Lenovo investe na inovação de IA híbrida para atender às exigências das cargas de trabalho mais intensivas em computação

Lenovo investe na inovação de IA híbrida para atender às exigências das cargas de trabalho mais intensivas em computação

25 Visualizações
0

O Grupo Lenovo anunciou um novo e abrangente conjunto de sistemas e soluções de infraestrutura centrados em IA para inovar a IA híbrida: do edge à cloud. A Lenovo está a fornecer soluções ricas em GPU e com eficiência térmica destinadas a cargas de trabalho intensivas em computação em vários ambientes e indústrias. Em setores como o financeiro e a saúde, os clientes estão a gerir conjuntos de dados massivos que exigem uma largura de banda de E/S extrema e como resposta a Lenovo está a oferecer soluções de infraestrutura de TI vitais para a gestão de dados críticos. Entre todas estas soluções está o Lenovo TruScale, que fornece a mais recente flexibilidade, escala e suporte para que os clientes possam acelerar as exigentes cargas de trabalho de IA por completo como um serviço. Independentemente de onde os clientes estejam no seu percurso de IA, os Serviços Profissionais da Lenovo estão a simplificar a experiência de IA à medida que os clientes procuram satisfazer as novas exigências e oportunidades de IA que as empresas enfrentam atualmente.

“A Lenovo está a trabalhar para acelerar os insights dos dados, fornecendo novas soluções de IA para uso em todos os setores, proporcionando um impacto positivo significativo nas operações diárias dos nossos clientes,” comentou a propósito Kirk Skaugen, Presidente da Lenovo ISG. “Desde o progresso dos recursos dos serviços financeiros, a melhoria da experiência de venda a retalho ou a eficiência das nossas cidades, a nossa abordagem híbrida permite às empresas uma infraestrutura pronta para IA e otimizada para IA, levando a IA do conceito à realidade e capacitando as empresas para implementar eficientemente soluções de IA potentes, expansíveis e de dimensão adequada que impulsionam a inovação, a digitalização e a produtividade.”

Acelerando as cargas de trabalho de IA mais exigentes em computação

Em colaboração com a AMD, a Lenovo está a fornecer o servidor ThinkSystem SR685a V3 8GPU, o qual oferece aos clientes um desempenho de excelência para as cargas de trabalho de IA mais exigentes em termos de computação, incluindo GenAI e Large Language Models (LLM). Esta solução oferece uma aceleração rápida, uma grande capacidade de memória e largura de banda de E/S para lidar com grandes conjuntos de dados, necessários para os avanços nos setores dos serviços financeiros, de saúde, energia, ciências climáticas e transportes. O novo ThinkSystem SR685a V3 é a solução ideal tanto para IA privada no local como para fornecedores de serviços públicos de IA na cloud.

Ao nível dos serviços financeiros, o ThinkSystem SR685a V3 foi projetado para ajudar na deteção e prevenção de fraudes e nas iniciativas KYC (know your customer). Este sistema é também ideal para aplicações que apoiam as estratégias de negociação algorítmica, gestão de riscos (monitorização de transações em tempo real e valor em risco), emissão de crédito (análise de empréstimos e recomendações de aprovação), gestão de património e serviços de consultoria, simplificação e aumento da conformidade regulamentar e previsão.  As principais características do novo sistema incluem:

  • Aceleração para computação intensa com os processadores AMD EPYC de 4ª geração de ponta e 8 novas GPUs AMD Instinct MI300X.
  • Totalmente interconectado com o AMD Infinity Fabric, fornecendo 1,5 TB de capacidade de memória de alta largura de banda (HBM3) e desempenho de largura de banda de E/S de GPU teórica agregada de pico de até 1 TB/s e a velocidade necessária para treinar e implementar modelos de IA.
  • Com uma margem térmica substancial através do arrefecimento a ar, o Lenovo SR685a V3 pode suportar o desempenho máximo de CPUs e GPUs de alta potência.
  • Máxima flexibilidade, incluindo suporte para as mais recentes GPUs HGXTM (H100/H200/B100) da NVIDIA e suporte drop-in para a próxima geração de CPUs AMD.

