Impacto da IA na Salesforce irá criar 11.6 milhões de empregos e $2.02 biliões de receitas das empresas

Impacto da IA na Salesforce irá criar 11.6 milhões de empregos e $2.02 biliões de receitas das empresas

16 Visualizações
0

A Salesforce, CRM de Inteligência Artificial (IA), acaba de anunciar os resultados de um estudo desenvolvido pela consultora IDC, que calcula o impacto das suas tecnologias nas empresas e na economia onde estas operam. Até 2028, a utilização da IA nas soluções Salesforce irão levar à criação de 11.6 milhões de novos empregos e ao crescimento das receitas das empresas em mais de 2 biliões de dólares (do inglês trillion).

Com edições anteriores do mesmo estudo desenvolvidas em torno de soluções cloud, assim como do seu impacto no crescimento do ecossistema Salesforce, a IDC expandiu a abordagem na versão mais recente, para incluir o efeito da IA ​​em geral – e especificamente o potencial da IA ​​generativa. Além de um impacto real na criação de emprego e no aumento de receitas, o estudo identifica ainda que as principais razões para a adoção de IA estão relacionadas com o aumento da produtividade, enquanto as principais barreiras prendem-se com a formação de recursos humanos, governance de dados, gestão de risco, custo e confiança na tecnologia.

No anterior relatório, feito em 2021, a IDC previa que a Salesforce, juntamente com os seus parceiros, seria responsável pela criação de 9,3 milhões de novos empregos e $1,6 biliões (trillion) de novas receitas em todo o mundo, entre os anos de 2020 e de 2026. O estudo deste ano destaca o quão poderosa é a IA e como esta transforma os negócios em diferentes verticais, incluindo vendas, serviços, marketing, comércio e TI.

As clouds Salesforce contam com a IA generativa integrada diretamente no fluxo de trabalho, ajudando profissionais comerciais a gerarem automaticamente e-mails personalizados, com base nos seus dados exclusivos de CRM, que fornecem contexto relevante para evitar erros. As empresas clientes do Service Cloud podem gerar automaticamente respostas personalizadas usando dados em tempo real para ajudar os representantes de serviço a resolver os problemas dos clientes com maior rapidez.

Outras principais conclusões do Relatório Salesforce Economy da IDC:

  • Áreas mais impactadas com soluções IA nas empresas:

    • Ajudar equipas nas suas funções e trabalho diário (45%) e reduzir tarefas repetitivas (42%)

    • Nos próximos 12 meses, as empresas inquiridas esperam ajudar os seus colaboradores a aumentarem a sua produtividade (43%), aumentando as competências de IA (41%) e melhorando a satisfação com o trabalho (40%)

  • Principais desafios identificados:

    • Falta de competências específicas como Engenheiros de Dados e Modeladores de IA (35%)

    • AI Governance e gestão de risco (34%)

    • Custo (34%)

    • Confiança nos dados (31%)

  • Principais funções alvo de recrutamento nos últimos 12 meses e nos próximos 12 meses:

    • Engenheiros de Dados e Funções IA (50%)

    • Business Analysts (43%)

IDC fez estudo semelhante em Portugal, em 2021

Em 2021, a IDC elaborou um estudo da economia Salesforce em Portugal, prevendo na altura que o impacto seria da criação de até 11.100 empregos no país, gerando mais de mil milhões de euros de receita às empresas nacionais até 2026. O relatório revelava ainda, até ao mesmo ano de 2026, a Salesforce será um poderoso motor de crescimento para o ecossistema de parceiros empresariais em Portugal, que irão gerar €5,58 por cada €1 que a Salesforce gera localmente.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.