esse cabo, a ASUS oferece a abordagem Advanced BTF. As motherboards Advanced BTF incluem uma slot de alta potência para placas gráficas para fornecer toda a energia que uma placa gráfica BTF necessita. Os utilizadores irão precisar de uma placa gráfica com um conector PCIe de alta potência para construir um PC Advanced BTF.

A escolha topo de gama com ligações ocultas: a ROG Maximus Z790 Hero BTF

A ASUS está a estrear duas novas motherboards BTF que permitem construções com ligações ocultas, começando com a topo de gama ROG Maximus Z790 Hero BTF. Em termos de estética e especificações, esta placa premium segue muitas sugestões da ROG Maximus Z790 Dark Hero. Tal como a Dark Hero, apresenta tons sombrios, painéis blindados e dissipadores de calor VRM gigantescos. A iluminação Polymo na cobertura de I/O dá-lhe o destaque perfeito. Esta matriz microestrutural de luz e cor apresenta duas camadas de iluminação RGB que funcionam em conjunto para exibir um design ROG luminoso.

Apesar das semelhanças entre estas placas, elas acabam por ter um aspeto muito diferente com as ligações e os headers escondidos. Os elementos blindados da ROG Maximus Z790 Hero BTF estendem-se agora até ao fundo dos cantos da construção. As extremidades estão mais limpas e distintas. As funcionalidades de diagnóstico Q-Code e Q-LED que servem para refletir o estado do sistema são um pouco mais fáceis de aproveitar nos seus ambientes menos ocupados. Para qualquer construtor que se incline para uma estética de “menos é mais”, a ROG Maximus Z790 Hero BTF é um grande passo em frente.

Como uma das mais recentes motherboards ROG Z790, a ROG Maximus Z790 Hero BTF apresenta um conjunto de características de topo. Uma ranhura PCIe 5.0 x16 está pronta para os melhores gráficos de hoje e de amanhã, e em linha com esta, está uma slot para placas gráficas de alta potência que permite aos utilizadores instalar uma placa gráfica BTF. Os dois conectores Thunderbolt™ 4 no painel traseiro estão prontos para suportar os periféricos da próxima geração a toda a velocidade, e o áudio ROG SupremeFX 7.1 emparelhado com um ESS® ES9218 Quad DAC™ para ligações no painel frontal oferece um áudio gaming nítido e claro, independentemente dos auscultadores ou colunas que os utilizadores liguem ao seu PC. Um conector USB de 20Gbps oferece aos utilizadores uma ligação a uma porta USB Type-C® de elevada largura de banda no painel frontal.

Com módulos reguladores de tensão com 20+1+2 fases de energia, cada uma classificada para lidar com até 90 amperes, a ROG Maximus Z790 Hero BTF está pronta para um processador Intel de topo. Cada fase de energia está classificada para até 90 amperes de saída, e cada uma oferece o fornecimento de energia mais limpo possível ao processador, mesmo sob as cargas mais elevadas.

O suporte M.2 amplo da ROG Maximus Z790 Hero BTF dá aos utilizadores opções topo de gama para construírem um sistema de armazenamento rápido e espaçoso. A ranhura PCIe 5.0 M.2 integrada permite-lhes instalar uma das unidades mais rápidas do mercado, e quatro ranhuras PCIe 4.0 M.2 adicionais permitem-lhes complementar ainda mais o seu armazenamento com unidades extra.

A ROG Maximus Z790 Hero BTF oferece aos utilizadores opções de rede topo de gama. O suporte para a norma WiFi 7 permite-lhes aceder à última geração de redes wireless (sem fios) quando emparelham esta motherboard com um router WiFi 7. Para aqueles que preferem ligações com fios, espera-lhes uma porta Ethernet de 2.5 Gbps de elevada largura de banda.

Por fim, a ROG Maximus Z790 Hero BTF oferece uma das mais recentes inovações da ASUS para o DIY: a slot PCIe Q-Release Slim. Com este mecanismo, os utilizadores não precisam de soltar um trinco complicado ou mesmo de premir um botão para libertar a sua placa gráfica da ranhura. Basta inclinar a placa na direção do mecanismo de bloqueio para a desbloquear automaticamente da ranhura PCIe. Isto torna as atualizações e a manutenção mais fáceis do que nunca.

Uma motherboard BTF com detalhes em branco: a TUF Gaming Z790-BTF WiFi

Atualmente, muitos construtores de PC estão a inclinar-se para o aspeto elegante e limpo de uma construção com tema branco. A ASUS já oferece uma linha de periféricos brancos, como monitores, caixas, placas gráficas, dissipadores AIO e muito mais, mas está agora pronta para adicionar uma motherboard BTF com tema branco à mistura. Apresentamos-te a motherboard TUF Gaming Z790-BTF WiFi.

