Indra assina acordo com o governo espanhol para modernizar sistemas de defesa antiaérea do exército

Indra assina acordo com o governo espanhol para modernizar sistemas de defesa antiaérea do exército

13 Visualizações
0

A Indra acaba de assinar um acordo com o Ministério da Defesa Espanhol para dotar os sistemas de defesa antiaéreo do Exército Terrestre, responsáveis por responder a qualquer ameaça aérea, com as mais avançadas capacidades para identificar se uma plataforma aérea é amiga ou inimiga (sistema IFF). Esta tecnologia contribui para reforçar a proteção do espaço aéreo e aumentar a segurança das aeronaves aliadas, evitando o fogo amigo.

O projeto, adjudicado à Indra em junho após concurso público com os principais fornecedores do setor e cuja assinatura é agora feita, contempla a implementação de sistemas de radar IFF Modos 5/S, que melhoram a identificação positiva das aeronaves próprias.

O IFF é um radar secundário que envia uma interrogação encriptada, que apenas as plataformas que conhecem as chaves podem decifrar e responder, permitindo confirmar que são aliadas.

O Modo 5, implementado pela NATO e pelos seus aliados, substitui o Modo 4, que já está obsoleto. A sua adoção é essencial para a participação em missões conjuntas.

Este modo é mais difícil de ser intercetado pelo adversário, tanto pelo formato do sinal emitido como pela encriptação, que é gerida por um dispositivo criptográfico integrado no interrogador, onde são carregadas chaves que mudam periodicamente.

Além de identificar se uma aeronave é amiga ou inimiga, o novo Modo 5 fornece mais informações sobre a aeronave do que os modos tradicionais, permitindo não só uma identificação precisa, mas também a obtenção de dados como a sua posição, número de identificação e indicativo, entre outros. Tudo isto é feito através de interrogações seletivas, evitando emissões radioelétricas desnecessárias, favorecendo uma operação mais discreta e segura.

Para os sistemas de defesa aérea de alta mobilidade, ou que requerem uma capacidade de rápido desdobramento e recolha, a Indra fornecerá um modelo IFF de última geração (Interrogador I50D), com um design leve e compacto.

A empresa irá integrar os novos IFF com os centros de direção de tiro dos atuais centros de operações de artilharia antiaérea leve e média, através dos respetivos radares de curto e médio alcance. Além disso, vai renovar os terminais inteligentes associados aos lançadores de mísseis MISTRAL de curto alcance, incorporando também os novos IFF nas direções de tiro Skydor, nas baterias HAWK de médio alcance e no seu centro de operações.

Os sistemas de radar IFF são uma das soluções integradas no portefólio de sistemas terrestres de defesa aérea que a Indra identificou como fundamentais para o seu negócio, no âmbito do Plano Estratégico “Leading the Future”. A Indra tem implementado estes sistemas em todo o tipo de plataformas aéreas, terrestres e navais de exércitos de todo o mundo.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.