As receitas globais de TI Business-to-Business (B2B), provenientes de centros de dados, serviços e dispositivos de TI, cloud, cibersegurança, semicondutores, inteligência artificial, IoT e robótica dispararam nos últimos cinco anos, à medida que essas tecnologias se tornaram essenciais para empresas de todos os setores operarem, competirem e inovarem com eficiência. Em 2019, todo o mercado arrecadou cerca de US $ 3.7 triliões. Desde então, esse número saltou mais de 60% e continuará crescendo nos próximos anos.
De acordo com dados apresentados por AltIndex.com, o mercado global de TI B2B deve crescer 10% ano a ano e atingir um valor de US $ 6.7 triliões em 2025.
Cinco países geram 56% das receitas globais de TI B2B
O espaço altamente competitivo das TI B2B inclui vários produtos, serviços e soluções tecnológicas que fazem parte integrante das operações de empresas de todos os sectores. Este sector enorme e dinâmico é o mercado doméstico de muitos gigantes da tecnologia, desde os fornecedores de tecnologia Microsoft, IBM, Oracle e Cisco, os fornecedores de serviços na nuvem Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud, a gigante da IA Nvidia ou as empresas de cibersegurança Fortinet, CrowdStrike e Symantec.
Embora estes pesos pesados da tecnologia tenham utilizadores em todo o mundo, a maior parte das receitas globais de TI B2B provém de apenas cinco países, e isso não vai mudar em 2025. De acordo com o inquérito Statista Market Insights, o mercado global de TI B2B arrecadou 5,5 biliões de dólares no ano passado, e 56% desse valor, ou seja, 3,07 biliões de dólares, foram provenientes dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e Reino Unido.
O Statista prevê que as receitas globais de TI B2B aumentem cerca de 600 mil milhões de dólares em relação ao ano anterior e atinjam 6,1 biliões de dólares em 2024, enquanto os cinco principais países verão as suas receitas combinadas saltar para cerca de 3,4 biliões de dólares. Um crescimento semelhante continuará em 2025, com as receitas globais a subirem para 6,7 biliões de dólares e as dos cinco principais mercados a atingirem quase 3,7 biliões de dólares.
Os Estados Unidos têm, de longe, o maior mercado B2B de TI em todas as tecnologias entre os cinco principais países, com receitas que deverão atingir 1,9 biliões de dólares em 2025. Embora muito atrás dos Estados Unidos em termos de receitas, com 963 mil milhões de dólares previstos para 2025, a China apresenta as taxas de crescimento mais elevadas em todas as tecnologias no espaço TI B2B. Seguem-se o Japão, o Reino Unido e a Alemanha, com 339 mil milhões de dólares, 259 mil milhões de dólares e 246 mil milhões de dólares de receitas previstas para 2025, respetivamente.
A IoT e a IA são as tecnologias de crescimento mais rápido, crescendo 2,5x mais depressa do que todo o mercado
Embora todos os sectores da indústria B2B de TI tenham registado um aumento das receitas nos últimos anos, a IoT e a IA estão a ultrapassar significativamente os outros mercados. Vários fatores e tendências contribuíram para este crescimento, incluindo a procura crescente de automação, os avanços na capacidade de computação e o aumento da disponibilidade de dados. A integração da IA com outras tecnologias, como a IoT, impulsiona ainda mais a inovação.
De acordo com o Statista, dos onze mercados tecnológicos incluídos no espaço B2B de TI, prevê-se que as receitas de IA e IoT cresçam mais rapidamente, apresentando um CAGR de 26% entre 2019 e 2025, ou 2,5 vezes mais do que todo o mercado.
O mercado da nuvem pública está próximo, com um crescimento de 25% neste período, muito mais do que qualquer outro dos oito sectores restantes. Muito abaixo, segue-se o mercado da cibersegurança com um CAGR a seis anos de 9%, apenas um por cento mais do que os semicondutores e os serviços de TI. Por outro lado, os mercados saturados, como os serviços e dispositivos de comunicação, cresceram apenas ligeiramente, apresentando uma taxa de crescimento anual de 2% e 1% neste período, respetivamente.
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O Fernando é o diretor do InforGames. O seu primeiro computador foi o ZX Spectrum, e foi aqui que começou a interessar-se pelo mundo dos videojogos. Apesar de já ter jogado em várias plataformas, o PC continua a ser a sua plataforma de eleição. No que diz respeito a jogos, gosta de estratégia, corridas e luta.