O contraste marcante desta placa entre a sua PCB preto de alta qualidade e os seus revestimentos e dissipadores de calor brancos distingue-a das restantes. O design de conector oculto permite um dissipador de calor M.2 melhorado e expandido, garantindo um excelente arrefecimento para SSDs e um visual arrojado para a construção. Até a antena ASUS WiFi Q-Antenna tem um acabamento branco, assegurando que a tua construção tem um aspeto coeso.

Os construtores de PCs confiam nas motherboards TUF Gaming para oferecerem excelentes funcionalidades gaming, uma estética robusta e uma performance fiável. A TUF Gaming Z790-BTF WiFi entra na luta com uma solução de energia melhorada com 16+1+1 fases de energia, uma PCB de seis camadas, fichas ProCool, indutores em liga de metais e condensadores duradouros para um fornecimento de energia estável. Está mais do que preparado para um processador Intel Core da 14ª Geração. Tal como a ROG Maximus Z790 Hero BTF, a TUF Gaming Z790-BTF WiFi está pronta para uma construção BTF Avançada com a sua ranhura de alta potência para placas gráficas pronta para alimentar uma placa gráfica BTF.

O suporte WiFi 7 prepara os utilizadores para tirar partido da próxima geração de redes wireless com um router compatível, enquanto uma porta Ethernet Intel 2.5Gb fornece uma ligação com fios de alta velocidade. Os utilizadores encontrarão uma porta USB 20Gbps Type-C integrada no painel de I/O traseiro, pronta para fornecer velocidades de transferência de ficheiros incríveis para armazenamento externo, e um total de quatro ranhuras PCIe 4.0 M.2 permitem aos utilizadores instalar uma matriz de armazenamento espaçosa e rápida para a sua biblioteca gaming.

Duas opções de chassis para uma construção BTF

Na maior parte dos casos, os componentes PC DIY normais irão funcionar com uma motherboard BTF. Os utilizadores não precisarão de coolers para o CPU, fontes de alimentação, SSDs ou RAM especializados, mas precisarão de um chassis compatível. Os tabuleiros de motherboards padrão não permitirão que os utilizadores acedam às ligações de uma motherboard BTF.

Para compatibilidade imediata, a ASUS oferece duas opções. A primeira é o ROG Hyperion GR701 BTF Edition. Uma edição especial do nosso chassis premiado, o ROG Hyperion GR701 BTF Edition pega no conjunto de funcionalidades premium do original e adiciona recortes na bandeja da motherboard perfeitamente posicionados para os utilizadores acederem às ligações da sua motherboard BTF. Tal como a original, apresenta uma performance de arrefecimento extraordinário com o seu suporte de radiador duplo de 420 mm, quatro ventoinhas de 140 mm e um hub de ventoinhas incorporado. Oferece bastante espaço para as placas gráficas mais robustas e ajuda o processo de construção com uma câmara de gestão de cabos de 34 mm de profundidade com um canal de encaminhamento de 46 mm de largura.

Para dar ao TUF Gaming Z790-BTF WiFi uma casa perfeita, a ASUS está a lançar um novo chassis TUF Gaming: o TUF Gaming GT302 ARGB. Este chassis mid-tower branco deslumbrante está pronto para uma motherboard BTF, e oferece uma série de atualizações de arrefecimento e características inovadoras prontas para simplificar o processo de construção.

Para um excelente fluxo de ar imediato, o TUF Gaming GT302 ARGB inclui quatro ventoinhas ARGB de 140 mm. Unidades excecionalmente espessas – 28 mm de espessura – asseguram um fluxo de ar e pressão estática de topo. Uma vez que muitos construtores optam por dissipadores AIO a líquido para o CPU atualmente, a ASUS está a estrear uma nova funcionalidade com a GT302 que simplifica bastante o processo de instalação de um AIO: Todo o painel superior é destacável para que os utilizadores possam instalar e limpar facilmente o radiador.

O chassis GT302 também oferece um equilíbrio atraente entre tamanho e compatibilidade de componentes. Como torre de tamanho médio, não exige tanto espaço de secretária como a ROG Hyperion BTF, mas ainda assim consegue acomodar confortavelmente motherboards ATX e placas gráficas topo de gama com soluções de arrefecimento substanciais.

