Lenovo aumenta a receita da infraestrutura de IA para mais de 2 mil milhões de dólares e traz a IA para os dados com o portfólio mais abrangente do setor

Lenovo aumenta a receita da infraestrutura de IA para mais de 2 mil milhões de dólares e traz a IA para os dados com o portfólio mais abrangente do setor

31 visualizações
0

A Lenovo anunciou hoje que atingiu uma receita anual recorde de infraestrutura de IA de mais de 2 mil milhões de dólares e revelou a próxima fase da sua estratégia de crescimento, com um investimento adicional de mil milhões de dólares, ao longo de três anos, para acelerar a implementação da inteligência artificial (IA) para empresas em todo o mundo. Impulsionada pelo aumento da digitalização global e pela procura de melhorias de infraestruturas de TI, a Lenovo está a simplificar a implementação, muitas vezes complexa, de novas capacidades de IA, fornecendo IA à fonte de dados e aproveitando a sua vasta rede de parceiros de topo para construir soluções chave-na-mão da próxima geração, que habilitam a inteligência de computação diretamente no limite. O investimento irá expandir ainda mais o portfólio de dispositivos inteligentes, soluções de infraestruturas e serviços da empresa, líderes do setor, prontos para IA, para ajudar a acelerar a inovação, permitindo a utilização de IA generativa e a tomada de decisões cognitivas em escala em locais remotos, em aplicações financeiras, de fabrico, de cuidados de saúde, de retalho e de cidades inteligentes.

Como parte do investimento adicional, a Lenovo vai dedicar 100 milhões de dólares para aumentar o programa Lenovo AI Innovators, que forneceu um recorde de mais de 150 soluções de IA de ponta criadas com 45 parceiros ISV líderes, no primeiro ano do programa. Alavancando o ecossistema end-to-end do AI Innovators, as novas soluções estão a levar a IA do laboratório para a escala e a possibilitar as mudanças tecnológicas drásticas em curso, em setores de elevado crescimento. Com as novas soluções, os clientes podem implementar e aproveitar mais rapidamente os recursos de IA de ponta, como IA generativa, visão computacional, IA de voz e assistentes virtuais.

“Com base nas nossas mais de 150 soluções de IA, este investimento fundamental expande ainda mais o desenvolvimento de soluções de infraestrutura prontas para IA, que ajudarão os clientes a superarem as complexidades de configuração e a implementarem mais facilmente a IA para fornecerem serviços e produtos transformadores ao mercado”, disse Kirk Skaugen, Presidente do Lenovo Infrastructure Solutions Group. “À medida que continuamos no nosso caminho para nos tornarmos os maiores fornecedores de soluções de infraestrutura end-to-end do mundo, a Lenovo está comprometida em ser o parceiro mais confiável e a capacitar a transformação inteligente dos nossos clientes, trazendo a IA para a fonte de seus dados, no limite”.

Permitir a descoberta de IA e acelerar a adoção

A IA está a impulsionar uma nova onda de oportunidades para os negócios, mas muitas empresas enfrentam desafios de implementação devido a limitações de recursos e complexidades de infraestrutura, atrasando este processo. O programa Lenovo AI Innovators inclui um ecossistema dos melhores parceiros de software da categoria, que colaboram com a Lenovo para fornecer aos clientes soluções de IA personalizadas, comprovadas e prontas a implementar, para as suas operações end-to-end, incluindo visão computacional, reconhecimento de áudio, previsão, segurança e assistentes virtuais para todos os setores.

A Lenovo está a ajudar os clientes a aproveitarem o valor dos seus dados, implementando soluções de IA criadas especificamente para transformar os seus negócios com resultados mais previsíveis. Estas incluem a plataforma de computação acelerada da NVIDIA, para entregar o melhor tempo para solução nas indústrias dos clientes, com o menor custo de propriedade. À medida que os setores de retalho, serviços alimentares e hotelaria se adaptam à era pós-pandemia, as empresas estão a reimaginar as operações de front-end e back-end para permitir um melhor serviço ao cliente, mitigar o desperdício e abordar as mudanças no mercado de trabalho. A Lenovo está a estabelecer uma parceria com a DeepBrain AI para oferecer uma solução completa para assistentes virtuais de IA generativa, que podem ser emparelhados com poderosos modelos largos de linguagem (MLLs) para fornecer um serviço de concierge automatizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, em ambientes de hospitalidade e retalho. Com a Lenovo e a Vistry, restaurantes de serviço rápido em todo o mundo usam a visão computacional para automatizar os tempos de preparação e ajudar a prever as quantidades de suprimentos para evitar o desperdício de alimentos, garantindo padrões de qualidade e ajudando a melhorar a retenção de clientes e a rentabilidade.

