Lenovo Revela Dispositivos e Soluções de Criatividade e Produtividade Potenciados pela IA

Lenovo Revela Dispositivos e Soluções de Criatividade e Produtividade Potenciados pela IA

20 Visualizações
0

A Lenovo revelou uma linha completa de mais de 40 novos dispositivos e soluções potenciadas por inteligência artificial (IA), promovendo a visão da empresa de AI for All. O anúncio inclui novas inovações de PC com IA nas submarcas Yoga, ThinkBook, ThinkPad, ThinkCentre e Legion da Lenovo que personalizam a experiência de computação para consumidores e empresas como nunca. Dois novos produtos de prova de conceito, um tablet, uma aplicação de software, funcionalidades de IA da Motorola, acessórios e muito mais, completam o novo e robusto portefólio de soluções tecnológicas.

Lenovo Apresenta Novo Reportório de Dispositivos de Consumo que Potencia o Processo Criativo com IA

A Lenovo apresentou o seu mais recente reportório de novos dispositivos de consumo: uma seleção de notebooks Yoga AI que impulsionam o processo criativo, um tablet que convida os utilizadores a brincar e a aprender, notebooks IdeaPad projetados para o utilizador comum, e periféricos para o mundo moderno. Inaugurando uma nova era, a mais recente linha de portáteis Lenovo Yoga com Microsoft Windows 11 incluem o Lenovo Yoga Creator Zone, um novo software exclusivo para criadores, artistas e qualquer pessoa que queira aproveitar o poder da IA ​​generativa de maneira simples e privada com segurança. Como um rasgo de imaginação, o Lenovo Yoga Creator Zone oferece imagens geradas a partir de descrições baseadas em texto ou até mesmo esboços em visuais impressionantes sem prompts, códigos ou configurações complexas. Os utilizadores só têm de digitar o que desejam ver e o sistema cria instantaneamente uma representação visual.

A encabeçar a nova geração de portáteis Lenovo Yoga estão o Lenovo Yoga Pro 9i (16”, 9) e o Lenovo Yoga 9i 2-in-1 (14”, 9), o último dos quais vem com uma Lenovo Smart Pen and Sleeve. Projetados para criadores com padrões intransigentes, ambos os notebooks premium têm classificação de durabilidade MIL-STD-810H1 e vêm com componentes de última geração, incluindo os mais recentes processadores Intel Core Ultra para um desempenho extremamente rápido, um Lenovo AI Core Chip físico que potencializa funcionalidades robustas de IA, e baterias poderosas2 para criatividade ininterrupta. A maximizar o desempenho dos processadores Lenovo AI Core e Intel Ultra no Lenovo Yoga Pro 9i (16”, 9) está o Lenovo X Power, uma solução de ajuste alimentada por aprendizagem de máquina que aprimora tarefas criativas, como a renderização 3D e correção de cores de filmes, alocando poder de processamento para otimizar o desempenho, a vida útil da bateria e a eficiência de refrigeração. Ambos os modelos apresentam uma tecla Copilot, proporcionando um acesso mais rápido ao companheiro diário de IA. O Copilot no Windows 11 aproveita os recursos da IA ​​para fornecer respostas relevantes, resumir emails, gerar imagens e muito mais.

A completar a família Lenovo Yoga estão quatro novos portáteis. Para portabilidade, o Lenovo Yoga Slim 7i (14”, 9) é um portátil premium fino e leve da edição Intel Evo, equipado com processadores Intel Core Ultra e um ecrã OLED WUXGA. Para a criação de conteúdo, os Lenovo Yoga Pro 7i (14”, 9) e Lenovo Yoga Pro 7 (14”, 9) são portáteis, para criadores, equipados com a opção de processadores Intel Core Ultra ou até um processador AMD Ryzen 7 8845HS, até uma GPU de portátil NVIDIA GeForce RTX  4050, com validação NVIDIA Studio e ecrã PureSight Pro LCD ou OLED 3K.

