Os Portugueses devem estar atentos às máquinas ATM quando viajam de férias, na sequência do aumento das técnicas de “skimming de cartões” utilizadas pelos criminosos, alerta a NordVPN.
Durante muito tempo, as pessoas habituaram-se a inspecionar as caixas automáticas, devido às câmaras utilizadas nos anos 2000 por criminosos, que tentavam gravá-las a introduzir os seus números PIN. Embora este golpe continue a ser praticado, evoluiu para aproveitar a sofisticação tecnológica.
Recentemente, a NordVPN publicou um estudo sobre 600 000 dados de cartões de crédito roubados por vários tipos de malware. Não basta estar-se atento às ameaças cibernéticas, com os especialistas a avisarem que os cartões de pagamento físico também constituem um risco, especialmente quando se viaja para destinos turísticos.
Nesta época de férias, Adrianus Warmenhoven, consultor de cibersegurança da NordVPN, alerta os viajantes para os skimmers de ATM que os criminosos usam para roubar os dados dos cartões de pagamento das vítimas.
“Os viajantes costumam ser os primeiros a cair nos esquemas de ATM”, diz Adrianus Warmenhoven, especialista de cibersegurança da NordVPN. “Isto porque normalmente não sabem qual o aspeto de uma caixa automática do país que visitam. Por isso, arriscam-se a ficar com as férias estragadas se inserirem os cartões de pagamento numa máquina comprometida, sem repararem no skimmer de cartões escondido”.
“Há milhares de Portugueses que viajam para destinos como Espanha, França, Itália e o Reino Unido, e os criminosos sabem que a capacidade de discernimento já não é a mesma depois de alguns copos. Se os turistas precisarem desesperadamente de dinheiro e virem uma ATM na rua, dirigem-se a ela de imediato, sem pensarem duas vezes se será segura”.
Qual o aspeto de um skimmer de ATM?
Um skimmer de ATM é um dispositivo que consegue ler a banda magnética de um cartão de crédito ou débito depois de ser introduzido numa máquina comprometida. O dispositivo armazena os dados (como os nomes dos titulares dos cartões, os números e as datas de validade) de todos os cartões que os titulares inserirem no leitor até o ladrão recolher o dispositivo.
Os criminosos podem usar as informações roubadas dos cartões para vários fins: criar cartões bancários falsos, fazer compras fraudulentas ou vender os dados roubados online.
Existem skimmers de todas as formas e feitios. Alguns são fisicamente instalados numa máquina de pagamento, prolongando a ranhura onde se introduz os cartões. Outros podem ser instalados no interior da máquina e são apenas detetados pelos utilizadores mais prudentes.
Os criminosos também podem utilizar câmaras ocultas para tentar captar dados sensíveis enquanto a vítima usa a ATM.
Por último, pode ser aplicado um teclado falso por cima do teclado original da ATM para registar o PIN do utilizador, sem ele saber.
Como detetar um skimmer de cartões de crédito
Apesar de os dispositivos de leitura ótica serem criados para serem invisíveis, é possível identificá-los através de um exame visual e físico. Aqui ficam alguns passos simples que pode seguir:
● Inspeciona o leitor de cartões. Há alguma parte da máquina que esteja desalinhada? Se houver alguma parte fora do sítio, isso pode significar que foi instalado um skimmer.
● Procura câmaras ocultas à volta do leitor de cartões de crédito. Vê se encontras algum orifício suspeito voltado para baixo, na direção do local onde se introduz o cartão. Se sim, pode haver uma câmara oculta a tentar apanhar-te a introduzir o PIN.
● Pensa na forma como fazes os pagamentos. É mais seguro utilizares uma aplicação de pagamento ou escolheres caixas multibanco em zonas mais movimentadas ou dentro das agências bancárias do que utilizares caixas situadas em locais onde os vigaristas podem corrompê-las com facilidade.
Guia para uma utilização segura de cartões de pagamento no estrangeiro
Considera a possibilidade de utilizares um cartão pré-pago quando fores para fora. Se alguém tiver acesso aos dados, não poderá utilizar um cartão pré-pago para roubar a tua identidade. Esses cartões não dão acesso às tuas poupanças e é muito mais fácil cancelá-los.
Está atento aos teus extratos bancários online, mesmo durante as férias. Esta é uma medida importante, porque a maioria dos hackers testa os cartões antes de roubar o dinheiro, fazendo um pequeno carregamento para ver se a conta está ativa para só depois a saquearem.
Informa o teu banco antes de ires de férias. Algumas entidades emissoras de cartões congelam-nos se detetarem atividade fora do comum, que possa ser sinal de fraude.
Tem especial cuidado ao utilizares as máquinas ATM. Pensa se precisas mesmo de utilizar uma ATM no teu destino de viagem e, se assim for, escolhe sempre uma caixa de um banco de confiança, numa zona bastante iluminada e movimentada.
O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.