Bicicleta de exercício dá acesso a eletricidade limpa dentro e fora da rede

Bicicleta de exercício dá acesso a eletricidade limpa dentro e fora da rede

32 visualizações
0

Os combustíveis fósseis são, de longe, os principais responsáveis pelas alterações climáticas globais, sendo responsáveis por mais de 75% das emissões globais de gases com efeito de estufa e por quase 90% de todas as emissões de dióxido de carbono. As cidades são os principais contribuintes para o aquecimento global, consumindo 78% dos recursos energéticos mundiais e produzindo mais de 60% das emissões de gases com efeito de estufa. Para ajudar a reduzir os efeitos das alterações climáticas, é necessária uma rápida mudança para as energias renováveis.

A bicicleta de exercício “HR Bank”, desenvolvida pela startup Tukas EV, tem como objetivo aumentar a utilização de energias renováveis, proporcionando acesso a uma fonte fiável de energia limpa tanto para os habitantes urbanos, que procuram reduzir o consumo de energia não renovável, como para as pessoas que necessitam de energia elétrica, que vivem nas zonas afetadas por catástrofes naturais ou guerras.

Mudança de mentalidade para a sustentabilidade

O apelo à energia sustentável e limpa surgiu como resposta às alterações climáticas e aos seus efeitos devastadores. Esta nova mentalidade exige soluções inovadoras de energia limpa que possam reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, utilizando a energia do sol, do vento, da água e, atualmente, até da força física humana.

Jonas Navickas, diretor executivo da Tukas EV e um dos criadores do “HR Bank”, afirmou que a ideia de fazer exercício não só para o bem-estar físico, mas também para um planeta mais verde, foi a primeira inspiração para criar o novo banco de exercício. “Os seres humanos desperdiçam quantidades incontáveis de energia, enquanto os recursos naturais são extremamente limitados. A necessidade de soluções de energia limpa não mudou, mas aumentou, alimentada pela mudança mais proeminente da sociedade para as energias renováveis. A nossa ideia era que uma pessoa que comprasse um banco de exercício poderia não só utilizá-lo como uma bateria externa, carregada a partir do sol ou da rede elétrica, mas também, na ausência de uma fonte de energia externa, poderia gerar energia ao pedalar.”

Fonte alternativa de eletricidade em circunstâncias extremas

De acordo com Navickas, a guerra na Ucrânia foi o impulso decisivo para a criação do “HR Bank”: “Quando começaram os bombardeamentos das infra-estruturas da Ucrânia, fiquei chocado com a visão de pessoas com muitas extensões a tentar obter eletricidade de um gerador para carregar os seus telemóveis. O acesso à energia elétrica é um elemento crucial para a subsistência de uma pessoa, o que constituiu a principal motivação para a equipa criar, aperfeiçoar e lançar um produto que pudesse resolver o problema”, acrescentou Navickas.

O recentemente revelado “HR Bank”, à primeira vista, assemelha-se a uma bicicleta de exercício clássica, mas pode gerar de 50 a 300W/h de eletricidade ao pedalar. A energia gerada pode ser armazenada numa bateria de 2 kWh, a quantidade de eletricidade suficiente para manter a luz acesa durante uma semana inteira. A energia necessária para recarregar a bateria também pode vir da rede elétrica, baterias de automóveis, energia solar ou eólica.

O “HR Bank” pode ser útil não só em situações de guerra, mas também, por exemplo, após inundações ou outras catástrofes naturais. As recentes inundações na região de Emilia-Romagna, no norte de Itália, consideradas o resultado das alterações climáticas e da forte urbanização, deixaram uma parte significativa da população local sem eletricidade durante dias. De acordo com Navickas, as infra-estruturas elétricas são extremamente frágeis quando confrontadas com desafios como os fenómenos meteorológicos extremos e, por isso, o acesso a fontes de energia alternativas torna-se crucial para garantir a segurança e o bem-estar de cada um.

O HR Bank pode ser totalmente personalizado para se adaptar às capacidades do utilizador e é facilmente transportável. “Criámos o dispositivo para ser fácil de utilizar por uma criança pequena, um adulto ou uma pessoa idosa: cada cliente pode ajustar o volante, o assento, o ângulo de inclinação e outros parâmetros de acordo com as suas necessidades. O banco de RH também se pode transformar numa estação de trabalho, acoplando uma secretária. Acima de tudo, é fácil de transportar graças às rodas tipo trolley”, acrescentou Navickas.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.