Gestão de talento e benefícios da Natixis em Portugal novamente distinguidos

Gestão de talento e benefícios da Natixis em Portugal novamente distinguidos

68 Visualizações
0

A Natixis em Portugal foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, com a certificação Top Employer Portugal 2024 pelo Top Employers Institute Portugal, a principal certificadora especializada em identificar e avaliar a excelência de políticas e práticas de gestão de pessoas, que atribui anualmente esta distinção às empresas com as melhores práticas em Recursos Humanos.

Sediado no Porto desde 2017, o Centro de Excelência da Natixis em Portugal integra uma equipa de 2.300 colaboradores, constituída por mais de 30 nacionalidades, que desenvolve soluções inovadoras para o negócio, operações e cultura de trabalho do Groupe BPCE em todo o mundo. Esta certificação, que auditou mais de 300 práticas de Recursos Humanos, avaliou diversos projetos que a Natixis desenvolveu em Portugal, no âmbito da sua aposta nos benefícios e na experiência do colaborador, enquanto elemento principal da sua estratégia de atração e retenção de talento.

O projeto da Natixis no Porto representa um dos maiores investimentos em recursos humanos realizados pelo Groupe BPCE em todo o mundo, seja através da aposta em benefícos flexíveis em diversas áreas, que podem ser selecionadas pelo próprio colaborador em função das suas necessidades, como, por exemplo, educação, formação, saúde e bem-estar, transportes, tecnologia, entre outras; seja através do Loyalty Program, que contempla dias adicionais de férias em função da longevidade na empresa, um Wellbeing Voucher e um Career Award, atribuído aquando do quinto aniversário; de programas de línguas (português, inglês e francês), que contam com cerca de 700 colaboradores inscritos; ou de incentivos à mobilidade sustentável, através da atribuição de um voucher por colaborador que promove a utilização de transportes verde.

Destacam-se ainda os Tech Dojos, uma iniciativa que pretende apoiar o desenvolvimento de competências na área tecnológica (Business Analytics, Quality Assurance e Power BI), independentemente da função exercida, com o objetivo de preparar os colaboradores para o próximo passo no seu percurso profissional ou apoiar as equipas a auto-organizarem-se criando comunidades em torno das suas áreas de interesse. Ainda na área da formação, a Natixis promove a realização de Academias COBOL, um programa de reskilling nesta linguagem de programação com formadores especializados, aberto também a pessoas externas à organização, que pretende consolidar competências para dar resposta a projetos reais.

Para além disso, mais recentemente, a Natixis inaugurou as Villages, um conceito totalmente inovador e disruptivo, que inspira e potencia o trabalho colaborativo e a criatividade, para tirar o melhor partido do modelo de trabalho híbrido. As Villages demonstram a vontade da Natixis de criar espaços que dão um verdadeiro significado às idas ao escritório, que devem privilegiar as reuniões de equipa, brainstormings e a partilha de ideias, sendo um exemplo pioneiro dos escritórios do futuro. Em 2023, foi inaugurado um novo piso das Villages, que contam atualmente com dois pisos, com a representação de quatro continentes e 12 cidades – Manaus, Santiago, Dakar, Paris, Porto, Mascate, Cidade do México, Xangai, Tóquio, Londres, Bangalore e Brooklyn.

Estas iniciativas e os programas de recrutamento da Natixis em Portugal, cujas oportunidades estão disponíveis online, colocam a empresa entre os melhores empregadores do país. Para além disso, a unidade de negócio Global Financial Services, a componente internacional do Groupe BPCE, da qual a Natixis em Portugal faz parte, recebeu esta certificação pelo Top Employers Institute France pelo oitavo ano consecutivo.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.