Como é que os EUA podem transformar a educação através da integração das ciências informáticas?

Como é que os EUA podem transformar a educação através da integração das ciências informáticas?

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A introdução das ciências da computação nas escolas dos EUA tem sido apontada como um incentivo ao crescimento económico e à criação de opções de emprego, sendo atualmente uma prioridade para a maioria das escolas públicas. Dito isto, a integração da disciplina nos currículos escolares, especialmente ao nível do K-5 (do jardim de infância ao quinto ano), depara-se com inúmeros obstáculos. Apenas 6% dos estudantes norte-americanos escolheram a disciplina de informática em 2022, apesar de mais de metade das escolas públicas oferecerem cursos.

O problema vai para além da relutância dos alunos em optarem por estas disciplinas, uma vez que os professores consideram difícil integrar as ciências informáticas num currículo sobrelotado. Simultaneamente, os alunos têm diferentes origens e necessidades educativas, o que faz com que os professores tenham de encontrar as ferramentas certas para os ajudar e, ao mesmo tempo, estimular o empenho e a criatividade dos alunos.

Mãe de três filhos vê a necessidade de um CS integrado e criativo

Monika Katkutė, fundadora e diretora executiva da Teachers Lead Tech, uma plataforma de ensino de ciências da computação para educadores do ensino básico e secundário, sendo ela própria mãe de três filhos e tendo experimentado em primeira mão as deficiências educativas, reconheceu que o fosso entre os sistemas educativos e o mundo real em rápida mudança impede os alunos de realizarem o seu verdadeiro potencial.

Empenhada em facilitar a educação tecnológica inclusiva para os alunos do ensino básico e secundário, abriu uma academia tecnológica na Lituânia, que abrangeu mais de 20 mil crianças. Tendo ela própria participado na atividade educativa da academia e tendo visto o impacto das matérias ensinadas na vida dos alunos, Katkutė identificou o elemento de base necessário para dotar as crianças de competências informáticas fundamentais – uma abordagem que coloca os professores em primeiro lugar.

“Os professores debatem-se com a incorporação de disciplinas de ciências informáticas nas suas agendas educativas, uma vez que não existem praticamente padrões claros para medir os conhecimentos e o nível de aprendizagem de ciências informáticas dos alunos. Os recursos estão dispersos por todo o lado e dificultam o planeamento do currículo. Estes problemas dificultam subsequentemente a aquisição de conhecimentos de ciências da computação pelos alunos e impedem-nos de descobrir a disciplina de ciências da computação de uma forma criativa e interdisciplinar”, afirmou Katkutė. “Por conseguinte, é fundamental dar resposta às necessidades dos professores e aos seus objetivos de ensino, fornecendo-lhes ao mesmo tempo ferramentas e apoio eficazes, para reduzir o fosso relacionado com a ciência da computação nas escolas públicas. “

A plataforma fornece uma rede de apoio a educadores de todo o mundo

Como uma das 14 principais fundadoras de edtech e membro do Programa de Bolsas de Estudo EdTech Femininas da Europa, Katkutė está empenhada em capacitar os professores para enfrentar os desafios da educação em ciência da computação através da plataforma Teachers Lead Tech.

A plataforma angariou rondas de 650 mil dólares em investimentos e acaba de ser votada como vencedora da categoria Aprendizagem e Educação dos World Summit Awards 2023. Já contratou 60% dos professores do ensino primário no mercado nacional nos primeiros 18 meses e teve impacto em mais de 100 mil alunos.

Para além de oferecer um currículo robusto de ciências da computação, ferramentas de sala de aula e uma rede de apoio para educadores, a plataforma também estabeleceu parcerias com empresas digitais como a Google, a MailerLite e a Vinted, o primeiro unicórnio da Lituânia, bem como com governos municipais e o Ministério da Educação para promover um impacto a longo prazo. A integração das ciências da computação no currículo educativo já produziu resultados no mercado nacional – alguns professores referem que as notas de matemática dos alunos aumentaram 20% e que os níveis de envolvimento foram significativamente melhorados.

Agora, a plataforma está a expandir-se para os EUA, com a intenção de atingir 20 milhões de alunos até 2025.

“A plataforma foi concebida para ajudar os professores a ultrapassar os numerosos obstáculos da informática. Oferece um sistema abrangente, um currículo consistente para diferentes níveis de aprendizagem, ferramentas de sala de aula e apoio multifacetado aos professores. Isto torna o ensino das ciências informáticas aos alunos do ensino básico e secundário mais estruturado e, por conseguinte, com maior impacto”, acrescentou o fundador. “As ciências da computação também são incorporadas em disciplinas como matemática, línguas, artes, ciências e outras para garantir que os alunos percebem os aspectos das ciências da computação através de diferentes disciplinas do currículo.”

Um amigo de aprendizagem digital está disponível na plataforma para tirar uma parte da carga educacional dos professores e ajudá-los com os preparativos e gestão pré-aula, ao mesmo tempo que ajuda os alunos com suas necessidades de aprendizagem. Respondendo à urgência de dispor de normas de aprendizagem uniformes para as ciências informáticas, a plataforma segue uma abordagem alinhada com a CSTA que orienta os alunos na aprendizagem de matérias informáticas e na criação de projetos individuais.

A Teachers Lead Tech está atualmente a procurar parcerias com os estados, distritos e escolas dos EUA para integrar as ciências informáticas nos currículos do ensino básico e secundário.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

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