Lisboa é a melhor cidade portuguesa para startups e a 62.ª no mundo

Lisboa é a melhor cidade portuguesa para startups e a 62.ª no mundo

9 Visualizações
0

Quais as cidades portuguesas mais propícias ao desenvolvimento de startups em 2023? A HelloSafe analisou uma base de dados oferecida pela Startup Blink e o resultado é um panorama dos melhores países e cidades para criar e desenvolver uma startup. Lisboa tem a melhor posição do país e Portugal é o 26.º melhor país do mundo para startups. O ranking é baseado em três critérios: quantidade, qualidade e ambiente de negócios.

Em relação a classificação de 2022, não houve alteração entre as três melhores cidades de Portugal. Lisboa continua a ser a melhor cidade portuguesa para o desenvolvimento de startups e com uma grande margem de pontos. Já a segunda cidade classificada é Porto, no 147.º lugar, onde o mercado de startups é mais focado no E-commerce e Retalho. Em 3.º lugar, Braga que ocupa hoje a 424.ª posição.

  • Lisboa ganhou 21 posições e agora ocupa a 62.ª posição mundial. Na Europa, Lisboa surge em 16.º lugar.
  • Porto desceu 11 lugares em comparação com 2022, estando agora na 147.ª posição e 35.ª na Europa.
  • Braga, a terceira colocada de Portugal, ganhou 8 posições, passando para a 424.ª colocação.
  • Coimbra foi a cidade que apresentou a maior queda, perdendo 116 posições e atualmente surge na 557.ª posição.
  • Leiria foi a cidade com a melhor evolução. Em 2021, nem sequer aparecia na lista, em 2022, surgiu na 965.ª colocação e em 2023, salta 326 posições, passando a ser 639.ª melhor cidade para startups do mundo.
  • Aveiro, que no ano passado tinha o 5.º lugar entre as cidades de Portugal, passou para o 6.º lugar e, no ranking mundial, perdeu 72 posições, passando para a 739.ª colocação.
  • E por fim, Funchal, que esteve presente na lista por dois anos seguidos, em 2023, não aparece classificada entre as mil melhores.

Lisboa sobe 21 posições e é a 62.ª melhor cidade para startups do mundo

Mais um ano, Lisboa é a única cidade portuguesa no top 100 global. Desta vez, subiu 21 posições passando da 83.ª posição em 2022 para a 62.ª em 2023. As primeiras posições mundiais, continuam com as cidades de São Francisco, Nova Iorque e Londres. O ecossistema de startups em Lisboa tem destaque para a área do Marketing e Vendas.

Na classificação entre as cidades europeias, Lisboa ocupa a 16ª posição. Capitais como Londres, Paris e Berlim estão muitos pontos à frente. Já Roma, não aparece entre as 20 melhores classificadas.

Portugal é o 16º melhor país da Europa para startups

Em 16.º lugar na Europa, Portugal tem potencial para avançar ainda mais. A cena de startups portuguesas é melhor representada nas áreas: Marketing e Vendas, Comércio Eletrónico e Retalho e em Software e Dados. Segundo o StartupBlink Global Startup Ecosystem Map existem hoje, cerca de 334 startups, incluindo 4 unicórnios (que ultrapassaram o valor de mil milhões de dólares) e um panteão.

fonte

Sobre o autor

Fernando Costa

O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.

O teu email não será publicado. Os campos de preenchimento obrigatório estão assinalados*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.