A exposição “Design You Can Feel” está agora aberta e gratuita ao público no Protein Studios, no bairro londrino de Shoreditch, de 17 a 22 de setembro, como parte do London Design Festival 2024. Uma exploração da materialidade, do artesanato e da inteligência artificial (IA), a exposição destaca o novo material inovador e sustentável Ceraluminum da ASUS e conta a história por detrás dos seus portáteis Zenbook.
Seis estúdios de design industrial e de produto foram selecionados e encarregados de explorar os modos como a forma, a cor e a textura podem ser combinadas para criar objetos ou momentos que despertam os sentidos. Cada uma das peças da exposição – desde mobiliário, iluminação e design de instalações – fala destas qualidades de formas diferentes.
A exposição apresenta uma peça especialmente concebida a partir de Ceraluminum pela Future Facility, o estúdio de design e investigação liderado pelos conceituados designers Kim Colin, Sam Hecht e Leo Leitner. Este novo conceito, SUSA, explora a relação entre os mundos digital e físico e questiona a forma como a tecnologia de inteligência artificial (IA) e a materialidade se podem combinar para criar objetos calmos e táteis, acabando por alterar a forma como experienciamos as interfaces digitais.
Comissões especiais da Future Facility e da Niceworkshop, criadas a partir de Ceraluminum na exposição “Design You Can Feel”. Créditos: Mark Cocksedge
Além disso, uma espreguiçadeira de alumínio do estúdio de design Niceworkshop, sediado em Seul, foi submetida ao processo de ceramização. Ambos os projetos são a primeira vez que o Ceraluminum é aplicado a objetos que não o portátil ASUS Zenbook.
Na “Design You Can Feel” também são apresentados trabalhos orientados para o futuro dos designers Fernando Laposse, Giles Miller Studio, Natural Material Studio e Studio Furthermore
Ao longo da exposição, a beleza natural do material Ceraluminum ganha vida. As dunas de areia esculpidas ao longo do espaço criam um ambiente envolvente, definindo caminhos para a exploração e a viagem entre a estética do mundo natural e as novas tecnologias
A exposição culmina com uma zona interativa onde os visitantes podem experimentar a mais recente série ASUS Zenbook. Estes computadores portáteis ultraportáteis, finos e leves, incluem ferramentas de IA avançadas e são revestidos com o material patenteado Ceraluminum. O material leve e duradouro pode ser utilizado para criar designs únicos e duradouros.
Zona interativa ASUS Zenbook na Exposição “Design You Can Feel”. Créditos: Mark Cocksedge
À descoberta do Ceraluminum
Entra no mundo do Ceraluminum, um material cerâmico de alta tecnologia que é reverenciada pelas indústrias aeroespacial e de relógios de luxo. Esta é uma inovação inédita na indústria, na qual a ASUS investiu quatro anos para afinar com precisão as cores, a textura e a dureza. Não é adicionado qualquer pigmento durante todo o processo, as cores distintas e a porosidade são controladas com precisão pela corrente elétrica, tensão e fórmula mineral. Como resultado, oferece uma resistência aos riscos e uma longevidade inigualáveis, com um aspeto único que presta homenagem ao mundo natural que inspirou a sua criação.
Além disso, o Ceraluminum proporciona um material mais sustentável e menos perigoso para o ambiente, substituindo os ácidos tradicionalmente utilizados na anodização do alumínio por um novo método de tensão mais elevada que utiliza água pura. O processo elimina compostos orgânicos, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e metais pesados das águas residuais, resultando num material 100% reciclável.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.