A Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM), acaba de divulgar o mais recente relatório trimestral de consumo online – Q3 Shopping Index 2022 – apontando para um decréscimos das vendas e-commerce no trimestre em 2%, comparando com igual período do ano passado. O número de consumidores online (-4%) e os volumes de encomendas (-5%) acompanham o decréscimo, apenas contrariado pela Europa de Leste (+6%) e por Espanha (+2%).
A subida do custo de vida, a instabilidade política e os constrangimentos relacionados com a cadeia de abastecimento, continuam a pesar no atual panorama de retalho a nível global. Perante a conjuntura, as vendas online no terceiro trimestre na Europa desceram 9% face a igual período em 2021, com o volume de encomendas a descer 1%.
A época de Natal está a aproximar-se, e a expectativa é que não haja nenhum crescimento das vendas online a assinalar, comparando com o ano passado. Ainda assim, os gastos feitos online são em categorias específicas, como moda – especialmente calçado (+18%) e malas de senhora e viagem (+17%). Por contrário, as categorias de Brinquedos e Ensino (-22%) e Casa (-19%) mantiveram a tendência decrescente.
Foi nos países nórdicos que se sentiu a maior queda de vendas online no trimestre em análise (21%), com o volume de encomendas a descer 12% e o tráfego online a baixar 8%, comparando com 2021. Trata-se de uma descida após a explosão de crescimento do e-commerce na região nos últimos dois anos.
No Reino Unido pesou ainda o ambiente económico e político, com as vendas online a descer 13% face a 2021 e o volume de encomendas a baixar 8% e o tráfego online a manter-se inalterado.
O e-commerce no Leste Europeu cresceu 6% no trimestre e o volume de encomendas aumentou 17%, mesmo com o registo de uma queda de 2% no tráfego. O crescimento poderá ser explicado pela taxa de aumento dos ordenados que se tem vindo a observar nos últimos trimestres na região. A Oxford Economics espera que o crescimento dos ordenados vá manter-se na região, apesar da inflação ser uma constante sem fim à vista.
Por fim, Espanha continua a desafiar a tendência geral que se tem vindo a observar na Europa nos últimos trimestres. O país registou um crescimento modesto na ordem dos 2%, mas um volume de encomendas a subir uns saudáveis 17%. O tráfego online geral cresceu 10% no país vizinho, incentivado por um aumento de 11% nas visitas via desktop e 10% via mobile.
Tendências esperadas para a Black Friday e Cyber Monday
O tráfego digital está 1% acima do mesmo período face ao ano passado, com os consumidores a anteciparem as compras de Natal. Mesmo com os descontos da época, os preços estão uma média de 8% acima de 2020, levando os consumidores a pagarem mais pelos produtos de hoje, comparando com há dois anos, apesar das reduções. As próprias percentagens de desconto têm vindo a cair 6% a nível global, após o Prime Day de 2022.
“Os operadores de retalho voltam a ter de jogar com o calendário, começando com descontos mais cedo para elevar a procurar e a compra, mas os consumidores continuam sempre a aguardar o último e maior desconto durante épocas como a Cyber Week.”Explica Rob Garf, Vice-Presidente e Diretor Geral de Retalho na Salesforce.“O tráfego online no início da época estava mais forte, mas as vendas mais suaves. Isto significa que os consumidores continuam a procurar online e mais cedo, mas sem fechar uma compra. Os operadores de retalho não devem reduzir as margens de desconto, mas estar mais focadas em automação e produtividade para reduzirem custos e combaterem a pressão nas margens.”
As taxas de desconto a nível global deverão atingir os 25% durante a Cyber Week 2022, um aumento de 12% face a 2021. Os maiores aumentos são essencialmente em três categorias: Carteiras de Luxo (3x mais), Vestiário Geral (2x mais) e Produtos para Pele e Maquilhagem (2x mais). As previsões apontam ainda de que o melhor momento para a compra de brinquedos e eletrónica será durante a Cyber Monday.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.