Centro de Inovação de Tomar da Softinsa celebra o seu 10º aniversário

Centro de Inovação de Tomar da Softinsa celebra o seu 10º aniversário

16 Visualizações
0

O Centro de Inovação de Tomar da Softinsa celebrou no passado dia 4 de novembro o seu 10º aniversário, uma década de projetos de referência, compromisso com os clientes e aposta no talento.

Há 10 anos a Softinsa foi pioneira ao lançar o primeiro centro nearshore em Portugal, apostando estrategicamente na descentralização dos seus serviços e na exportação de competências do interior do país para o resto do mundo.

Inaugurado pelo então Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, o Centro de Inovação de Tomar, surgiu como resultado de uma colaboração entre a Softinsa, a IBM Portugal, o Instituto Politécnico e a Câmara Municipal de Tomar.

O sucesso e o grande crescimento do Centro de Inovação de Tomar, levaram a Softinsa a replicar este modelo noutras cidades como Viseu, Fundão, Portalegre, Vila Real e em breve em Coimbra.

A partir do Centro de Inovação de Tomar são prestados serviços na área da transformação digital, SAP Consulting, Business Intelligence & Data Analytics, Mobile Solutions e Smart Cities & IoT a múltiplas empresas a nível regional, nacional e internacional.  Ao longo dos últimos 10 anos, o portefólio de soluções desenvolvidas tem vindo a ser alargado, estando o Centro de Inovação de Tomar atualmente a suportar mais de 100 clientes.

A confiança dos clientes e o sucesso dos projetos da Softinsa tem vindo a ser alicerçada na aposta em competências-chave e na formação dos seus profissionais. É com este propósito que se têm lançado iniciativas que permitem introduzir e aprofundar o conhecimento dos estudantes em soluções orientadas aos requisitos do mercado e das várias indústrias.

Este investimento está assente num dos principais fatores críticos de sucesso para endereçar os desafios da nova economia digital colocados às organizações, que passa pela disponibilidade de profissionais de Tecnologias de Informação qualificados, pelo que a colaboração com as Instituições de Ensino Superior tem sido fundamental na estratégia de expansão da Softinsa.

Para além do lançamento de Pós-Graduações, em conjunto com IPT, e academias de formação nas mais diversas tecnologias, a Softinsa tem também contribuído para a realização de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, dando a oportunidade aos estudantes de se especializarem e aprofundarem os seus conhecimentos, ou mesmo a mudar de área académica para que possam garantir um futuro profissional promissor e a continuar a residir na região.

O Centro de Inovação de Tomar tem contribuído na atração e fixação dos talentos na região, sendo que atualmente 75% dos seus colaboradores são licenciados pelo IPT e a restante percentagem corresponde a licenciados em politécnicos e universidades limítrofes da região Médio Tejo.

A importância do Centro de Inovação de Tomar não se restringe somente ao meio académico e empresarial. De acordo com as conclusões do “Projeto de Investigação GEDITE – Geografia económica e dinâmicas territoriais de competitividade: o erro como fator de aprendizagem e de inovação territorial”, para além dos efeitos indiretos induzidos no tecido económico, cultural e social, o impacto direto da Softinsa no território nabantino rondava os 2,5 milhões de euros anuais.

Os Centros de Inovação são já parte do ADN da Softinsa e têm permitido ao longo destes dez anos o fortalecimento da capacidade tecnológica nacional, contribuindo para o posicionamento da “Marca Portugal” como um país de inovação e de talento.

Paralelamente aos 10 anos do Centro de Tomar, o corrente ano assinala vários marcos importantes para a Softinsa, com a comemoração do seu 25º aniversário em Portugal e a recente obtenção do selo Certified da Great Place to Work, que reflete o foco num dos mais importantes pilares da sua cultura, as pessoas.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.