JCDecaux liga o primeiro MUPI digital de Lisboa

JCDecaux liga o primeiro MUPI digital de Lisboa

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A JCDecaux, número um mundial da comunicação exterior, iniciou hoje uma nova e importante etapa no processo de transformação da cidade de Lisboa ao ligar o primeiro MUPI (Mobiliário Urbano para Informação) Digital. A instalação deste novo equipamento, num local central da capital portuguesa, na Rua Braamcamp, próximo ao Marquês de Pombal, resulta do contrato assinado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a JCDecaux a 14 de setembro de 2022 e a eletrificação do equipamento insere-se no projeto de transformação de Lisboa para a tornar numa das cidades mais digitais da Europa.

Presente em Portugal desde 1972, a JCDecaux irá efetuar na cidade de Lisboa e no âmbito deste contrato, o maior investimento alguma vez realizado no país, tanto no setor como pela JCDecaux, com os objetivos de melhorar o espaço público, tornando-o visualmente mais harmonioso e de fornecer serviços públicos adicionais. O projeto será implementado com uma preocupação constante com o desenvolvimento sustentável, que o Grupo JCDecaux muito preza e que se reflete em diversos compromissos e ações concretas: equipamentos amigos do ambiente que permitem a máxima otimização de consumo possível, 100% do consumo de eletricidade coberto por energia verde, limpeza dos equipamentos de mobiliário urbano com água recolhida da chuva (dos tetos dos equipamentos) na maioria das filiais, por forma a reduzir o consumo de água da rede pública, e a crescente utilização de veículos de reduzida emissão de carbono. O conjunto destas iniciativas permitirá à JCDecaux acelerar ainda mais o seu compromisso de redução de emissões de carbono, com o objetivo de diminuir as emissões dos âmbitos 1+2 (baseadas no mercado) em pelo menos 60% até 2030 e avançar para zero emissões em 2050, ambos em comparação com o ano de 2019.

O contrato para a instalação e exploração publicitária de mobiliário urbano e equipamentos digitais de grande formato em Lisboa abrange a instalação de equipamentos de 2m2 (Abrigos de Passageiros e MUPIs) e de grandes formatos 100% digitais. Inclui ainda um conjunto de serviços de utilidade pública, como novas funcionalidades nos Abrigos (Wi-Fi, tomadas USB, terminais de informação aos passageiros), sanitários de manutenção automática (alguns de acesso adaptado a pessoas com mobilidade reduzida) e uma plataforma de comunicação em tempo real reservada à comunicação institucional do Município de Lisboa.

Os ecrãs digitais de alta-definição de 2m2 a instalar pela JCDecaux em Lisboa, irão exibir informação horária e de temperatura do ar atualizada em tempo real, e disponibilizar às marcas conteúdos dinâmicos que promovem um maior potencial de impacto, envolvimento e eficácia, para alcançar as mais de 970 mil pessoas que vivem ou trabalham na cidade e que representam 9,4% do total da população nacional e 18,8% do poder de compra do país.

De referir ainda que a JCDecaux comercializará na cidade de Lisboa 60% dos equipamentos de 2m2 (abrigos e MUPIs) e 118 digitais de grande formato.

Philippe Infante, Diretor-Geral da JCDecaux Portugal, considera que “Com a ligação deste primeiro MUPI, a JCDecaux Portugal deu mais um passo no processo contínuo de transformação digital da comunicação exterior na cidade de Lisboa. Nas próximas semanas, continuaremos a trabalhar para tornar Lisboa uma cidade mais harmoniosa, tecnológica e sustentável. Aliás, 2023 será o ano do maior investimento do Grupo JCDecaux em Portugal, o que reflete não apenas a ambição da empresa em reforçar a sua posição pioneira e inovadora no mercado nacional da comunicação exterior, como também a sua missão de contribuir para a melhoria do espaço urbano através do desenvolvimento e implementação de soluções únicas, inovadoras e, acima de tudo, sustentáveis. É com grande orgulho que vemos Lisboa, que acolheu a JCDecaux em Portugal há mais de 50 anos, tornar-se hoje numa das cidades mais digitais da Europa”.

A JCDecaux, empresa número um em comunicação exterior em Portugal, conta com 247 colaboradores que diariamente trabalham para garantir o reconhecido sucesso dos equipamentos e serviços em 91 municípios, 34 centros comerciais e 8 aeroportos, com mais de 17.000 faces publicitárias convencionais e mais de 600 ecrãs digitais, que contribuem ativamente para o dinamismo e inovação do setor, assim como para a criação de uma nova geração de cidades mais inteligentes e sustentáveis.

Enquanto operador responsável pela maior quota do investimento publicitário no mercado da comunicação exterior nacional, a JCDecaux reafirma, com este novo e ambicioso projeto, a sua posição de liderança em Portugal, onde marca presença desde há mais de 50 anos.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

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