Inovação e novas oportunidades para os inovadores no domínio da saúde em Portugal

Inovação e novas oportunidades para os inovadores no domínio da saúde em Portugal

39 Visualizações
0

Em parceria com duas das principais empresas farmacêuticas da Europa, o Grupo Chiesi e a SYNLAB Italy, o EIT Health, uma parte do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um organismo da União Europeia, lançou o novo programa InnoStars Connect. Implementada num formato de inovação aberta, a iniciativa tem como objetivo reunir startups, investigadores de PME, universidades e hospitais em Portugal e noutros países moderados e emergentes para colaborar no desenvolvimento e implementação de inovações que mudam a vida. Através da iniciativa, as 10 organizações selecionadas terão acesso à maior rede de inovação no domínio da saúde, a financiamento e a orientação profissional dos líderes da indústria farmacêutica para testar soluções inovadoras que abordem os desafios prementes no domínio dos cuidados da saúde. As três melhores equipas competirão pelo prémio financeiro durante a Grande Final do EIT Health InnoStars. O prazo para a apresentação de candidaturas termina a 30 de junho.

Quais são as vantagens para os inovadores?

“O InnoStars Connect incorpora na perfeição o provérbio muitas vezes referido de que ninguém pode inovar sozinho. Através deste novo e entusiasmante programa, estamos a abrir portas para que os inovadores de Portugal acedam a recursos, conhecimentos e, mais importante ainda, a ligações dentro da nossa rede para desenvolverem soluções promissoras para os desafios mais prementes no domínio dos cuidados de saúde”, afirmou Sarah Haddadin, líder de inovação RIS do EIT Health InnoStars e gestora do programa. – Ao alavancar a experiência coletiva de profissionais e instituições de alto nível, o InnoStars Connect não é apenas um programa – é uma plataforma transformadora projetada para impulsionar a inovação nos cuidados de saúde para novos patamares e promover um ecossistema colaborativo para um impacto duradouro”.

Desafio 1 – Grupo Chiesi

O Grupo Chiesi é um grupo global orientado para a investigação biofarmacêutica, impulsionado pelo desejo de aumentar a qualidade de vida humana dos doentes, das suas famílias e das suas comunidades com produtos e serviços inovadores. A empresa, em conjunto com o EIT Health InnoStars, procura soluções inovadoras nas áreas de produtos e serviços que promovam a ventilação, desde os recém-nascidos até às populações adultas (AIR), o tratamento de doentes com doenças raras e ultra-raras (RARE) e produtos e serviços que apoiem os cuidados especiais prestados por profissionais médicos e o autocuidado voltado para o consumidor (CARE) relacionados com:

  1. a) Abordagens/Soluções Terapêuticas Inovadoras
  • biomarcadores (incluindo os digitais para diagnóstico precoce e monitorização);
  • ferramentas e soluções médicas capazes de melhorar a jornada do doente e a adesão à terapêutica;
  • soluções inovadoras e dispositivos avançados para melhorar a administração de fármacos por inalação, bem como a administração de macromoléculas complexas, e para a CGT (terapias celulares e genéticas);
  • soluções biotecnológicas avançadas para a produção e administração de terapêuticas mais sustentáveis, bem como para terapêuticas dedicadas às doenças RARE.
  1. b) Soluções inovadoras de saúde digital
  • para melhorar os cuidados de saúde e a experiência de viagem dos doentes;
  • melhorar os ensaios clínicos (desde a identificação dos doentes até à gestão e eventual acompanhamento);
  • desenvolver uma recolha, análise e utilização coordenada de dados do mundo real;
  • melhorar os resultados do tratamento e da reabilitação.

“Estamos à procura de inovadores da indústria exemplares e talentosos entre startups, PMEs, hospitais, universidades e instituições de pesquisa em Itália e no estrangeiro para colaborar connosco em oportunidades de inovação aberta. O nosso objetivo é explorar para além dos limites atuais, investigar novas abordagens e desenvolver melhores modelos. Ao combinar a nossa experiência com a InnoStars Connect, prevemos soluções pioneiras que respondam às necessidades em evolução dos doentes e dos sistemas de saúde. Juntos podemos enfrentar os desafios criados pela interconexão entre a saúde do planeta e a saúde humana, promovendo um futuro mais saudável para todos”, afirma Fabrizio Conicella, Chefe do Centro de Inovação Aberta e Competência do Grupo Chiesi.

Desafio 2 – SYNLAB Italy

A SYNLAB Italy é a empresa de diagnóstico líder na Europa com uma nova abordagem “integrada” à inovação médica, à prevenção e aos cuidados de saúde em Itália – uma abordagem alinhada com os padrões de qualidade de excelência na Europa. Juntamente com o EIT Health InnoStars, estão à procura de Biomarcadores e Tecnologias de Diagnóstico Avançados:

  • desenvolver biomarcadores de diagnóstico de última geração e tecnologias para aumentar os serviços da SYNLAB Italy, incluindo avanços nas metodologias de ensaio.

“Vemos um enorme potencial nos biomarcadores e tecnologias de diagnóstico inovadores para revolucionar a prestação dos cuidados de saúde. Através do InnoStars Connect, estamos ansiosos por estabelecer parcerias com inovadores de toda a Europa para encontrar soluções criativas que melhorem os nossos serviços e os resultados para os doentes. Ao juntar forças connosco, os inovadores podem ajudar-nos a descobrir novas formas de fornecer diagnósticos de ponta que moldarão o futuro dos cuidados de saúde para milhões de cidadãos europeus”, refere Maurizio Ferrari – CMO Chief Medical Officer SYNLAB Italy.

Quem se pode candidatar e como?

Startups, PME, hospitais, universidades e instituições de investigação de toda a Europa dos países elegíveis com soluções inovadoras relevantes para os desafios acima referidos são incentivados a candidatar-se ao programa InnoStars Connect. Os candidatos elegíveis devem ter uma solução com um nível de maturidade entre TRL 5 (tecnologia validada num ambiente relevante) e TRL 7 (demonstração de protótipo de sistema num ambiente operacional) e estar preparados para colaborar num quadro de inovação aberta. As organizações individuais que não são atualmente parceiras do EIT Health devem tornar-se parceiras do EIT Health InnoStars. Ao aderirem ao programa, terão acesso a uma rede e a recursos alargados, oferecendo colaborações transformadoras com os principais inovadores da área da saúde.

As organizações interessadas em candidatar-se podem obter mais informações e candidatar-se aqui.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.