Lenovo revela produtos e soluções inovadores projetados para impulsionar a IA para Todos na MWC 2024

Lenovo revela produtos e soluções inovadores projetados para impulsionar a IA para Todos na MWC 2024

19 Visualizações
0

Durante a MWC 2024, a Lenovo revelou o portefólio mais recente de dispositivos, software e soluções de infraestrutura com IA, assim como apresentou dois dispositivos de prova de conceito que desafiam os formatos tradicionais de PC e smartphone. A empresa também revelou o futuro da IA híbrida que potencia ofertas de múltiplos dispositivos, software e serviços para maior personalização, colaboração e eficiência.

“O conjunto de dispositivos, infraestrutura, soluções e serviços da Lenovo, que estão habilitados, prontos e otimizados para IA, permite ter uma visão geral do nosso propósito de ‘IA para Todos’”, afirmou o Chairman e CEO da Lenovo, Yuanqing Yang. “A tecnologia de IA da Lenovo beneficia organizações de todas as dimensões, impulsionando a transformação inteligente em todas as indústrias, ao mesmo tempo que reforça o compromisso com a sustentabilidade.”

 Redefinindo limites com a prova de conceito futurista

 Introduzindo a mais recente inovação de prova de conceito da Lenovo, o Lenovo ThinkBook Transparent Display Laptop Concept vem revolucionar a experiência de interação e de criação com o notável ecrã transparente Micro-LED de 17,3 polegadas. Com um ecrã sem molduras, área de teclado transparente e um design de footpad com aparência flutuante, ele proporciona uma sensação de simplicidade de alta tecnologia, elevando de forma geral a experiência do utilizador.

O brilho deste portátil reside na sua integração inteligente do virtual e do real. Através do poder do Conteúdo Gerado por Inteligência Artificial (Artifical Intelligence Generated Content – AIGC), o ecrã transparente proporciona novas formas de colaboração e eficiência no trabalho, permitindo a interação com objetos físicos e a sobreposição de informações digitais para criar conteúdo exclusivo gerado pelo utilizador. A transparência permite-lhe integrar-se naturalmente e sem esforço no seu ambiente. Os utilizadores podem alternar sem esforço entre teclado e área de desenho com uma caneta compatível, desbloqueando novos níveis de eficiência criativa. A IA em combinação com ecrãs transparentes vai permitir novas formas de interagir com dados e aplicações, oferecendo oportunidades para desenvolver novas funcionalidades e formatos. Esta prova de conceito oferece uma perspetiva futurista dos PCs com IA, combinando ambientes digitais e físicos que podem melhorar as experiências dos utilizadores de formas nunca vista.

Dando continuidade à dinâmica do Tech World 2023, a Lenovo e a Motorola também exibiram um conceito de ecrã adaptável para smartphone que pode ser dobrado e moldado em diferentes formas, dependendo das necessidades dos utilizadores, e que foi construído com base nas inovações mecânicas e de ecrã dos dispositivos dobráveis e conceitos roláveis da Lenovo. A Lenovo e a Motorola estão a destacar novos conceitos de IA generativa que irão melhorar a personalização dos dispositivos de modo a proporcionar aos utilizadores uma experiência única.

Uma nova geração de PCs com IA para empresas

 A mais recente geração de computadores portáteis empresariais da Lenovo são: o ThinkPad T14 i Gen 5, o ThinkPad T14s Gen 5, o ThinkPad T16 Gen 3, o ThinkPad X12 Detachable Gen 2 e o ThinkBook 14 2-in-1 Gen 4. Equipados com os mais recentes processadores Intel Core Ultra com Intel vPro em modelos selecionados e Windows 11, eles oferecem um ecossistema ideal de soluções de hardware e software de IA para proporcionar níveis reforçados de segurança, eficiência energética e experiências imersivas. Com uma seleção cada vez maior de aplicações de software que beneficiam do suporte dedicado à aceleração da IA, os utilizadores beneficiam de proficiências novas e aperfeiçoadas em vastas áreas de utilização e produtividade.

A revolução dos PCs com IA está a acontecer e a Lenovo está empenhada em transformar os seus PCs e dispositivos inteligentes para fornecer soluções de IA personalizadas. Estes novos computadores portáteis da Lenovo estão entre os primeiros a consegui-lo. Isto porque oferecem aos utilizadores as experiências de PC personalizadas mais completas de sempre, contribuindo para simplificar os fluxos de trabalho e aumentar a produtividade. Quer se trate de colaborar com colegas, reunir-se com clientes ou analisar dados e criar conteúdos, estes novos computadores portáteis ThinkPad e ThinkBook conseguem acelerar os fluxos de trabalho através de ferramentas de software compatíveis com IA que os utilizadores necessitam para fomentar a máxima criatividade e eficiência.

Smart Connect: simplificação contínua através de um ecossistema unificado

Em conjunto, a Lenovo e a Motorola lançaram o Smart Connect, uma solução de software que unifica os ecossistemas digitais de forma a criar uma experiência multi-dispositivo sem falhas. O Smart Connect desbloqueia sinergias entre dispositivos para maximizar a produtividade, partilhando capacidades de dispositivos e gestão de dados, provando que a soma é maior do que as partes. Com o Smart Connect, os utilizadores podem alternar tarefas entre um PC, um smartphone e um tablet, mantendo um fluxo ininterrupto, usufruir de uma partilha de ficheiros segura e sem complicações, aceder a aplicações móveis num PC e até gerir com facilidade as notificações do smartphone.

