“Comer com os Olhos”: Xiaomi lança campanha com Chef José Avillez e com fotógrafo Javier Corso

“Comer com os Olhos”: Xiaomi lança campanha com Chef José Avillez e com fotógrafo Javier Corso

17 Visualizações
0

A Xiaomi lançou a nova série Xiaomi 14, composta por dois dispositivos emblemáticos, o Xiaomi 14 e o Xiaomi 14 Ultra, desenvolvidos em parceria com a Leica. Agora, a marca lança em Portugal a campanha oficial destes novos dispositivos onde pretende provar que a expressão “Comer com os Olhos” é, de facto, verdadeira. Enquadrada no patrocínio da marca ao Guia Michelin para as edições de 2025 e 2026 esta campanha pretende mostrar que o estímulo visual influência de maneira direta a experiência gastronómica.

Nos últimos anos, numerosos estudos demonstraram como os nossos sentidos, e especialmente a visão, afetam diretamente o próprio sabor e o prazer de comer, e é através da primeira harmonização fotográfica que a marca pretende elevar a união de sentidos a outro nível, fundindo pratos de alta cozinha com narrativas visuais inspiradas neles. Esta experiência conta com um prato de alta cozinha a ser apresentado com fotografias tiradas pelas lentes Leica do novo Xiaomi 14 Ultra e não com ingredientes, e que foi desenvolvido no restaurante Belcanto pelo Chef José Avillez e com a participação do fotógrafo Javier Corso.

“A campanha ‘Comer com os olhos’ enquadra-se no patrocínio da Xiaomi ao Guia Michelin para as edições de 2025 e 2026. É neste território que nos propomos a mostrar que a gastronomia é diretamente impactada pelo estímulo visual e que ao juntar fotografias captadas pelo Xiaomi 14 Ultra como parte da harmonização de um prato estamos a criar uma nova experiência” explica Tiago Flores, Country Director da Xiaomi em Portugal. “Esta colaboração com o Chef José Avillez representa a constante procura da marca pela inovação e a excelência que são a base para o desenvolvimento de produtos como o Xiaomi 14 Ultra, feito em parceria com a Leica e revolucionário na fotografia mobile”.

 “Foi com grande entusiasmo que aceitei o convite da Xiaomi para participar neste projeto pioneiro que pretende harmonizar a alta cozinha e a fotografia. Esta experiência realça o impacto da criatividade e da estética na gastronomia.”, refere José Avillez, Chef e Fundador do restaurante Belcanto, com duas estrelas Michelin.

O primeiro pairing fotográfico feito em Portugal

José Avillez, o primeiro Chef português a conquistar duas estrelas Michelin, em Portugal, tendo inscrito também Lisboa neste patamar de reconhecimento, selecionou um dos seus pratos emblemáticos para fazer a primeira harmonização entre a fotografia e a alta cozinha. O prato selecionado é composto por quatro deliciosas criações que refletem a inovação característica do Belcanto. Este prato foi o ponto de partida perfeito para uma experiência sensorial única. Para esta campanha, este prato foi harmonizado com 4 fotografias que foram colocadas na mesa complementando o serviço e reforçando a inspiração do mesmo.

Não é segredo que o Chef José Avillez também se inspira muito na cidade para a criação dos seus pratos e foi através desta inspiração que o fotógrafo Javier Corso se influenciou para cumprir o desafio de captar registos fotográficos que complementem a criação do Chef, criando assim o primeiro pairing fotográfico a ser materializado num restaurante de estrela Michelin em Portugal.

Para o projeto fotográfico, Javier Corso pretende representar um passeio pela cidade desde as suas margens ribeirinhas até às ruas ingremes do Bairro Alto e assim captar a alma vibrante da cidade através da lente do novo Xiaomi 14 Ultra. Cada fotografia retrata uma parte da jornada, desde os reflexos dourados nas colinas, até às vielas pitorescas do Bairro Alto, destacando não apenas a tradição e a inovação, mas também o fator humano que pulsa nas ruas de Lisboa.

Todas as imagens apresentadas em “Comer com os Olhos” foram captadas com o novo Xiaomi 14 Ultra, um dispositivo que transcende a definição de um simples smartphone, como observado pelo próprio fotógrafo Javier Corso que explica

“deixei de pensar nele como um smartphone que tira fotografias para passar pensar nele como a câmara mais pequena que alguma vez tive”.