“Em conjunto com a Lenovo, estamos a agilizar a transformação da IA para as empresas de várias maneiras – ajudando a orientar os clientes através desta mudança extraordinária na computação, ao mesmo tempo que fornecemos soluções robustas de extremo a extremo em escala,” explicou Forrest Norrod, vice-presidente executivo e general manager do Data Center Solutions Group da AMD. “Temos um histórico comprovado de trazer soluções incríveis, em conjunto, para o mercado e estamos entusiasmados em adicionar o AMD Instinct MI300X ao portfólio da Lenovo, ajudando as empresas a adotar rapidamente a IA.”

Um dos servidores mais potentes do mercado, o Servidor Edge para Azure Stack HCI

 A Lenovo está a trazer a inferência de IA e a análise de dados em tempo real para o edge com o novo Lenovo ThinkAgile MX455 V3 Edge Premier Solution com processadores AMD EPYC 8004. Uma plataforma otimizada para IA versátil e com engenharia conjunta oferece novos níveis de desempenho de IA, computação e armazenamento no edge com a melhor eficiência energética de qualquer solução Azure Stack HCI. Com uma integração perfeita e pronta para uso com a cloud local e Azure, a solução Lenovo ThinkAgile MX455 V3 Edge Premier permite que os clientes reduzam o TCO através de uma gestão única do ciclo de vida, adquiram uma experiência de cliente otimizada e tenham a capacidade de adotar inovações de software mais rapidamente. A Solução Lenovo ThinkAgile MX455 V3 Edge Premier, ideal para retalho, produção e cuidados de saúde, inclui funcionalidades-chave para: 

  • Reduzir a sobrecarga de gestão com a automatização, o abastecimento quase sem toque e as funcionalidades exclusivas do Lenovo Open Cloud Automation (LOC-A) para implementar mais rapidamente e gerir a partir de qualquer lugar na cloud, utilizando a arquitetura com Azure Arc.
  • Reduzir o tempo e os custos de manutenção com suporte de ponto de contacto único e gestão de frota centralizada e baseada na cloud.
  • Aumentar a segurança, a fiabilidade e reduzir o tempo de inatividade com testes contínuos e atualizações de software automatizadas, validadas pela Microsoft e pela Lenovo.

“Ouvimos todos os dias os nossos clientes dizer que precisam que o poder do Microsoft Azure se expanda para abranger os diversos contextos do mundo real – desde os pisos de produção e espaços de retalho até aos pontos de venda de fast-food e outros locais distribuídos. A nossa colaboração com a Lenovo permite-nos fornecer Azure suficiente para estes locais críticos, simplificando a implementação e a gestão do ciclo de vida,” afirmou Douglas Phillips, Vice-Presidente Corporativo, Azure Edge + Platform. “O ThinkAgile MX455 V3 Edge Premier Solution oferece aos nossos clientes em comum uma experiência perfeita desde a cloud até ao edge, onde quer que os seus dados se encontrem. Esta nova solução e o poder da nossa abordagem de cloud adaptativa permitem que as empresas uniformizem as equipas, simplifiquem as operações e aproveitem o poder das tecnologias nativas da cloud e de IA para que se possam concentrar na transformação dos seus negócios, em vez de gerirem a infraestrutura.”