Como fator surpresa, o Lenovo Yoga Book 9i (13”, 9), cujo antecessor foi o primeiro portátil OLED com duplo-ecrã de tamanho completo do mundo, agora pode ser equipado com os novos processadores Core Ultra da Intel, um ecrã PureSight OLED 2,8K e uma barra de som giratória da Bowers & Wilkins. Ele também pode ser equipado com uma variedade de softwares para aumentar a criatividade, incluindo o Smart Launcher para agrupar aplicações normalmente usadas ​​para melhorar a eficiência, teclado virtual aprimorado para os utilizadores expressarem a sua personalidade com skins, IA para embelezar a escrita, e muito mais. Por último, mas não menos importante, estão os novos portáteis conversíveis Lenovo Yoga 7i 2-in-1 (16”, 9) e Lenovo Yoga 7i 2-in-1 (14”, 9), que oferecem aos criadores em movimento acesso rápido a ferramentas que complementam sua criatividade.

Desenhado para entretenimento, mas projetado para a aprendizagem, o tablet Lenovo Tab M11 é o dispositivo ideal para estudantes, aficionados de cinema e ilustração. Equipado com a Lenovo Tab Pen, uma caneta prática que proporciona uma experiência de escrita e desenhos sem compromissos, o tablet vem pré-carregado com software premium que melhora a usabilidade: Nebo para converter escrita manual em texto, MyScript Calculator 2 para resolver equações e funções em tempo real, e WPS Office para visualizar e editar documentos facilmente.

Novos Portáteis e Desktops com IA Lenovo ThinkBook e ThinkCentre neo Inspiram uma Nova Onda de Poder Produtivo e Criativo

A Lenovo também anunciou novos produtos ThinkBook, desktops ThinkCentre e acessórios para o mercado de pequenas e médias empresas (PMEs), com recursos inovadores, designs inteligentes e melhorias de PC com IA. O novo ThinkBook Plus Gen 5 Hybrid é uma solução híbrida flexível com um sistema básico de portátil e um tablet que pode trabalhar de forma independente ou em conjunto e que permite alternar perfeitamente entre portátil e tablet. A solução oferece uma inovação única, proporcionando uma experiência híbrida entre o sistema Windows e Android. O ThinkBook 13x Gen 4 é um belo e poderoso portátil Intel Evo Edition com bateria de longa duração, uma tecla Copilot integrada e é o primeiro portátil neutro em carbono da Lenovo para PMEs4. O ThinkBook 14 i Gen 6+5 é um portátil poderoso, versátil e inteligente com um impressionante ecrã 3K de 14,5 polegadas e inclui uma porta Graphics Extension (TGX) que suporta o poder da nova doca ThinkBook Graphics Extension (TGX)5, que impulsiona a computação de IA. A Lenovo também apresenta o seu ThinkBook 16p Gen 5 atualizado, que combina potência e elegância com suporte para o novo Magic Bay Studio que incorpora uma câmara 4K6 e colunas integradas. O ThinkCentre neo Ultra explora a tecnologia mais recente para oferecer uma nova geração de PCs com IA de formato ultracompacto, e o desktop multifuncional ThinkCentre neo 50a Gen 5 estará disponível em formatos de 24 e 27 polegadas. Os portáteis Lenovo ThinkBook, os desktops ThinkCentre neo e o Magic Bay Studio são os produtos e acessórios mais recentes que mostram a inovação e liderança da Lenovo no mercado de PMEs.

Anteriormente, no evento de inovação Lenovo’s Tech World 2023, a Lenovo apresentou um exemplo de solução de assistente pessoal de IA para PCs com IA, como parte da sua visão AI for All. Sob a égide da solução Lenovo AI Now, a Lenovo continua o desenvolvimento de uma solução de IA personalizada projetada para permitir a interação do utilizador final no teclado e por meio de linguagem natural. O Lenovo AI Now Personal Assistant, assim denominado provisoriamente, oferece experiências interativas personalizadas com base no conhecimento do próprio utilizador no dispositivo. O AI Assistant irá agilizar os fluxos de trabalho e aprimorar a colaboração de uma forma mais pessoal e envolvente. Usando linguagem natural, os utilizadores poderão verificar e alterar configurações comuns, como exibição ou desempenho, pesquisar e resumir emails e documentos, criar convites para reuniões e misturar câmaras ao vivo e avatares durante videochamadas. O Lenovo AI Now Personal Assistant começará a ser implementado no primeiro semestre de 2024 na China.

