Um grupo de investigadores revelou ter descoberto uma falha que afetou o Banco Português de Gestão, e que estaria a permitir que dados sensíveis de clientes da entidade bancária fossem acedidos por terceiros.
A equipa de investigação da Cybernews, revelou que a 2 de maio, detetou uma má configuração nos sistemas da Nearsoft, um fornecedor de soluções bancárias digitais.
A má configuração permitiu a fuga de dados financeiros extremamente sensíveis de utilizadores pertencentes ao Banco Português de Gestão, um dos clientes da Nearsoft.
De forma alarmante, a fuga revelou também que o fornecedor de serviços do banco não cumpria as normas internacionais de segurança da informação, como a ISO27001 e a PCI-DSS, que são essenciais para as instituições financeiras. Quase nenhuma das informações sensíveis armazenadas estava encriptada ou com hash.
Os dados de utilizador divulgados incluíam:
Números de contas bancárias
Números IBAN
Saldos de contas
Documentos KYC (Conheça o Seu Cliente)
Números de cartões de identificação, incluindo números de identificação de cidadão
Endereços de email
Números de telefone
Números de contribuinte
Nomes
Locais de emprego
Profissão
Estado civil
Datas de nascimento
Endereços de residência
Respostas a perguntas de segurança
Segredos de autenticação
Tokens de sessão de banco online
A fuga de dados foi causada por uma falta de autenticação no painel de controlo Kibana da empresa – uma ferramenta online popular para pesquisar, visualizar e analisar dados armazenados.
De acordo com os investigadores, os dados dos clientes do banco estavam acessíveis a qualquer pessoa na Internet, desde abril.
Um grande motivo de preocupação é o facto de os dados terem sido atualizados em tempo real, deixando os utilizadores do banco vulneráveis a uma vasta gama de ataques. Um conjunto importante de dados dos utilizadores poderia ter sido explorado por hackers para roubo de identidade, fraude bancária, doxxing, definição de perfis financeiros, spam e campanhas de phishing.
A Cybernews contactou a Nearsoft a expor a falha grave, que foi entretanto resolvida. No entanto, a entidade não terá feito qualquer comentário sobre a falha.
A falha de segurança encontrada pelos investigadores afetou apenas o Banco Português de Gestão. No entanto, a base de clientes da Nearsoft inclui numerosas instituições financeiras que podem potencialmente encontrar riscos de segurança semelhantes.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.