Solução para cargas de trabalho de computação intensiva

 A Lenovo e a AMD lançam um servidor multi-node, de alto desempenho e termicamente eficiente, projetado para maximizar o desempenho por bastidor para processamento intensivo de transações. O Lenovo ThinkSystem SD535 V3 é um node de servidor de meia largura 1S/1U alimentado por um único processador AMD EPYC de 4ª geração e foi concebido para maximizar o poder de processamento e a eficiência térmica para cargas de trabalho, incluindo computação em cloud e virtualização em escala, análise de big data, computação de alto desempenho e transações de comércio eletrónico em tempo real para empresas de todas as dimensões. As principais características incluem: 

  • Suporte líder da indústria de fornecedores de tecnologia de CPU numa oferta de 4 node 2U – permitindo aos clientes total flexibilidade para otimizar cargas de trabalho baseadas na arquitetura AMD ou Intel no mesmo chassis 2u.
  • Agilidade de escala que permite a configuração de 2, 3 ou 4 nodes instalados num único chassis.
  • Simplificação da automatização, orquestração e implementação em grande escala com o software de gestão de sistemas Lenovo XClarity.
  • Implementação unificada de energia e arrefecimento que permite uma redução de até 30% no consumo de energia em comparação com o servidor em bastidor 1U Standard.

Como simplificar a experiência de IA com serviços profissionais   

Para potenciar as empresas e acelerar o sucesso com a adoção da IA, a Lenovo introduziu, com disponibilidade imediata, os Serviços Profissionais e de Consultoria de IA da Lenovo, que oferecem uma variedade de serviços, soluções e plataformas concebidas para ajudar as empresas de todas as dimensões a navegar no panorama da IA, a encontrar as soluções certas para colocar a IA a trabalhar para as suas organizações de forma rápida, económica e em grande escala, levando a IA do conceito à realidade. A prática pode ser dividida num processo em cinco etapas: 

  1. Descoberta da IA (AI Discover): A Lenovo ajusta os compromissos do AI Discover para ajudar os clientes a visualizar e mapear a sua estratégia e recursos para a adoção da IA. Os especialistas da Lenovo avaliam a aptidão da organização para a IA em termos de segurança, pessoas, tecnologia e processos – usando metodologia comprovada – com recomendações que colocam os clientes no caminho para o sucesso da IA.
  2. Consultoria de IA (AI Advisory): Os especialistas da Lenovo recomendam a postura de segurança mais eficaz, o plano de gestão de mudanças, a arquitetura de tecnologia e o plano de adoção para IA, com base na estratégia e nos objetivos do cliente. A Lenovo ajuda a definir os resultados desejados da IA em qualquer escala, do bolso à cloud, e codesenvolve o roteiro para lá chegar.
  3. Início rápido da IA (AI Fast Start): Os especialistas da Lenovo projetam e constroem elementos críticos de IA para mostrar como os principais resultados do cliente podem ser alcançados, sejam resultados empresariais, operacionais ou tecnológicos. Isto pode assumir a forma de uma prova de conceito ou MVP (minimum viable product) nos laboratórios da Lenovo ou do cliente.
  4. Implementação e escala de IA (AI Deploy and Scale): A Lenovo implementa as ferramentas e estruturas para implementar um sistema ou frota de IA totalmente seguro e expansível. Os clientes podem optar por implementar através do Lenovo TruScale as-a-service, o que pode reduzir ainda mais os custos iniciais para ajudar a implementar a GenAI e a escalar com facilidade.
  5. Gestão de IA (AI Managed): A Lenovo oferece orientação especializada para manter, gerir e otimizar o sistema de IA. A Lenovo faz parceria com os clientes para dar suporte às implementações de TI durante toda a vida útil e cultiva e qualifica continuamente um ecossistema de Inovadores de IA para que os casos de uso de IA possam crescer com a maturidade da IA.

Com os Serviços Profissionais e de Consultoria de IA da Lenovo, os clientes podem tirar partido do apoio de equipas de especialistas experientes para mitigar a complexidade da implementação da IA e ver rapidamente resultados concretos nos seus negócios. Com uma combinação de serviços de extremo a extremo, hardware e aplicações de IA, a Lenovo capacita os clientes a terem sucesso em todas as etapas do seu percurso de IA.  Ao simplificar a implementação da IA, a Lenovo torna a IA acessível a organizações de todos os tamanhos e possibilita a inteligência transformadora em todos os setores.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.