Desde o aparecimento da internet até aos dias atuais, é possível observar que a forma como as pessoas interagem com o mundo virtual tem evoluído exponencialmente. O termo “metaverso” está, inevitavelmente, na ordem do dia, desde as primeiras páginas dos jornais até às estratégias das marcas mais proeminentes.
Apesar de hoje se falar mais nesta temática, a sua origem remonta ao ano de 1992. O desenvolvimento do metaverso ao longo dos anos já levou, inclusive, à criação de políticas específicas por parte dos governos mais poderosos do mundo, como os EUA, a União Europeia e a China, constituindo o próximo grande passo desta década, prometendo transformar radicalmente a forma como se vive e interage no mundo online.
Neste contexto, a editora PACTOR apresenta o livro “Metaverso no Marketing, nas Marcas e nos Negócios”, da autoria de Ana Canavarro, professora adjunta no Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) do Porto e de Bruno Moreira, fundador e gestor da agência criativa Modal Brands & Digital, que conta ainda com o prefácio do jornalista Daniel Catalão. Ao longo da obra, os autores exploram detalhadamente esta nova era da web3, em que o virtual se funde com o real para criar oportunidades culturais, sociais e económicas sem precedentes na comunicação das marcas.
“(…) Nele [livro], embarcamos numa exploração do metaverso, revelando profundamente o seu potencial. É-nos fornecida uma análise rigorosa, imparcial e abrangente deste cenário emergente, examinando as oportunidades notáveis que dele surgem e os desafios que apresenta ao marketing e à sociedade como um todo. (…)
“Sejam, assim, bem-vindos ao fascinante mundo do metaverso, um reino
onde as fronteiras entre as dimensões física e digital se confundem e o futuro
da interação humana, do entretenimento e do negócio se está a reconverter
e a remodelar.”
Daniel Catalão In Prefácio
Este livro é uma viagem ao universo das criptomoedas, NFT, plataformas imersivas e muito mais, onde os leitores poderão descobrir as oportunidades desta economia poderosa que abre um novo ciclo para a comunicação das marcas, com a criatividade a ser posta à prova, numa estreita relação com os fatores tecnológicos. Para aprofundar todos os conceitos abordados, a obra conta com os contributos dos especialistas Marcus Ferreira, Afonso Soares Monteiro, Sharif Sakr, Sara Teixeira, Jorge Remondes, Ruhana da Silva, Filipa Fernandes, Jakob Soderberg, José Luís Reis e José Pedro Sousa.
Metaverso no Marketing, nas Marcas e nos Negócios é uma leitura fundamental para todos estudantes de gestão, de marketing e comunicação e de engenharia informática, bem como para gestores de empresas, marketeers, profissionais de comunicação, influencers digitais, designers, executivos de inovação e tecnologia e empreendedores interessados em compreender como o metaverso pode impactar os seus modelos de negócio, estratégias de crescimento e interações com clientes.
Conteúdos Abordados
O que é o metaverso?
Como tudo começou e a evolução das coisas
Os conceitos para lá do metaverso
A era da multiplataforma
As três etapas – betaversos, metaverso avançado e a maturidade
Enquadramento legal e taxação
O que é o marketing e como relacioná-lo com o metaverso
Como podem as empresas abraçar a próxima era digital
A corrida das marcas: Casos práticos
A aplicação prática do conceito “metaverso”
Um ecossistema tecnológico integrado
A curva de adoção
O papel das startups
Um êxito anunciado – será assim?
A nova era da criatividade?
O metaverso e as novas profissões
O outro lado do “mundo encantado”?
Os desafios éticos da inteligência artificial
O futuro da humanidade
Agora os livros da área de Marketing da LIDEL são PACTOR!
A PACTOR, orgulha-se de acolher no seu catálogo áreas de edição que fizeram da LIDEL uma referência entre profissionais e estudantes de Marketing.
A reorganização desta área de edição faz parte de um planeamento estratégico para concentrar as áreas das ciências sociais, humanas e empresariais naEditora PACTOR, que, nos últimos anos, se tem tornado uma referência nacional nestas temáticas, através da sua excelência editorial. Esta reorganização fortalecerá ainda mais a oferta editorial do Grupo LIDEL e contribuirá para a satisfação de todos os envolvidos no nosso projeto, uma vez que continuarão a encontrar nos nossos livros recursos de excelência para a valorização do seu conhecimento e da sua carreira profissional ou académica, com o rigor e qualidade do Grupo LIDEL!
Informações de agenda:
Sessão de lançamento – 8 de maio de 2024 às 18h30
Local: FNAC Norteshopping
Sobre o livro:
“Metaverso no Marketing, nas Marcas e nos Negócios”
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.