Em breve deixaremos de poder comprar bilhetes sem bots, dizem os especialistas

Em breve deixaremos de poder comprar bilhetes sem bots, dizem os especialistas

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Com o aumento contínuo do número de bots para a compra de bilhetes a preços acessíveis, os consumidores acabarão por deixar de conseguir comprar bilhetes sem recorrer a soluções automatizadas – é o alerta deixado pelos peritos de cibersegurança. Além disso, quem procura bilhetes já se está a expor a ameaças de cibersegurança e privacidade ao adquirir estes bots.

Um exemplo recente de uma campanha de distribuição de bilhetes para o reencontro dos Oasis mostrou claramente a vantagem dos bots em relação aos clientes. Graças aos bots, as pessoas conseguem contornar rapidamente as filas dos sites e comprar bilhetes mais rápido do que um utilizador humano. Entretanto, a investigação da NordVPN revela que o preço de um bot de bilhetes que terá sido desenvolvido especificamente para o regresso dos Oasis aos palcos começava nos 7 € à data de venda anunciada.

“Os termos e condições das plataformas de venda de bilhetes estipulam que os utilizadores não podem utilizar bots para comprar bilhetes, mas a implementação das regras e a responsabilidade legal dos sites são questionáveis. As agências hoteleiras recorrem em larga escala a estes bots para conseguir lugares premium para os seus pacotes de ofertas. Os revendedores de bilhetes compram-nos em quantidade para lucrarem com os consumidores que já não vão a tempo de o fazer. A dada altura, deixa de haver forma de comprar bilhetes sem recurso aos bots”, afirma Adrianus Warmenhoven, consultor de cibersegurança da NordVPN

A procura de bilhetes é a grande causa dos bots

As plataformas que vendem bilhetes já estão a tomar medidas para resolver o problema, através de técnicas como salas de espera virtuais e distintivos de “Fã verificado” para distinguir as pessoas dos bots. Ainda assim, a possibilidade de diferenciar os seres humanos das máquinas continua a ser problemática e está a tornar-se cada vez mais difícil, uma vez que a IA tem uma maior capacidade de se fazer passar por uma pessoa. Por isso, tendo em conta a baixa possibilidade das ações legais e os incentivos financeiros envolvidos, os criminosos podem gastar mais tempo e dinheiro a inovar os bots do que as plataformas a defenderem-se deles.

O preço de um bot depende do grau de dificuldade em torná-lo eficaz e na procura que tem. Um bot de bilhetes personalizado pode custar de 6 € a 284 € em determinadas plataformas. Dependendo da procura de bilhetes para um evento em concreto e da duração das digressões, os programadores de bots podem chegar a ganhar centenas de milhares de euros.

“Os clientes e o aumento da procura são a grande causa dos bots. A única forma de contrariar este mercado é não comprar bilhetes a não ser nos sites de venda originais, porque nem sempre é fácil saber que sites de revenda são fraudulentos”, diz Warmenhowen.

Os perigos de comprar bots de bilhetes

Embora seja possível comprar bots a preços baixos, os utilizadores nunca poderão ter a certeza de que o bot terá um bom desempenho e conseguirá o resultado desejado. Mesmo que o bot consiga de facto comprar os bilhetes, há sempre o risco de eles não serem válidos. Há burlões que vendem bilhetes duplicados ou fraudulentos, o que faz com que os compradores sejam impedidos de entrar no evento a que pretendem assistir.

Além disso, os bots descarregados de fontes duvidosas podem conter malware ou ransomware. Os bots infetados servem para os cibercriminosos roubarem dados, credenciais e informações biométricas dos utilizadores, podendo até bloquear o acesso aos seus dispositivos em troca de um resgate em dinheiro.

O estudo da NordVPN revela que pelo menos cinco milhões de pessoas tiveram os seus dados pessoais roubados e vendidos nos chamados “mercados de bots”. De entre os utilizadores afetados, quase 65 mil eram portugueses. Os investigadores encontraram ainda 667 milhões de cookies, 81 mil impressões digitais, 538 mil formulários de preenchimento automático, inúmeras capturas de ecrã de dispositivos e imagens das webcams. O preço médio da identidade digital de uma pessoa é inferior a 6 €.

Os bots requerem ainda que os utilizadores insiram os dados dos seus cartões de crédito para que possam comprar os bilhetes. Ao obter as informações de um cartão de pagamento, um bot de bilhetes pode comprar mais do que um bilhete com os dados financeiros dos clientes ou simplesmente apoderar-se deles para cometer outros crimes financeiros.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

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