Além disso, a Lenovo está a apresentar dois dispositivos exclusivos de prova de conceito na CES. O Mechanical Energy Harvesting Combo é um produto que utiliza movimento mecânico e radiação solar para alimentar um rato e um teclado, eliminando a necessidade de carregamento externo. O rato e o teclado são ergonomicamente projetados para proporcionar conforto e interação ao utilizador. O produto também suporta modos de conexão sem fios Bluetooth e 2.4G, garantindo fácil conectividade com vários dispositivos. O produto de prova de conceito é uma solução inovadora que se alinha ao compromisso da Lenovo em implementar práticas mais sustentáveis.

O Lenovo ThinkBook 13x Gen 4 SPE é uma prova de conceito revolucionária e inovadora que apresenta um desempenho poderoso, uma aparência requintada e lidera uma tendência de capas de portátil com personalização inteligente de cores. Através das soluções de algoritmos de hardware e software da Lenovo e do aproveitamento da tecnologia E Ink Prism™, os utilizadores podem personalizar a tampa externa em vários padrões, criando uma aparência exclusiva do notebook. Este conceito suporta até mil imagens diferentes, permitindo ao utilizador expressar a sua personalidade e criatividade. Com a tecnologia de consumo ultrabaixo da E ink e o design do sistema da Lenovo, a tampa superior que muda de cor não afetará a vida útil da bateria – mesmo quando o sistema está desligado, a tampa superior ainda pode mudar continuamente. A Lenovo destacará quatro esquemas de design na CES 2024, incluindo dois esquemas coloridos, relógio dinâmico e interação multissistema, que oferecem preferências diferentes e únicas aos clientes.

Lenovo Lança Novas Experiências de PC com IA com os Portáteis ThinkPad e IdeaPad Equipados com Processadores Intel Core Ultra

A Lenovo revelou novos portáteis empresariais e de consumo projetados para desbloquear novas experiências de IA e aumentar a produtividade, a criatividade e a eficiência. Os novos Lenovo ThinkPad X1 Carbon, ThinkPad X1 2-in-1 e IdeaPad Pro 5i são portáteis Intel Evo equipados com os mais recentes processadores Intel Core Ultra e Windows 11 que oferecem eficiência energética, desempenho e experiências imersivas ideais. O suporte dedicado à aceleração de IA ajudará os utilizadores a adotar novas experiências e a aumentar a eficiência no trabalho e no lazer, incluindo recursos habilitados pelo Copilot no Windows. Quer seja para negócios ou lazer, estes portáteis Lenovo estão entre os primeiros a impulsionar uma revolução de IA no PC que mudará fundamentalmente a forma como as pessoas criam, colaboram e interagem com PCs. Projetados para oferecer aos utilizadores as experiências de PC mais abrangentes até agora, os novos ThinkPad X1 e IdeaPad Pro 5i ajudarão os utilizadores a adotar uma nova geração de computação de IA.

Tal como a próxima onda de portáteis empresariais, o monitor 3D Lenovo ThinkVision 27 já está disponível e pronto para aumentar a produtividade e a eficiência. O monitor 3D sem óculos apresenta agora uma versão de interface de utilizador ainda mais intuitiva e interativa do 3D Explorer, que dá as boas-vindas aos criadores ao mundo 3D e também pode ser usado em 2D. Além disso, o monitor vem com maior suporte de software por meio de aplicações, incluindo o Design Engine, que elimina a necessidade de plug-ins individuais para fornecer uma verdadeira experiência de design híbrido interdimensional. Os utilizadores agora podem projetar em 2D e visualizar em 3D ou usar seu o conversor 2D-to-3D Converter, permitindo a conversão de imagens, vídeos e conteúdo de 2D para 3D, com tecnologia de IA em tempo real. Com a IA, o conteúdo 2D de alta resolução com alta taxa de atualização transforma-se instantaneamente em conteúdo 3D vívido com reconstrução espacial precisa, independentemente da complexidade dos planos de fundo, e tudo isso sem exigir energia adicional ou atualizações do sistema.

