No ano em que comemora 15 anos, a Emergn, empresa global de serviços digitais, anuncia a expansão das operações em Portugal. Com um centro tecnológico estabelecido no Porto desde 2022 e a atuar em todo o território nacional, o foco da Emergn na região tem sido o desenvolvimento tecnológico para clientes internacionais. No entanto, dada a elevada procura pelos serviços da Emergn em Portugal, a empresa está a trazer toda a sua gama de serviços para o mercado português, incluindo serviços de consultoria, aprendizagem e tecnologia, juntamente com a expertise em inovação e projetos em Inteligência Artificial (IA) que serviram mais de 350 clientes globalmente.
Nos últimos dois anos, a Emergn Portugal construiu uma equipa de talentos de desenvolvimento de produtos. As equipas locais com maior número de profissionais estão focadas nas práticas de Product Design, Javascript, Automation, DevOps e .NET. Desde o seu início, a Emergn investe no aperfeiçoamento de uma filosofia revolucionária para o mundo do trabalho corporativo de transformar os negócios com a sua metodologia – Valor, Fluxo, Qualidade (VFQ) – combinando o melhor do Agile, Lean, Design Thinking, pensamento sistémico, economia, psicologia e sociologia.
“Abrimos o nosso hub no Porto em 2022, com a aposta de que funcionasse como um centro de desenvolvimento, mas com o tempo percebemos que podíamos liderar projetos a partir daqui, que é o que temos feito desde então. Portugal é um centro tecnológico de classe mundial com muitos talentos e está localizado numa posição geográfica chave para nós. Nos últimos dois anos, criámos uma equipa de desenvolvimento de produtos de altíssimo nível e sentimos que agora estamos prontos para fornecer os nossos serviços ao mercado local. Há aqui uma necessidade de inovação real que podemos oferecer e também uma oportunidade para fortalecer ainda mais a nossa presença na região EMEA”, afirmou Alex Adamopoulos, Chairman & CEO da Emergn.
Além de atrair novos clientes, a Emergn pretende expandir o Hub do Porto com possibilidade de expansão para outras cidades de Portugal. “Pretendemos duplicar o número de colaboradores em Portugal nos próximos dois anos, focando na contratação de profissionais altamente qualificados em tecnologia e inovação”, acrescenta Alex Adamopoulos.
Atualmente, a empresa tem cerca de 10 vagas em aberto para profissionais especializados em Java, Quality Assurance, DevOps, Data e Analytics. Estas funções oferecem opções de trabalho nos escritórios do Porto e remotamente. No site da Emergn estão disponíveis as ofertas de emprego, bem como perfis requeridos, com indicação das condições oferecidas. No total, a Emergn está a contratar por volta de 40 novos colaboradores para diversas localidades.
João Ferreira, Portugal location lead da Emergn, destaca ainda que “com uma equipa multicultural, Portugal tem sido um centro de excelência no apoio às operações globais da Emergn. Estamos bem preparados para satisfazer à procura de todos os nossos serviços e entregar o nosso melhor e toda a nossa expertise para as empresas em Portugal”.
O percurso local da Emergn já conta com a presença em algumas das principais organizações que apoiam o desenvolvimento económico e de inovação português. Além de uma sólida parceria com o Porto Tech Hub, que promove e desenvolve o Porto como centro tecnológico global, a Emergn também atua em parceria com a Porto Innovation Hub, a comunidade Porto UX e Geek Girls Portugal. No âmbito público, há também iniciativas a decorrer com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio externo de Portugal) e a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa. Com mais de 500 colaboradores globalmente, a Emergn tem uma forte presença em mais de uma dezena de países e mantém escritórios na Letónia, Roménia, Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido e Portugal. A empresa trabalhou com clientes como Walmart, BP, British Airways, GSK, Maersk, SAP, British Telecom, Thompson Reuters e BBC.
“O nosso histórico demonstra o compromisso da Emergn em trabalhar lado a lado com os nossos clientes. Não trabalhamos apenas para eles, mas com eles, garantindo uma jornada de transformação colaborativa e significativa. Acreditamos no conceito de ‘Own Your Transformation’, capacitando os clientes a tornarem-se autossuficientes após a implementação dos serviços. Estamos entusiasmados em expandir a nossa presença em Portugal e construir novas parcerias duradouras com clientes locais“, afirma AlexAdamopoulos.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.