A Healthnews descobriu que a Google apresentou um pedido de patente para um inovador dispositivo auricular capaz de monitorizar o ritmo cardíaco e a pressão arterial de um indivíduo a partir do canal auditivo.
A patente, registada em março e publicada em setembro, descreve um aparelho auditivo discreto que utiliza a audiopletismografia – um método acústico ativo que deteta alterações fisiológicas subtis através do ouvido externo e médio do utilizador. Ao contrário dos monitores de ritmo cardíaco existentes que se baseiam em sensores óticos ou elétricos, este dispositivo transmite e recebe sinais acústicos para monitorizar dados biométricos como a variabilidade do ritmo cardíaco e a pressão arterial.
“Esta nova tecnologia parece utilizar auriculares para verificar o ritmo cardíaco e outras estatísticas de saúde, enviando ondas sonoras para o ouvido”, afirma Raj Dasgupta, M.D., um médico com quatro certificações, especializado em medicina interna, pneumologia, cuidados intensivos e medicina do sono, e revisor médico do National Council on Aging. “Em vez de usar coisas como monitores de frequência cardíaca ou relógios especiais, estes auriculares podem captar pequenas alterações no ouvido e descobrir coisas como a variabilidade da frequência cardíaca ou a pressão arterial apenas ouvindo a forma como o som viaja dentro do ouvido.”
Alternativa minimamente invasiva aos monitores existentes
Os monitores do ritmo cardíaco estão atualmente disponíveis sob a forma de pulseiras, cintas peitorais, anéis ou aplicações para smartphone de marcas como a Fitbit e a Polar. Embora os monitores de banda torácica sejam normalmente os mais precisos, podem ser incómodos.
O design mínimo e discreto dos auriculares pode tornar a monitorização da saúde mais acessível e fácil de utilizar. Para os utilizadores comuns, monitorizar a saúde do coração torna-se tão simples como usar auriculares.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.