O Ecossistema de Gaming Lenovo Legion: A Ajudar os Jogadores a Alcançar o Impossível

O novo ecossistema de gaming da Lenovo estreou na CES 2024 com PCs, periféricos, softwares e serviços baseados em Microsoft Windows 11 que oferecem energia, térmicas, gráficos, vantagens de IA e a liberdade de construir o melhor sistema para jogos. O novo portefólio de PCs inclui os seguintes notebooks de 16 polegadas e torres para gaming Lenovo Legion de 9ª geração:

• Os Lenovo Legion 7i (16”, 9), Lenovo Legion 5i (16″, 9), e Lenovo Legion Slim 5 (16”, 9) são para jogadores que necessitam de um portátil que consiga reproduzir os seus jogos favoritos, assim como as suas aplicações STEM.
• O Lenovo Legion 9i (16”, 9) é para aqueles que não se contentam com menos do que o melhor na sua busca por gaming e criação de conteúdo.
• Os Lenovo Legion Pro 7i (16”, 9) e Lenovo Legion Pro 5i (16”, 9) são para jogadores que necessitam do melhor em termos de FPS, estilo e ecrã.
• Os Lenovo Legion Tower 7i e Legion Tower 5i são para aqueles que necessitam de um reforço extra de uma torre gaming de PC de topo.

Também novidades deste ano são os portáteis Lenovo LOQ 15IRX9, Lenovo LOQ 15IAX9I, Lenovo LOQ 15IAX9 e Lenovo LOQ 15AHP9, e o Lenovo LOQ Tower 17IRR9 para jogadores que estão a começar a sua jornada a subir nas tabelas de classificação. Novos acessórios, como o Lenovo Legion M410 Wireless RGB Gaming Mouse e o Legion K510 Pro Mini Keyboard, juntamente com uma nova aplicação de software para PC Lenovo AvatarMaster, completam o ecossistema atualizado.

No centro desta nova linha de gaming está a família de chips de IA de hardware proprietários da Lenovo – chamados LA AI chips – e as vantagens que eles trazem para os portáteis de gaming Lenovo Legion e Lenovo LOQ. Apresentados pela primeira vez na última CES, os chips LA AI deste ano estão mais poderosos do que nunca, permitindo que os portáteis Lenovo Legion e Lenovo LOQ alcancem FPS ainda mais altos, maior eficiência energética e muito mais. E com uma seleção de portáteis, torres, monitores, acessórios e até mesmo o dispositivo portátil Lenovo Legion Go anunciado na última IFA para gaming, o novo ecossistema de jogos da Lenovo permite que os jogadores escolham a configuração exata de que precisam para alcançar a excelência no gaming e alcançar o ‘impossível’.

Elevando a experiência do streaming e colaboração a um novo nível, alguns sistemas Lenovo Legion7, incluindo os Legion 7i (16”, 9) e Legion 5i (16”, 9) agora estão equipados com AvatarMaster. Uma nova aplicação desenvolvida com IA, o AvatarMaster transforma os perfis dos utilizadores num avatar digital 3D, com recursos completos de personalização, desde aparência e características faciais até roupas e acessórios. Depois de criarem e personalizarem os seus avatares, os utilizadores podem animar e transmitir uma versão digital de si mesmos durante videochamadas, sessões de gaming e em múltiplas plataformas.

Motorola Apresenta Novos Recursos MotoTalk com IA para Aumentar a Produtividade das Equipas de Retalho

A Motorola introduziu novos recursos de IA disponíveis no MotoTalk, uma plataforma de produtividade empresarial para PC e dispositivos móveis que permite aos clientes empresariais criarem e gerirem tarefas e dias de trabalho para as suas equipas. Com os novos recursos, as equipas de campo podem utilizar o Image Recognition ou o Route Planning para otimizar as suas atividades diárias.

Com o recurso ‘Image Recognition’, as equipas de campo podem identificar e contar a quantidade de qualquer produto, reunir informações sobre os seus preços e aceder a relatórios de share em cada loja, garantindo a conformidade do merchandising. Aproveitando a IA, a ferramenta também otimiza estrategicamente as rotas comerciais, maximizando a eficiência em termos de distância, tempo e oportunidades de vendas. Esse recurso permite gerar roteiros para diferentes equipas de campo em poucos minutos e também resume as visitas e atuações dos funcionários nas lojas, economizando carga de trabalho para os utilizadores do MotoTalk.

