DECO PROTeste analisa consolas de jogo

DECO PROTeste analisa consolas de jogo

20 Visualizações
0

O mundo dos videojogos apaixona cada vez mais pessoas e esta comunidade cresce de ano para ano. No entanto, poucos sabem que por trás da diversão, podem estar várias consequências associadas.

De forma a ajudar os consumidores a escolherem de forma consciente e acertada, a DECO PROTeste realizou um inquérito que revela quais as consolas que melhor se adaptam a cada utilizador, e também as consequências  percebidas de quem as utiliza.

O inquérito foi realizado entre janeiro e fevereiro de 2023, em quatro países (Portugal, Bélgica, Espanha e Itália) e dos 453 inquiridos em Portugal, cerca de 21% joga entre 9 a 16 horas por semana, sendo que a média de tempo de  ecrã ronda as oito horas semanais, e que um terço afirma que o uso das consolas tem um impacto negativo na qualidade do sono. Quanto às vidas sociais e familiares dos jogadores, só 13% dos inquiridos afirmam ser afetadas com o tempo despendido aos ecrãs. A saúde mental foi, curiosamente, a área menos impactada no estudo.

Para quem planeia oferecer uma consola no Natal ou “perder a cabeça” na Black Friday e investir numa para si  próprio, a DECO PROTeste deixa algumas sugestões:

Playstation – A marca de consolas mais adquirida, e que mais metade dos utilizadores considera a melhor do mercado (pelo menos quando a adquiriram). 33% dos inquiridos escolheram o modelo 4 Pro, 27% o modelo 5  Standard e 10% dos inquiridos, o modelo 5 Digital Edition.

41% dos utilizadores da Playstation são fiéis à marca, ou seja, pretendem comprar novos modelos futuramente e  sempre que assim se justificar e, a grande maioria dos inquiridos (46%) refere que uma das vantagens da  Playstation é ter jogos exclusivos da marca.

Da gama Nintendo Switch, a preferida é a V2, indicada por 14% dos jogadores, seguindo-se a Lite, por 7% dos  inquiridos e, por fim, o modelo OLED foi escolhido por 2% dos jogadores. A gama Nintendo Switch foi escolhida pelos jogos exclusivos e a pedido de familiares.

A One S e a Series X, da Xbox foram referidas por 6% dos utilizadores e a Serie S, por 2%. Seja qual for a escolha, a DECO PROTeste recomenda uma análise detalhada a cada modelo, seja para utilização própria, ou para oferta.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.