Quer se trate de trabalhar, criar ou jogar num PC, comunicar e consumir conteúdos num smartphone ou levar tudo para todo o lado com um tablet, mudar de dispositivo para dispositivo e partilhar conteúdos entre ecossistemas é agora possível com um simples toque. Com o Smart Connect, os utilizadores podem ver um filme num tablet e passá-lo para um PC para retomá-lo, ouvir um podcast num smartphone e terminá-lo num portátil em casa, trabalhar num documento num portátil e editá-lo no smartphone e até iniciar uma apresentação num PC desktop e torná-la mais portátil passando-a para um tablet. Os utilizadores podem também ampliar facilmente tudo o que é apresentado nos seus smartphones para um ecrã maior, por exemplo, mover facilmente jogos, filmes, programas e aplicações do telemóvel para um televisor para terem mais espaço para trabalhar e jogar.

Trazer aplicações de IA para o Edge em escala

 A empresa anunciou a próxima geração de Soluções Integradas de IA Edge para empresas de telecomunicações que ajudam as organizações a tirar partido de vastos conjuntos de dados no edge para novas aplicações de IA em escala, reduzindo o consumo de energia. As inovações fazem parte de um portefólio abrangente de soluções de IA híbridas da Lenovo, do bolso para a cloud, concebidas para simplificar o caminho rumo a uma transformação inteligente para todas as indústrias, atraindo novas colaborações de clientes com líderes da indústria, como a Telefónica, que desbloqueiam o poder da IA em qualquer lugar onde os dados são gerados, fornecendo-os às empresas no edge em tempo real.

À medida que o setor das telecomunicações continua a evoluir para permitir a implementação do 5G e de um futuro potenciado pela IA, as inovações nas redes das TI, na infraestrutura de cloud e na computação edge são fundamentais para ligar a economia digital atual. A computação edge permite que as empresas analisem dados em tempo real, possibilitando conhecimentos acionáveis de forma mais rápida para operações e serviços mais eficientes.

Com vista a suportar a enorme quantidade de computação que se desloca para o edge, está em exibição na MWC em Barcelona uma linha de Soluções Integradas de IA Edge para empresas de telecomunicações com o ecossistema de parceiros da Lenovo.

O nosso compromisso com a sustentabilidade: capacitar os clientes a concentrarem-se na redução de resíduos de TI e na possibilidade de reparação

A Lenovo está a lançar novas soluções que ajudarão os clientes a prolongar o ciclo de vida dos seus dispositivos com opções de TI mais sustentáveis e económicas. Através do Lenovo Certified Refurbished, as organizações podem implementar PCs recondicionados que atendam às diferentes necessidades de computação, mantendo uma pegada de carbono de TI mais reduzida. Só a Lenovo e os parceiros credenciados irão oferecer a certificação Lenovo, garantindo dispositivos de qualidade superior da indústria em que as empresas podem confiar.

A renovação, a reutilização e a reciclagem são conceitos-chave na economia circular, um sistema de recursos e consumo que contribui para reduzir o desperdício. A Lenovo está empenhada em implementar práticas circulares em todas as fases do ciclo de vida das TI e, como fabricante líder mundial de PCs, está qualificada de forma exclusiva para ajudar os clientes a atingir os objetivos de sustentabilidade e a abraçar os benefícios da circularidade com confiança. Através da comunidade Lenovo 360 Circle, os parceiros de canal também estão alinhados com ações colaborativas para impulsionar resultados circulares para os clientes e construir um futuro mais sustentável. Através do Lenovo TruScale, os clientes podem implementar serviços numa base de subscrição pay-as-you-go, utilizando apenas o que necessitam e reduzindo o desperdício. Saiba mais sobre as Soluções de Sustentabilidade da Lenovo.

A Lenovo está também a alargar a relação da empresa com a iFixit, dando aos gestores de TI o poder de reparar e corrigir rapidamente os dispositivos – minimizando o tempo de inatividade e prolongando a vida útil do hardware. O ThinkPad T14 Gen 5 e o T16 Gen 3, com o conhecimento da equipa de Soluções da iFixit, foram concebidos para serem mais fáceis de reparar, não só estendendo as peças passíveis de serem substituídas pelo utilizador (Customer Replaceable Parts – CRU) para incluir a bateria com um conetor sem cabos e um design DIMM totalmente embutido, bem como a substituição de SSD e WWAN, mas também a adição de indicadores visuais para reparações mais fáceis. Com o apoio da equipa da iFixit, a Lenovo criou guias de reparação, incluindo procedimentos em vídeo para todas as peças da CRU, e facilitou a encomenda dessas peças. Isto prolonga o ciclo de vida do produto, reduz o lixo eletrónico e oferece vantagens de poupança de custos tanto para empresas como para particulares. Como resultado destas melhorias, o ThinkPad T14 Gen 5 e o T16 Gen 3 obtiveram uma pontuação provisória de reparabilidade iFixit de 9,3 em 10.

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.