Soluções de Tecnologia de Apoio Alimentadas por IA

A Lenovo também foi uma colaboradora importante em soluções de acessibilidade inovadoras reveladas pela Fundação Scott-Morgan na CES. As novas tecnologias, destinadas a empoderar pessoas com elevado nível de incapacidade, incluem: um avatar de IA hiper-realista desenvolvido com DeepBrain AI para preservar a personalidade e potencializar a comunicação, um grande modelo pessoal de linguagem, no dispositivo, para previsão de texto criado pelo AI Innovation Center da Lenovo, hardware de rastreamento ocular testado em dispositivos Lenovo, e uma plataforma de entrada multimodal integrada, otimizada para IA. A tecnologia de apoio pioneira está no centro do patrocínio e colaboração contínuos da Lenovo com a Fundação Scott-Morgan e do compromisso de fornecer tecnologia mais inteligente para todos.

Preço e Disponibilidade

• O Lenovo ThinkBook Plus Gen 5 estará disponível em setembro de 2024, com o preço a ser disponibilizado mais perto do seu lançamento.
• O Lenovo ThinkBook 13x Gen 4 estará disponível em meados de março de 2024, com um preço inicial expectável de 1199 € (sem IVA incluído).
• O Lenovo ThinkCentre neo Ultra estará disponível no final de setembro de 2024, com um preço inicial expectável de 1499 € (sem IVA incluído).
• Os Lenovo ThinkCentre neo 50a 24 Gen 5 e neo 50a 27 Gen 5 estarão disponíveis no final de abril de 2024, com preços iniciais expectáveis de 599 € (IVA incluído) e 629 € (sem IVA incluído), respetivamente.
• O Lenovo ThinkBook 14 i Gen 6+ e o ThinkBook Graphics Extension2 não estarão disponíveis na região EMEA.
• O Lenovo ThinkBook 16p Gen 5 estará disponível em junho de 2024, com o preço a ser disponibilizado mais perto do seu lançamento.
• O Lenovo Magic Bay Studio estará disponível em julho de 2024, com um preço expectável de 69 € (IVA incluído).
• O Lenovo ThinkPad X1 Carbon Gen 12 estará disponível a partir de abril de 2024, com um preço inicial expectável de 1,679 € (sem IVA incluído).
• O Lenovo ThinkPad X1 2-in-1 Gen 9 estará disponível a partir de abril de 2024, com um preço inicial expectável de 1,879 € (sem IVA incluído).
• O Lenovo IdeaPad Pro 5i (16 polegadas) está disponível ao partir do fim de dezembro de 2023, com um preço inicial de 1,099 € (IVA incluído).
• O Lenovo ThinkVision 3D Monitor estará disponível em mercados selecionados a partir de meados de março de 2024, com um preço inicial expectável de 3,000 € (IVA incluído).
• O Lenovo USB-C Dual Display Travel Dock estará disponível a partir de meados de abril de 2024, com um preço inicial expectável de 89 € (sem IVA incluído).
• O Lenovo Wireless VoIP Headset estará disponível a partir de meados de maio de 2024, com um preço inicial expectável de 99 € (sem IVA incluído).
• O Yoga Pro 9i (16”, 9) tem disponibilidade prevista para abril de 2024, com preços a partir de 1499 € (IVA incluído).
• O Yoga 9i 2-in-1 (14”; 9) tem disponibilidade prevista para março de 2024, com preços a partir de 1399 € (IVA incluído).
• O Yoga Pro 7i (14”, 9) tem disponibilidade prevista para em janeiro de 2024, com preços a partir de 999 € (IVA incluído).
• O Yoga Pro 7 (14”, 9) tem disponibilidade prevista para fevereiro de 2024, com preços a partir de 899 € (IVA incluído).
• O Yoga Slim 7i (14”, 9) tem a sua disponibilidade na região EMEA em consulta.
• O Yoga Book 9i (13”, 9) tem disponibilidade prevista para março de 2024, com preços a partir de 2199 € (IVA incluído).