Com as operações de fabrico em todo o mundo a procurarem a digitalização para impulsionarem o crescimento futuro e a diferenciação num contexto de perturbações económicas, as soluções inovadoras de IA da Lenovo e da Guise ajudam os clientes industriais a reduzirem o tempo de inatividade não planeado com até 14 dias de previsão avançada, bem como a compreenderem o comportamento do cliente e a otimizarem os processos com visão computacional, manutenção preditiva e deteção de anomalias na linha de produção.

A Lenovo também está a disponibilizar as suas soluções de IA através da Infraestrutura como Serviço TruScale, para uma máxima flexibilidade, à medida que a empresa continua a sua transformação baseada em serviços. O parceiro do AI Innovators, Al Hathboor Bikal.ai, e a Lenovo são pioneiros na implementação baseada em serviços de um data center habilitado para IA no Sharjah Research Technology and Innovation Park (SRTIP) nos Emirados Árabes Unidos (EAU). Aproveitando o Lenovo TruScale HPC e a IA como um serviço, a colaboração está a fornecer às organizações públicas e privadas a capacidade de aceder aos recursos de IA para apoiar a segurança dos cidadãos, por meio de projetos de transformação digital nos setores de educação, P&D, retalho, petróleo e gás. Os recursos de computação do data center habilitado para IA também ajudarão as organizações a trazerem os benefícios de recursos avançados de IA, como o GPT-3, para as suas próprias operações. Projetado para se alinhar com a política Net Zero 2050 dos Emirados Árabes Unidos, o data center é o primeiro na região a usar o arrefecimento direto a água Lenovo Neptune™, líder do setor, para melhorar o desempenho e a eficiência, reduzindo o consumo de energia.

“A Al Hathboor vê esta colaboração como uma forma de dar aos EAU uma vantagem tecnológica para o ecossistema de inovação, criar empregos e oportunidades para os nossos jovens e desenvolver tecnologia para resolver desafios regionais e globais. A Lenovo, a NVIDIA AI e a Intel com o SRTIP dão-nos uma capacidade conjunta de transferência de tecnologia, e estamos ansiosos por trabalhar com as nossas universidades, empresas e governo”, afirmou Mohammed Al Hathboor, Membro do Comité de Gestão da Al Hathboor Bikal.ai.

O novo Centro de Excelência Lenovo AI Discover fornece acesso a cientistas de dados, arquitetos e engenheiros de IA da Lenovo para ajudar a explorar, implementar e escalar soluções de IA. O serviço também orienta os clientes para os parceiros de software mais adequados, identifica infraestruturas otimizada para IA e fornece orientação responsável de IA, através do Comité de IA Responsável da Lenovo. À medida que as empresas aprendem a implementar a IA, o comité ajuda os clientes com a sua abordagem à conceção, implementação e utilização ética da IA, ajudando as organizações a compreenderem e a abordarem a privacidade, a utilização justa, a diversidade, a equidade, a inclusão e as considerações de acessibilidade.

Trazer a IA para os seus dados

Com a quantidade de dados mundiais a crescer exponencialmente, as tecnologias de infraestrutura de próxima geração que fornecem computação semelhante a um data center de ponta são essenciais para capacitar a IA para uma melhor resposta a emergências, segurança pública, acessibilidade, turismo e experiências de retalho. Com mais dados empresariais a serem processados fora do data center, a Lenovo está empenhada em suportar cargas de trabalho de IA em todo o lado, assegurando um desempenho específico para configurações remotas.

