Cisco, NEC e TIM Brasil melhoram a qualidade da rede da TIM Brasil com automação e análise avançada de dados para melhorar a experiência dos clientes empresariais

Cisco, NEC e TIM Brasil melhoram a qualidade da rede da TIM Brasil com automação e análise avançada de dados para melhorar a experiência dos clientes empresariais

20 Visualizações
0

A Cisco e a NEC Corporation anunciam a sua colaboração estratégica com a TIM Brasil, uma operadora líder no setor de telecomunicações brasileiro. A colaboração tem como objetivo melhorar o desempenho da rede da TIM Brasil, a qualidade do serviço e a visibilidade de ponta a ponta, oferecendo assim uma melhor experiência para clientes empresariais de todas as dimensões.

A TIM Brasil, principal operadora móvel 5G e líder em cobertura de rede no Brasil, identificou as principais áreas de melhoria, que incluem visibilidade de ponta a ponta, automação e qualidade da rede. A empresa pretende continuar a sua jornada para melhorar a sua qualidade, fornecendo aos seus clientes uma qualidade e disponibilidade de rede premium.

Adicionalmente, a TIM Brasil procura elevar a Qualidade de Experiência (QoE) e a Qualidade de Serviço (QoS) para obter mais informações sobre a perceção e satisfação do cliente (NPS) através da visibilidade, monitorização e análise de desempenho. Para responder a estes objetivos, a Cisco e a NEC propuseram uma solução abrangente que expande a monitorização da rede a todos os domínios de transporte, desde os routers das estações base, ao backhaul regional e metropolitano e até ao backbone nacional, incluindo redes de terceiros. A plataforma Accedian Skylight (agora parte da Cisco), implementada através de sensores inteligentes distribuídos através de Smart SFPs e algoritmos AI/ML, será utilizada para fornecer uma visão centralizada de toda a rede, proporcionando escalabilidade para gerir centenas de milhares de pontos terminais totalmente integrados na arquitetura de assurance da TIM.

“Como operadora líder de comunicações móveis 5G, a TIM Brasil está entusiasmada com a parceria com a Cisco e a NEC para melhorar as nossas capacidades de rede e proporcionar uma experiência de qualidade superior aos nossos clientes. Juntos, pretendemos redefinir os padrões da indústria e oferecer uma infraestrutura de telecomunicações um passo à frente no Brasil”, afirmou Marco Di Costanzo, CTO da TIM Brasil.

Com o apoio local da NEC no Brasil, a iniciativa inclui o fornecimento de novas plataformas de hardware e software, serviços de instalação e consultoria, formação, bem como um contrato de assistência por três anos. Esta colaboração representa um avanço significativo no assegurar de uma infraestrutura de telecomunicações integrada e de alto desempenho para a TIM Brasil.

“A NEC, juntamente com o nosso parceiro global Cisco, orgulha-se de oferecer os seus serviços à TIM Brasil. O nosso Centro de Excelência (CoE) coloca um forte enfase na automatização da rede para melhorar as operações dos nossos clientes e a qualidade da rede. Continuamos comprometidos com o avanço das nossas capacidades de serviço para apoiar o sucesso do negócio dos nossos clientes”, disse Masayuki Kayahara, Diretor Geral do Departamento de Soluções para Provedores de Serviços da NEC Corporation.

“Em conjunto com a NEC e a TIM Brasil, estamos a demonstrar como podemos aproveitar o poder dos algoritmos de IA/ML para recolher, gerir e processar milhares de milhões de pontos de dados que podem fazer a rede funcionar ou não”, referiu Kevin Wollenweber, Vice-Presidente Sénior e Diretor Geral de Data Center e Conectividade de Operadores, da Cisco Networking. “Com a inovadora plataforma Accedian Skylight que foi implementada, a TIM Brasil pode operar com maior agilidade e reagir rapidamente com decisões informadas para evitar problemas de rede.”

A NEC e a Accedian (agora parte da Cisco) têm uma forte colaboração na América Latina e a nível internacional, tirando partido da sua experiência para implementar projetos. Espera-se que a colaboração entre a Cisco, a NEC e a TIM Brasil, dê início a uma nova era de infraestrutura de telecomunicações no Brasil, proporcionando aos clientes e às empresas uma experiência melhorada e estabelecendo assim novos padrões para o setor.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.