DOCOMO e NEC concluem o design de um core 5G SA redundante e carrier-grade em cloud híbrida sobre AWS, em conjunto com o sucesso na integração e teste do 5G User Plane no edge

4 Visualizações
0

A NTT DOCOMO, INC. e a NEC Corporation anunciaram a conclusão de um design redundante de alto nível e carrier-grade para um core de rede 5G (5GC) tirando partido de um ambiente de cloud híbrida sobre Amazon Web Services (AWS) e da virtualização de funções de rede (NFV) da infraestrutura on-premises da DOCOMO. O design irá permitir à DOCOMO alternar entre a infraestrutura NFV on-premises da DOCOMO e a infraestrutura AWS, para redundância da operação do 5GC, oferecendo um meio mais flexível e económico de gerir o desempenho e a capacidade da rede.

A DOCOMO e a NEC também integraram com sucesso o software de Função de User Plane 5G da NEC, dedicado à computação no edge (Edge UPF) sobre o processador Graviton3 da AWS. Espera-se que esta verificação suporte a construção mais rápida e o consumo de energia mais reduzido de 5GCs e Edge UPFs para casos de utilização de IoT.

De acordo com Naoki Tani, Vice-Presidente Executivo, Chief Technology Officer e Diretor Geral Executivo da Divisão de Inovação de I&D da NTT DOCOMO, “Estamos entusiasmados por anunciar a conclusão bem-sucedida deste design de alto nível para um 5GC redundante em ambiente de cloud híbrida, bem como a integração de um Edge UPF sobre o processador Graviton3 da AWS. O software 5GC/UPF nativo na cloud e altamente fiável da NEC e o processador Graviton da AWS, inovador em termos de eficiência energética, foram os principais contribuidores para estas grandes realizações. A DOCOMO espera fornecer redes móveis cada vez mais flexíveis e fiáveis aos clientes”.

Atsuo Kawamura, Vice-Presidente Executivo da NEC Corporation, afirmou: “Estamos satisfeitos por ver a NTT DOCOMO a executar o Core Convergente da NEC no Graviton3 da AWS com elevada disponibilidade e alto desempenho, permitindo, em simultâneo, poupanças de energia significativas. Estes são atributos chave da nossa solução, e um verdadeiro testemunho de como a nossa arquitetura nativa na cloud pode escalar e funcionar em on-premises, em clouds públicas e em ambientes híbridos. A NEC está empenhada em construir blocos para redes sustentáveis, com desempenho de ponta-a-ponta e carrier-grade, que contribuam para o enriquecimento da sociedade do futuro”.

“As arquiteturas de rede tradicionais requerem que os operadores de redes móveis criem capacidade para suportar picos de tráfego, um nível que pode ser atingido apenas algumas vezes por ano, ou desenhem redes de apoio dispendiosas, para redundância em caso de catástrofe natural”, disse Adolfo Hernandez, Vice-Presidente para a Indústria de Telecomunicações da AWS. “Ao integrar a AWS com a já existente infraestrutura de virtualização de funções de rede (NFV) da DOCOMO, a DOCOMO tem a flexibilidade para descarregar para a AWS cargas de trabalho em termos de tráfego, otimizando o desempenho da rede e reduzindo os custos totais de investimento inicial. Em combinação com as eficiências energéticas que podem ser obtidas com o aproveitamento dos processadores Graviton3 da AWS, podemos ajudar a DOCOMO a ganhar flexibilidade e a reduzir as despesas operacionais”.

Um ambiente de demonstração baseado neste design foi exibido no stand de exposição da AWS, durante o MWC Barcelona 2023.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.