Hoje, a Lenovo amplia seu portfólio abrangente de infraestrutura pronta para IA para mais de 70 produtos, com novas plataformas de servidor end-to-cloud otimizadas para IA, que ajudam a lidar com qualquer carga de trabalho de IA. Com inovações emergentes como os MLL e a expansão contínua das implementações de visão computacional, é necessário mais poder de processamento onde os dados estão a ser gerados, para executar inferências em tempo real.

O novo Lenovo ThinkEdge SE360 V2 é o mais recente servidor de ponta criado para fins específicos que oferece mais potência para permitir soluções de IA que vão desde visão computacional, IA de voz e IA generativa. Seja para uma loja, fábrica ou escritório, o novo servidor fornece suporte de computação acelerada estendida da Intel Data Center GPU Flex Series, a plataforma NVIDIA AI, incluindo a GPU NVIDIA L4 Tensor Core e o software NVIDIA AI Enterprise, bem como as plataformas Qualcomm Cloud AI 100, para permitir cargas de trabalho intensas na fonte de criação de dados. O ThinkEdge SE360 V2 oferece a maior densidade de GPU no menor fator de forma disponível, e é pelo menos duas vezes mais silencioso em comparação com produtos concorrentes, permitindo que a IA de ponta seja implementada nos locais mais remotos e duros.

A nova gama de soluções de ponta prontas para IA também inclui o Lenovo ThinkEdge SE350 V2 para cloud híbrida e implementações de HCI modernas, oferecendo o dobro da capacidade de armazenamento e aproveitando o processador Intel Xeon D para ajudar os clientes a executarem IA enquanto consolidam facilmente cargas de trabalho, backup de dados, colaboração e entrega de conteúdo no menor fator de forma do mercado.

No data center, o novo Lenovo ThinkSystem SR675 V3 é a plataforma de computação acelerada mais versátil do mercado e concebida especificamente para IA com três configurações de servidor numa só, incluindo suporte para sistemas NVIDIA HGX 4-GPU, ou servidores 4-DW PCle GPU ou 8-DW PCle GPU numa pegada compacta de 3U. Como réplicas digitais totalmente simuladas de edifícios, fábricas, centros de distribuição, lojas de retalho ou cidades inteiras, os gémeos digitais são combinados com IA para gerar processos empresariais e resultados de design melhorados. A Lenovo está a colaborar com a NVIDIA no seu mais recente sistema NVIDIA OVX para construir e operar mundos virtuais, proporcionando um desempenho poderoso para cargas de trabalho NVIDIA Omniverse Enterprise no data center. O ThinkSystem SR675 V3, baseado na arquitetura OVX, inclui até oito GPUs NVIDIA L40 para maximizar o desempenho e fornecer o traçado de raios mais avançado, com capacidades gráficas e de IA aceleradas por RTX, numa plataforma robusta e escalável, permitindo aos clientes explorarem e desbloquearem todo o potencial dos gémeos digitais para empresas de todas as dimensões.

Para além da infraestrutura, a Lenovo está a implementar a IA desde o bolso até à cloud, com dispositivos e soluções inteligentes de ponta, que garantem que a ciência dos dados é acessível em todas as indústrias na nova era do trabalho híbrido e remoto. Para uma colaboração melhorada, os novos computadores portáteis comerciais Lenovo ThinkPad incluem a nova aplicação Lenovo View, que oferece tecnologia de visão computacional ativada por IA para ferramentas e qualidade de imagem de vídeo melhoradas. As soluções Lenovo ThinkReality XR ajudam os utilizadores a acederem a simulações imersivas, enquanto as workstations Lenovo ThinkStation e ThinkPad P Series Data Science oferecem o elevado desempenho necessário para o desenvolvimento de modelos de IA de missão crítica, preparação de dados e tarefas de formação.

Com os seus servidores prontos para IA, dispositivos inteligentes de ponta e ecossistema de ISVs líderes, a Lenovo trará soluções de IA pré-validadas e com desempenho otimizado para a fonte de dados do cliente, mesmo nas configurações de borda mais exclusivas. Juntos, esses avanços servem para simplificar a implementação da IA, tornando-a acessível a organizações de todos os tamanhos e permitindo a inteligência transformadora em todos os setores.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.