• O Yoga 7i 2-in-1 (16”, 9) tem disponibilidade prevista para março de 2024, com preços a partir de 799 € (IVA incluído).
• O Yoga 7i 2-in-1 (14”, 9) tem disponibilidade prevista para março de 2024, com preços a partir de 899 € (IVA incluído).
• O IdeaPad 5i 2-in-1 (16”, 9) tem disponibilidade prevista para fevereiro de 2024, com preços a partir de 799 € (IVA incluído).
• O IdeaPad 5i 2-in-1 (14”, 9) tem disponibilidade prevista para fevereiro de 2024, com preços a partir de 599 € (IVA incluído).
• O IdeaPad 5 2-in-1 (16”, 9) tem disponibilidade prevista para fevereiro de 2024, com preços a partir de 749 € (IVA incluído).
• O IdeaPad 5 2-in-1 (14”, 9) tem disponibilidade prevista para fevereiro de 2024, com preços a partir de 549 € (IVA incluído).
• O IdeaPad Slim 5i (15”, 9) tem disponibilidade prevista para fevereiro de 2024, com preços a partir de 699 € (IVA incluído).
• O Lenovo Tab 11 tem disponibilidade prevista para 9 de janeiro de 2024 por um preço de 199 € (IVA incluído).
• Os Lenovo Yoga True Wireless Stereo Earbuds têm disponibilidade prevista para meados de 2024, com preços a partir de 79,99 € (IVA incluído).
• O Lenovo Yoga Pro Mouse tem disponibilidade prevista para meados de 2024, com preços a partir de 49,99 € (IVA incluído).
• O Lenovo Legion 9i tem disponibilidade prevista para o final de fevereiro de 2024, com preços a partir de 4299 € (IVA incluído).
• O Lenovo Legion 7i (16”, 9) tem disponibilidade prevista para o final de fevereiro de 2024, com preços a partir de 1999 € (IVA incluído).
• O Lenovo Legion 5i (16”, 9) tem disponibilidade prevista para meados de janeiro de 2024, com preços a partir de 1399 € (IVA incluído).
• O Lenovo Legion Slim 5 (16”, 9) tem disponibilidade prevista para o final de março de 2024, com preços a partir de 1499 € (IVA incluído).
• O Lenovo Legion Pro 7i tem disponibilidade prevista para o final de fevereiro de 2024, com preços a partir de 3099 € (IVA incluído).
• O Lenovo Legion Pro 5i tem disponibilidade prevista para o final de fevereiro de 2024, com preços a partir de 1599 € (IVA incluído).
• O Lenovo Legion Tower 7i tem disponibilidade prevista para janeiro de 2024, com preços a partir de 2395 € (IVA incluído).
• O Lenovo Legion Tower 5i tem disponibilidade prevista para janeiro de 2024, com preços a partir de 1199 € (IVA incluído).
• O Lenovo LOQ 15IRX9 tem disponibilidade prevista em meados de janeiro de 2024, com preços a partir de 1099 € (IVA incluído).
• O Lenovo LOQ 15IAX9I tem disponibilidade prevista em meados de janeiro de 2024, com preços a partir de 799 € (IVA incluído).
• O Lenovo LOQ 15IAX9 tem disponibilidade prevista em meados de janeiro de 2024, com preços a partir de 899 € (IVA incluído).
• O Lenovo LOQ 15AHP9 tem disponibilidade prevista para o final de março de 2024, com preços a partir de 1049€ (IVA incluído).
• O Lenovo LOQ Tower 17IRR9 tem disponibilidade prevista para maio de 2024, com preços a partir de 899 € (IVA incluído).
• O Lenovo Legion M410 Wireless RGB Gaming Mouse tem disponibilidade prevista em meados de 2024, com preços a partir de 49,99 € (IVA incluído).
• O Lenovo Legion K510 Pro Mini Keyboard tem disponibilidade prevista em meados de 2024, com preços a partir de 69,99 € (IVA incluído).
• O Lenovo AvatarMaster está previamente carregado nos portáteis Lenovo Legion 7i (16”, 9) e Lenovo Legion 5i (16”, 9) e pode ser descarregado em www.lenovo.com/avatarmaster.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.