E-readers a cores aumentam o entusiasmo e relaxamento durante a experiência de leitura

E-readers a cores aumentam o entusiasmo e relaxamento durante a experiência de leitura

34 Visualizações
0

Um novo estudo pioneiro no âmbito do neuromarketing e das neurociências do consumidor realizado pela Imagine for Life, em parceria com a FNAC e a KOBO, revela que os novos e-readers a cores, onde se insere o KOBO Libra Color, aumentam significativamente o entusiasmo e o relaxamento nos leitores, quando comparado com a leitura em dispositivos a preto e branco. Esta pesquisa teve como objetivo estudar a forma como os consumidores reagem ao utilizar um e-reader a cores comparativamente aos dispositivos a preto e branco, mostrando que esta inovação promove uma experiência de leitura similar à impressão em papel, com personalização adaptada ao gosto do usuário.

O estudo, que mediu a atividade do cortex cerebral dos participantes divididos entre leitores frequentes e ocasionais, recolheu milhões de dados e apresentou resultados reveladores. Os dados, recolhidos com um Eye Tracker e um EEG (ElectroEncefaloGrama), e os sinais cerebrais analisados através de um software de análise de biosinais, indicam que a leitura no KOBO Libra Color provoca um aumento de 20% no entusiasmo e 19% no relaxamento, em comparação com o modo a preto e branco, destacando uma resposta emocional inicial mais forte.

Além disso, percebeu-se que, ao comparar com a leitura em ecrãs tradicionais, os e-readers a cores apresentam alterações significativas no leitor: aumento de 30% na capacidade de atenção e respostas emocionais e cognitivas aprimoradas. Estes dados reforçam a preferência pelo novo dispositivo para leitura e revelam a sua eficácia e potencial mudança positiva no comportamento dos consumidores numa altura em que a digitalização da literatura tem vindo a aumentar significativamente.

Para acompanhar a divulgação deste estudo a FNAC preparou um vídeo que ilustra como é que este foi dinamizado.

O estudo pioneiro da Imagine for Life, FNAC e KOBO ofereceu, assim, informações valiosas sobre o impacto da tecnologia na forma como lemos e interagimos com o conteúdo digital, numa altura em que o mercado de leitores eletrónicos está cada vez mais competitivo e em que se pretende uma experiência de leitura mais imersiva e emocionalmente envolvente.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.