Placas gráficas BTF prontas para entrar na luta

Os utilizadores podem usar uma placa gráfica tradicional ou uma placa gráfica BTF para uma motherboard BTF; as ranhuras PCIe 5.0 x16 estão prontas para qualquer GPU que os utilizadores queiram instalar. Contudo, uma placa gráfica normal requer que o seu cabo de alimentação habitual seja ligado no local rotineiro – e esse cabo pode ficar saliente numa construção com ligações ocultas. É por isso que a ASUS desenvolveu duas placas gráficas BTF: a ROG Strix GeForce RTX 4090 BTF Edition e a TUF Gaming GeForce RTX 4070 Ti SUPER BTF White Edition. Em vez de utilizarem as tradicionais ligações de alimentação externas de 16 pinos, estas placas têm um conector PCIe de alta potência na parte inferior para transmissão de energia, um mecanismo não muito diferente do que a ASUS utiliza nos seus servidores de GPU. (Nota que, embora os utilizadores não precisem de uma placa gráfica BTF quando utilizam uma motherboard BTF, se comprarem uma placa gráfica BTF, terão de a instalar numa motherboard BTF).
Além do apelo estético de uma construção com conectores ocultos, o conector PCIe de alta potência oferece algumas vantagens. Por um lado, os utilizadores não terão de se preocupar se a caixa tem espaço horizontal suficiente para impedir que o cabo de alimentação do GPU seja pressionado contra o painel lateral. Em segundo lugar, serve como um ponto de fixação adicional à motherboard, pelo que ajuda na luta da fixação do GPU. E uma vez que se encaixa no lugar quando o utilizador está a instalar a placa gráfica, evita completamente o passo secundário de ligar um cabo de alimentação.

Uma vez que o conector PCIe de alta potência pode fornecer até 600 watts, adequa-se à placa gráfica mais potente que existe na linha da ASUS. Apresentamos-te a ROG Strix GeForce RTX 4090 BTF Edition. A ASUS não reinventou a roda para este GPU bestial: Oferece a mesma performance ultracompetitiva, 24 GB de GDDR6X, funcionalidades NVIDIA RTX 40 Series AI-accelerated, uma solução de arrefecimento potente e silenciosa e uma cobertura diecast como a ROG Strix GeForce RTX 4090 que os utilizadores já conhecem e adoram; mas parece melhor do que nunca sem um conector de alimentação externo de 16 pinos pendurado na lateral.

Para uma construção de conector oculto com tema branco, a ASUS oferece a TUF Gaming GeForce RTX 4070 Ti SUPER BTF White Edition. Mantém a performance, arrefecimento e estilo imaculado da TUF Gaming GeForce RTX 4070 Ti original – mas com o seu conector PCIe de alta potência, é uma excelente escolha para uma construção BTF, e apresenta um estilo branco neve que complementa perfeitamente a TUF Gaming Z790-BTF WiFi e a TUF Gaming GT302 ARGB.

O novo padrão para construções de demonstração

O design familiar das motherboards da ASUS, com todas as suas faces numa só direção, tem servido bem os clientes durante décadas, mas está na altura de uma nova abordagem. Durante demasiado tempo, os construtores de PCs recorreram a todos os truques existentes para manter os seus cabos limpos e arrumados. Está na altura de esconderes completamente esses cabos.

Com as motherboards ROG Maximus Z790 Hero BTF e TUF Gaming Z790-BTF WiFi, os utilizadores têm duas opções de ligações ocultas de alta performance prontas para simplificar o seu processo de construção e deixá-los com um PC limpo e de aspeto profissional. A ROG Strix GeForce RTX 4090 BTF Edition e a TUF Gaming GeForce RTX 4070 Ti SUPER oferecem um estilo complementar e uma performance gaming excecional, enquanto a ROG Hyperion GR701 BTF Edition e a TUF Gaming GT302 ARGB fornecem a compatibilidade que os utilizadores precisam em duas cores distintas.

Muitas mais opções de chassis BTF da BTF Alliance

Por mais orgulhosa que a ASUS esteja do aspeto e sensação do ROG Hyperion GR701 BTF Edition e do TUF Gaming GT302 ARGB, sabemos que os construtores gostam de ter um menu completo de opções quando estão a escolher um chassis para o seu próximo PC. É por isso que estabelecemos uma parceria com muitos dos maiores nomes da indústria de caixas para PC para criar a BTF Alliance. Através desta parceria, os utilizadores poderão escolher entre uma vasta gama de caixas para PC que são totalmente compatíveis com as motherboards ASUS BTF.

Os utilizadores começarão a ver estas opções de chassis serem lançadas no primeiro trimestre de 2024. Em janeiro, a Thermaltake, a Inwin e a Phanteks darão início à festa com caixas que incluem a Thermaltake Ceres 330 TG ARGB, a Inwin F5 e a Inwin D5. Em fevereiro, a Cooler Master lançará a MasterBox 600 e a Corsair lançará a sua série 6500. A Silverstone planeia lançar uma série SETA A2 de caixas para PC preparadas para BTF no primeiro trimestre de 2024. Os fãs da “be quiet!”, Lian Li e Aerocool ficarão satisfeitos por saber que todos estes fabricantes também têm designs de chassis BTF em preparação. Os utilizadores podem aguardar os seus anúncios nas próximas semanas.

Quanto aos chassis ASUS, a marca está a apontar para um lançamento no início do segundo trimestre de 2024. Para todas estas opções de chassis, é necessário ter em atenção que as datas de lançamento podem mudar. Consulta cada fabricante individualmente para obteres as informações mais atualizadas.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.