Um projeto em colaboração com a Universidade Politécnica de Valência (UPV)

Um estudo desenvolvido em colaboração com a Universidade Politécnica de Valência (UPV), liderado por Purificación García, investigadora e co-fundadora da Food Design, concentrou-se na análise da harmonização fotográfica em “Comer com os Olhos”, que ocorreu em março, no restaurante La Salita, de Begoña Rodrigo, em Espanha.

Esta ligação não é coincidência, pois foi esta equipa de pesquisadores que recentemente publicou um estudo no qual chegou às seguintes conclusões, “para além dos sentidos do paladar e do olfato, o impacto visual gera muitas expectativas e influencia a forma como percebemos o sabor e a textura dos alimentos”. Um estudo que confirmou que “começamos a comer com os olhos” e que foi o ponto de partida para o desenvolvimento desta campanha promovida pela Xiaomi.

No projeto ‘Comer com os olhos’ a pesquisa procurou compreender como a ligação entre pratos de alta cozinha e narrativas visuais poderia intensificar emoções e aprofundar a compreensão das ideias dos Chefs. Os resultados sugerem que os nossos sentidos, especialmente a visão, desempenham um papel essencial na nossa experiência e prazer alimentar.

Adicionalmente, o estudo realça como a apresentação visual dos alimentos não só influencia as nossas escolhas gastronómicas, mas também evoca emoções, memórias e influencia as nossas preferências alimentares. Estas descobertas sublinham a importância da estética na culinária, destacando a relevância crescente de se “comer com os olhos” e confirmando assim esta premissa.

Xiaomi 14 Series: Uma lente lendária

A Xiaomi 14 e a Xiaomi 14 Ultra chegaram a Portugal para revolucionar o mercado da fotografia e do vídeo com a melhor tecnologia de câmaras da Leica. Depois de formalizar a sua parceria estratégica em 2022, a Xiaomi e a Leica revolucionaram em conjunto a indústria da imagem mobile. Através de uma procura incessante pela excelência, a Xiaomi tem redefinido os padrões da indústria a cada geração. Assim, a série Xiaomi 14 representa o auge desta colaboração, incorporando a ótica Leica Summilux. Esta integração apresenta os mais avançados conceitos óticos e design de produto, consolidando a posição da Xiaomi como líder mundial em inovação de fotografia mobile.

O Xiaomi 14 Ultra está equipado com uma configuração de câmara quádrupla profissional com uma gama notável de distâncias focais, que vão de 12mm a 120mm. A sua câmara principal, equipada com uma abertura continuamente variável de ƒ/1,63-ƒ/4,0, oferece definições de exposição suaves em vários cenários. A integração de um sensor de imagem LYT-900 de 1 polegada com uma gama dinâmica de até 14 EV garante uma qualidade de imagem excecional, mesmo em ambientes difíceis. Completam a configuração de quatro câmaras a teleobjetiva flutuante Leica de 75mm, a câmara periscópica Leica de 120mm e a câmara ultra grande angular Leica de 12mm.

O novo modelo da empresa lidera o mundo do vídeo com suporte para gravação 8K a 30 fps em todas as quatro câmaras. Com a ótica Leica e um sensor de 50MP, capta uma nitidez inigualável em vídeo 8K, facilitando a edição profissional na pós-produção. A câmara principal suporta gravação 4K a 120 fps e é adaptável a efeitos de câmara lenta até 5x. Além disso, a resolução 4K oferece zoom de gama completa a 60 fps. O dispositivo também suporta gravação Dolby Vision a 4K 60 fps e possui estabilização para uma captura de vídeo suave.

Para proporcionar uma experiência de vídeo profissional, o novo modo Cinema introduz práticas da indústria cinematográfica, como uma proporção de 2,39:1 e a regra do obturador de 180°, permitindo a criação de vídeos com um autêntico aspeto cinematográfico e desfocagem de movimento. O novo Master Cinema codifica vídeos HDR em Rec.2020 de 10 bits para captar detalhes, realces e sombras mais ricos, ultrapassando a anterior norma BT.709 de 8 bits.

O Xiaomi 14 apresenta uma configuração de câmara tripla, que proporciona uma experiência fotográfica completa, cobrindo uma ampla gama focal de 14mm a 75mm. O dispositivo foi concebido com lentes óticas Leica Summilux com uma abertura melhorada de ƒ/1,6 na câmara principal, combinada com o sensor de imagem Light Fusion 900 e até 13,5 EV de gama dinâmica. Além disso, a resolução da câmara ultra grande angular Leica de 14mm foi melhorada para 50MP, enquanto oferece a teleobjetiva flutuante Leica de 75 mm, com uma distância mínima de focagem de apenas 10 cm.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.