LEGO Braille Bricks agora amplamente disponível para os fãs nórdicos, holandeses e lusófonos!

LEGO Braille Bricks agora amplamente disponível para os fãs nórdicos, holandeses e lusófonos!

23 Visualizações
0

O Grupo LEGO anunciou uma solução especial de pacote de expansão para o seu conjunto LEGO Braille Bricks – Play with Braille, que elevará o número total de alfabetos suportados para onze. Até agora, o produto estava disponível exclusivamente em inglês, espanhol, alemão, italiano e francês. Ao adicionar pacotes de expansão aos conjuntos existentes em inglês e espanhol, esta experiência tátil única torna-se acessível para famílias de língua dinamarquesa, sueca, finlandesa, norueguesa, holandesa e portuguesa. O conjunto destina-se a crianças com 6+ anos e foi concebido para que qualquer pessoa curiosa sobre o braille, seja cega, de baixa visão ou sem deficiência visual, possa divertir-se a conhecer o sistema braille em casa com a família de uma forma lúdica e inclusiva.

Até setembro de 2023, os LEGO Braille Bricks só tinham sido distribuídos gratuitamente pela LEGO Foundation a organizações* especializadas na educação de crianças com deficiência visual. Desde o lançamento destes kits educativos em 2020, o feedback dos pais, cuidadores, avós, crianças e educadores tem destacado continuamente o impacto positivo que os tijolos têm e como transformam a maneira como as crianças com deficiência visual podem aprender braille. Os pedidos para tornar os tijolos mais acessíveis ao público levaram então à criação de LEGO Braille Bricks – Play with Braille, para dar às famílias a oportunidade de desfrutar dos benefícios e praticar as suas aptidões táteis em casa.

Rodrigo Santos, Presidente da Direção Nacional da ACAPO, saúda “o contributo dos LEGO Braille Bricks para construir uma sociedade inclusiva desde a mais tenra idade, relembrando a importância de que crianças com ou sem deficiência visual possam brincar juntas, usando os mesmos tijolos, e com base neles construir uma sociedade sem barreiras que limitem ou impeçam a participação de todos. Na verdade, as lições mais sérias que levamos para a vida aprendemos a brincar, e ao envolvermos todos os sentidos nesta nova aventura permitimos que, em qualquer ponto do Mundo onde se fale português, aprendamos em crianças que todos somos iguais, seja qual for o sentido que utilizemos para ver o Mundo que nos rodeia. O pacote de expansão que hoje é apresentado na língua portuguesa, era algo muito esperado por toda a comunidade de professores, alunos e pais com quem desde o início deste projeto temos trabalhado. Acreditamos que será um marco na educação, inclusão e brincadeira das nossas crianças.”

As versões do alfabeto inglês e francês foram lançadas em setembro de 2023, seguindo-se as versões do alfabeto italiano, espanhol e alemão em janeiro de 2024. O lançamento recebeu uma resposta esmagadoramente positiva e, desde então, foi reconhecido como TIME Best Invention 2023 e foi recentemente homenageado como Produto Acessível do Ano pelo SCOPE Disability Equality Awards 2024.

Como funciona

Os utilizadores terão de combinar um set completo LEGO Braille Bricks – Play with Braille juntamente com um dos pacotes de expansão para completar um dos seis novos alfabetos.

O set LEGO Braille Bricks – Play with Braille inclui 287 tijolos em cinco cores: branco, amarelo, verde, vermelho e azul. Todos os tijolos são totalmente compatíveis com outros produtos LEGO e os “studs” [saliência que permite o encaixe] em cada tijolo estão dispostos para corresponder aos números e letras no sistema braille, com a versão impressa do símbolo ou letra situada abaixo dos “studs”. O conjunto também inclui duas placas de base para construir e vem em embalagem com relevo braille.

Os pacotes de expansão são peças LEGO Braille pré-selecionadas com caracteres especiais dos alfabetos adicionais. Os pacotes de carregamento dinamarqueses, suecos, noruegueses, finlandeses e holandeses são compatíveis com o conjunto inglês LEGO Braille Bricks, enquanto o pacote de expansão português é compatível com o conjunto espanhol. Um guia de elementos ajuda os usuários a combinar os pacotes de expansão e os conjuntos LEGO Braille Bricks para ajudar a otimizar a experiência, o que inclui remover alguns dos tijolos existentes e trocá-los pelos novos elementos.

Para melhorar a experiência de brincadeira e apoiar o desenvolvimento de aptidões pré-braille, estão disponíveis em LEGO.com uma espécie de kit de apoio com “iniciadores de brincadeira” para ensinar a orientar, fixar e empilhar os tijolos através de brincadeiras tão tradicionais e conhecidas como o “Pedra, Papel, Tesoura”, nos quais todos os membros da família podem participar.

Rasmus Løgstrup, LEGO Group Lead Designer em LEGO Braille Bricks disse:

“Brincar tem o poder de mudar vidas. Quando as crianças brincam, aprendem aptidões vitais, por isso ficamos entusiasmados com a receção que LEGO Braille Bricks recebeu em ambientes educacionais e os milhares de pedidos para torná-los amplamente disponíveis significava que tínhamos de fazer isto acontecer!

Tem sido uma jornada fantástica colaborando com crianças, famílias e especialistas de todo o mundo para desenvolver o produto e atividades online. Os nossos parceiros também têm sido fundamentais no aconselhamento sobre quais as cores que devemos usadas para os tijolos, embalagens de produtos e experiências digitais para garantir que a otimização para pessoas com alguma deficiência visual. Sabemos que esta é uma plataforma forte para a inclusão social e mal podemos esperar para ver as famílias serem criativas e a brincar juntas com peças em braille.”

LEGO Braille Bricks – Play with Braille set custa 89,99€ e está disponível para compra a LEGO.com/braille-bricks enquanto os seis pacotes de expansão estão disponíveis para compra em LEGO.com/pick-a-brick com o valor de 9,92€.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.