Ferramenta alimentada por IA permite a criação rápida de storyboards nos sectores do cinema e da publicidade

Ferramenta alimentada por IA permite a criação rápida de storyboards nos sectores do cinema e da publicidade

24 Visualizações
0

Denis Villeneuve, realizador do recente sucesso de bilheteira “Dune”, passou anos a fazer um storyboard meticuloso do seu filme. Este processo, embora essencial, pode tornar-se um estrangulamento, uma vez que necessita de muito planeamento e, nas indústrias criativas de ritmo acelerado, pode atrasar os prazos de produção e aumentar os custos.

Os especialistas em IA da Perfection42, uma empresa que desenvolve soluções de IA visual personalizadas, demonstram como a sua ferramenta de storyboarding pode simplificar o processo, acelerando a produção, reduzindo os atrasos e melhorando a qualidade dos storyboards.

“O storyboard tradicional pode demorar vários meses para filmes de longa metragem, especialmente para os realizadores que trabalham com orçamentos apertados e não têm tempo para planear cada plano em pormenor. Isto cria problemas durante a produção. Ajudamos a melhorar o processo de planeamento de acordo com as necessidades específicas, o que se traduz em mais iterações num determinado momento e em storyboards mais bem desenvolvidos”, disse Simona Vasytė, CEO da Perfection42.

Hoje em dia, todos os cineastas fazem storyboard e este tornou-se um trabalho longo e exaustivo que exige muito planeamento.

“A maior parte do tempo gasto no storyboard não é gasto no desenho propriamente dito, mas sim na combinação de cenas, no briefing e nas alterações ao guião. A nossa ferramenta resolve este problema acelerando significativamente o processo. Uma geração mais rápida de storyboards permite mais iterações sem longas esperas por alterações, tornando possíveis correcções em tempo real ou no próprio dia. Isto melhora a eficiência e reduz as horas passadas em reuniões, ajustando e esperando que os artistas redesenhem as visões”, continuou Vasytė.

A ferramenta baseada em IA da Perfection42 utiliza IA generativa para criar storyboards consistentes e sequenciais com base no guião. Já testou a sua ferramenta em colaboração com agências de publicidade, o que levou a uma redução de 50% na criação de storyboards.

A tecnologia de IA demonstrou ser capaz de reproduzir personagens com os seus traços, emoções e movimentos únicos em diferentes cenas. A nova ferramenta também manteve os arcos das personagens, bem como as estruturas narrativas. Isto garante a continuidade e a qualidade do filme, uma vez que a IA pode seguir a linha temporal e as ações das personagens com precisão, permitindo que os realizadores vejam a narrativa mais cedo.

Vasytė destacou um exemplo prático para demonstrar a eficácia da ferramenta.

“O storyboarding baseado em IA é muito útil para supervisores de guiões, diretores de continuidade ou videógrafos que têm de trabalhar sem orientação visual em ambientes de ritmo acelerado. A nossa ferramenta foi adaptada para produzir centenas de storyboards e ajudou a fazer mais iterações e a chegar a melhores soluções, o que se traduziu em menos tempo perdido durante a produção”, acrescentou Vasytė.

Como se trata de um desenvolvimento recente, não existem atualmente grandes filmes que admitam utilizar a IA para o storyboarding.

“Podemos prever que a maioria das grandes agências de publicidade adotará ferramentas semelhantes nos próximos anos, e as que o fizerem primeiro serão capazes de produzir conteúdos mais qualitativos e eficientes, assumindo a liderança. A IA generativa pode gerar imagens detalhadas muito mais rapidamente do que um designer digital poderia. No entanto, é importante notar que os artistas reais continuarão a supervisionar a tecnologia para garantir que os storyboards gerados pela IA se alinham com a visão criativa do filme e mantêm a continuidade. “concluiu Vasytė.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.