Grupo LEGO e Planetário do Porto desafiam crianças a explorar o Espaço, à sua maneira

Grupo LEGO e Planetário do Porto desafiam crianças a explorar o Espaço, à sua maneira

32 Visualizações
0

Durante a corrida espacial e as décadas seguintes, o fascínio pelo Espaço atingiu o pico, sendo “astronauta” uma das profissões mais desejadas entre as crianças. Ao longo dos anos, o fascínio foi esmorecendo, conforme o tema foi saindo da ordem do dia, mas o interesse e a curiosidade pelo imenso desconhecido que nos rodeia, não. Desta forma, o Grupo LEGO pretende fomentar a criatividade e imaginação das crianças para mostrar ao mundo o que nos pode esperar no desconhecido do Universo.

Um novo estudo global do Grupo LEGO conclui que 86% das crianças estão interessadas em encontrar novos planetas, estrelas e galáxias e 77% querem viajar pelo espaço. Além disso, mais de 3 em cada 5 (68%) crianças acreditam que há alienígenas no espaço, com 64% a dizerem que gostariam de conhecer um.

O Grupo LEGO, que há mais de 50 anos encontra inspiração no Universo, pretende fortalecer a curiosidade das crianças sobre o Espaço através do meio criativo por excelência que são os tijolos LEGO®. Este ano, a marca anuncia uma grande variedade de sets com o espaço como tema, transversais a todas as linhas da marca, desde DUPLO, a Technic ou LEGO Art. Em todos eles temos o storytelling do imaginário espacial, como em LEGO Friends Veículo de Acampamento e Observação Astronómica, que convida os mais aventureiros a observar as estrelas e encontrar constelações, e LEGO City Carro de Exploração Espacial e Vida Extraterrestre, que permite que as crianças explorem novos mundos e deem asas à criatividade.

Os cientistas estimam que apenas 4% do Universo foi explorado, com apenas 646 pessoas a verem a grande vastidão em pessoa. O Grupo LEGO prevê que a ânsia da Geração Alpha em pesquisar o Cosmos será a chave para explorar os 96% do Universo ainda por descobrir.

Exposição no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Para celebrar o novo estudo, o Planetário do Porto vai receber nos meses de junho e julho uma exposição dos novos sets oficiais da marca dentro do tema Espaço, abrangendo gamas como LEGO City, LEGO DREAMZzz, LEGO Technic, LEGO Friends, Art, Icons e LEGO Creator.

Além dos sets em exposição, existirão também mesas de atividades para que crianças e adultos possam dar asas à imaginação e criar construções “de outra galáxia”.A exposição terá entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta das 9h00 às 17h30 e sábados das 14h às 17h30. As crianças que visitem a exposição ao fim-de-semana, terão também acesso a um brinde.

Reinventar as constelações

Embora as constelações do nosso céu noturno tenham sido definidas por astrónomos ao longo da História, o Grupo LEGO também acredita que a Geração Alpha pode trazer um novo prisma criativo à forma como vemos as estrelas. Celebrando a curiosidade das crianças sobre o futuro do espaço, o Grupo LEGO pede-lhes que reinventem o céu noturno com as suas próprias Funstellations.

Com a ajuda de um tutor, as crianças são convidadas a ir a LEGO.com/Space para descarregar um mapa do céu e juntar os pontos para mostrar que objeto ou forma podem ver nas estrelas — talvez seja um cowboy montado num unicórnio ou baleia voadora.

O Grupo LEGO irá, assim, trabalhar com a União Astronómica Internacional para reconhecer as suas formações como Funstellations — recriações oficiais das nossas constelações — e atualizar a nossa visão do céu noturno.

Debra Elmegreen, Presidente da União Astronómica Internacional, disse: “Estamos entusiasmados por explorar a criatividade ilimitada das crianças através desta colaboração, encorajando-as a olhar para o céu noturno e a pensar nas estrelas. A próxima geração de cientistas e exploradores espaciais moldará a forma como compreendemos e interagimos com o Universo. Com este projeto, esperamos dar-lhes uma vantagem à partida.”

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.