IA aumenta a produtividade para 85% dos líderes de TI mas integração e silos de dados são obstáculos

IA aumenta a produtividade para 85% dos líderes de TI mas integração e silos de dados são obstáculos

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A Salesforce, CRM de Inteligência Artificial (IA), acaba de apresentar o mais recente Connectivity Benchmark Report da Mulesoft, demonstrando que 85% dos líderes de TI esperam que a Inteligência Artificial (IA) aumente a produtividade dos programadores nos próximos três anos – um alívio bem-vindo após os pedidos de tarefas terem registado um aumento de 39% no ano passado.

O estudo anual da Mulesoft – Connectivity Benchmark Report – é elaborado com base num inquérito a 1.050 CIO’s e líderes de TI em diversos países do mundo. O objetivo passa por compreender os desafios que as empresas podem esperar no futuro, e como poderão utilizar a integração, automação e APIs para a construção de estratégias de IA com sucesso. Se o futuro parece trazer maior produtividade, o relatório demonstra que também há desafios a enfrentar, com 62% dos inquiridos a afirmar que as suas empresas ainda não estão preparadas para a harmonização de sistemas de dados, para que consigam tirar maior partido da IA, algo que as impede na transição e na expansão das capacidades das suas equipas.

As conclusões do relatório identificam ainda que 98% das empresas de TI reportam, nos dias de hoje, desafios nos seus esforços de transformação digital, com 80% a citar os silos de dados como a principal preocupação e 72% a apontarem para a interdependência de sistemas.

“A força da IA está dependente da forma como as empresas conectam os seus dados, e das informações que conseguem retirar desses mesmos dados.” explica Param Kahlon, Executive Vice-President e General Manager de Automação e Integração da Salesforce. “Estes são, fundamentalmente, desafios de integração e de automação, e o relatório demonstra que os líderes de TI estão cada vez mais despertos das suas competências para operacionalizarem a IA, assim como da sua dependência em integração com sistemas existentes, para a criação de novas oportunidades de crescimento.”

Integração e Unificação de dados são a base do sucesso das estratégias de IA

As estratégias de IA estão fortemente dependentes de dados concretos e de estratégias de integração, para retirar benefícios da melhoria da eficiência operacional, da produtividade e das experiências dos colaboradores e dos clientes finais.

  • IA é o guia: Os líderes de TI esperam um aumento de 69% na média de LLMs que serão utilizados nos próximos três anos, com 80% das empresas a reportarem que já utilizam diferentes modelos de IA Generativa e Preditiva nos dias de hoje.
  • Integração é um obstáculo à inovação em IA: Embora a IA leve a aumentos de eficiência e de produtividade, está dependente da integração dos dados. No entanto, apenas uma média estimada de 28% das apps estão conectadas e mais de 90% dos líderes de TI reportam que questões de integração estão a impedir a adoção da IA.
  • Segurança e confiança mantêm-se como barreias à adoção: 64% dos líderes de TI estão preocupados com o uso e adotação éticos da IA.

Quebrar silos de dados pode desbloquear o potencial total da IA

 Silos de dados são as principais barreiras ao progresso e valor dos negócios, com 81% dos inquiridos a reportarem-no como um entrave aos esforços de transformação digital. Como resultados, há uma necessidade crescente de melhor integração para a unificação de todos os dados estruturados e desestruturados, para acionar IA de confiança e relevante em todas as funções de negócio.

  • Empresas são desafiadas a conectarem dados com aplicações de IA: 72% dos profissionais inquiridos afirmam que as suas infraestruturas atuais estão demasiado interdependentes, com 62% a reportarem que as suas empresas não estão equipadas para harmonizarem os seus sistemas de dados para alavancarem as tecnologias de IA.
  • Insights de dados mantêm-se inexplorados: 75% das empresas dizem que estão com dificuldades em integrar insights de dados nas suas experiências de utilizador.
  • Experiência Digital do Cliente ainda não está no ponto: Apenas 26% das empresas acredita que fornece uma experiência de utilizador totalmente conectada entre todos os canais.

Automação é essencial com utilizadores e desejarem autonomia que está bloqueada em equipas de TI sobrecarregadas

As equipas de TI são normalmente responsáveis pela adoção de automação, mas mantêm-se cautelosas em permitir que a empresa seja autónoma na sua utilização – apenas 22% dos líderes de TI reportam que as suas estratégias para ajudar os utilizadores não-técnicos a integrarem apps e fontes de dados via APIs está atualizada. Em simultâneo, a falta de competências entre as equipas, a lacuna de competências entre as equipas de TI é um desafio. Reduzir essa lacuna através de colaborações e formações de upskilling estratégicas é essencial para as empresas, para que possam utilizar melhor a automação para a inovação e eficiência.

  • Equipas de TI estão sob pressão: As equipas de TI estão com dificuldade em integrar de forma eficiente, com 98% a reportar estar perante desafios de transformação digital. A falta de competências e questões de compliance estão no topo da lista dos desafios.
  • A IA pode ajudar na performance das equipas de TI: 85% dos líderes de TI esperam que a IA alavanque a produtividade dos programadores.
  • Equipas de TI utilizam Processos de Robotização e Automação (RPA) para suavizar o peso: As equipas de TI estão a adotar automação cada vez mais, para fazerem face aos pedidos crescentes, com um terço das equipas a preferirem RPA, um aumento assinalável dos 13% em 2021 e dos 31% em 2023.

APIs podem ser uma alavanca estratégica para o crescimento 

As APIs simplificam o acesso e a utilização de dados para impulsionar o crescimento, conectando de forma perfeita diferentes aplicações e sistemas. Cerca de 33% de todas as receitas são provenientes de APIs e ofertas relacionadas com APIs – as APIs representam um terço da receita, um número que permaneceu estável nos últimos três anos.

  • Potencial de lucros aumenta com APIs: As APIs já contribuíram para o aumento de lucros para 39% dos inquiridos – e diminuírem custos operacionais para 35%.

APIs impulsionam a eficiência operacional e a produtividade: Os líderes de TI reportam que as APIs aumentaram a agilidade e promoveram a autonomia (54%), a produtividade (48%) e beneficiaram as equipas das empresas ao ajudarem-nas a ir ao encontro dos objetivos (46%). A maioria (54%) dos líderes de TI utilizam APIs para construir integrações.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

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